A Época Ideal Para Fazer Cirurgia Plástica

Decidir fazer uma cirurgia plástica é algo muito sério afinal essa é uma intervenção que causa inúmeras complicações e muita dor durante a recuperação. Seja por motivo meramente estético ou por motivos de necessidade é possível tornar o processo de recuperação menos doloroso e incômodo escolhendo a época ideal para fazer cirurgia plástica.

Muitas pessoas que desejam realizar um procedimento cirúrgico em geral se perguntam qual seria essa melhor época do ano. A resposta mais correta seria o inverno, embora devamos deixar claro que não existe nenhum mês em que uma cirurgia plástica não cause dores ou complicações.

Julho – Mês das Plásticas

O mês de julho é conhecido como o mês das plásticas, entretanto, devemos alertar que nem sempre fazer a cirurgia durante o inverno traz mesmo vantagens em relação ao verão. A diferença entre inverno e verão é que no primeiro como está mais frio o inchaço tende a ser menor em relação aos dias que são mais quentes.

Vantagens de Inverno

Essa diferença se mostra efetiva no caso de cirurgias como abdominoplastia, lipoaspiração e no rosto em que o edema (o inchaço) se mostra mais evidente. Além disso, diversas cirurgias plásticas exigem que o paciente utilize cintas elásticas durante o período de recuperação que pode levar mais de um mês. Dessa forma se torna mais agradável durante o inverno em que a cinta não esquentará demasiadamente.

Férias

O mês de julho representa férias para muitas pessoas e por isso é possível programar melhor a cirurgia bem como o descanso necessário para a recuperação. O fato de ser um mês de férias também ajudou a consagrar julho como sendo o mês das plásticas.

Fatores de Sucesso

O que deve ficar bem claro para quem deseja fazer uma cirurgia plástica é que não é somente a escolha do mês que fará diferença. Mais importante que a época ideal para realizar o procedimento é escolher um bom profissional e uma clínica que tenha disponíveis todos os recursos necessários.

Para ter certeza de que o cirurgião escolhido é capaz de realizar o procedimento é necessário que ele seja credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Essa sociedade é quem faz a supervisão da formação do especialista para oferecer mais segurança.

O Especialista

Um especialista em cirurgia plástica precisar cursar 6 anos do curso de medicina na faculdade e se formar como médico. Depois de estar formado ele deverá prestar outro vestibular para que possa se tornar cirurgião geral e assim cursar mais dois anos de residência em cirurgia geral formando-se assim como cirurgião geral.

Em seguida o médico deverá prestar um novo vestibular para cirurgia plástica e realizar mais três anos de residência específicos em cirurgia plástica. Após estar formado nessa especialização deverá passar por mais uma prova que é a da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Dessa forma um cirurgião plástico precisa cursar 11 anos e ainda realizar uma prova de especialidade para que possa ser um especialista na área. Com tudo isso feito o profissional recebe o título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Cuidado

Com tantas exigências existem médicos que burlam o sistema e realizam cirurgias plásticas sem terem passado por esses procedimentos de formação, ou seja, não são membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Tempo Para Recuperação

Um grande erro que as pessoas cometem é não terem tempo suficiente para realizar esse procedimento que exige tanto delas. Em geral as pessoas atentam somente para o tempo de internação, mas se esquecem que precisarão descansar em casa. Sendo assim se for realizar uma cirurgia plástica é importante ter tempo e organização para que possa seguir a risca os procedimentos de recuperação.

Quando a recuperação é mal feita existe um grande impacto no resultado da cirurgia. Dessa forma se você tem férias somente no verão pode ser melhor se operar nessa estação do ano e poder se recuperar do que ter que voltar correndo para o trabalho após a cirurgia.

Feriados e Pequenas Cirurgias

Cirurgias pequenas podem ser feitas durante feriados já que não exigem muito tempo de recuperação e apenas alguns dias costumam bastar. Dentre as cirurgias plásticas que podem ser realizadas em feriados estão cirurgias das pálpebras, cirurgias íntimas, prótese de mama, orelhas entre outras.

Repouso é Repouso

Para algumas pessoas a cirurgia plástica tem início e fim na mesa de cirurgia, mas não é assim. Depois de realizar um procedimento tão invasivo e por vezes até agressivo é fundamental se recuperar de forma adequada, ou seja, seguindo o repouso indicado pelo médico. Ninguém é super-herói e se recupera num piscar de olhos, sendo assim siga a risca as recomendações para ter a correta recuperação voltando a ativa como se nada houvesse acontecido e com a sensação de ter realizado o seu sonho.

Época Ideal – Relativo

O que pudemos perceber ao longo do texto é que na verdade não existe uma época ideal para todas as pessoas. Uma cirurgia plástica, por menor que seja, exige um tempo de recuperação após o procedimento e a possibilidade de ter esse tempo é que faz de um ou outro momento do ano seja mais adequado.

Dessa forma se você tem a possibilidade de realizar uma cirurgia plástica que deixa grande inchaço durante o inverno provavelmente irá se incomodar menos com o processo de recuperação, porém, é mais válido escolher a data de olho nas suas férias e dias disponíveis para descansar.

Pequenas cirurgias podem ser realizadas em feriados uma vez que exigem menos tempo de recuperação. A dica é conversa bastante com o seu médico para saber exatamente de quanto tempo irá precisar para se recuperar após o procedimento. Com esse tempo estimado procure em seu calendário o momento ideal em relação ao trabalho, faculdade enfim a sua principal atividade.

Pense, Repense e Reflita

Talvez você já esteja cansado de ouvir que cirurgia plástica é algo sério que não se deve decidir de um momento para o outro, mas essa é a pura verdade. Um procedimento como esse interfere em sua vida cotidiana e também no seu corpo de uma forma muito intensa. Pensar bem a respeito significa ter certeza que encontrou o médico, a clínica e o momento ideais para realizar a cirurgia evitando assim refações infinitas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cirurgias Plásticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.