O cuidado do cabelo de forma constante, entre cortes e uso de bons produtos, ajuda a manter saudável a textura e brilho do fio. Enquanto produtos capilares comerciais contém ingredientes que enriquecem e mantem o cabelo lindo e brilhante, alguns podem ajudar ainda mais a melhorar a sua beleza capilar. Um exemplo seria o uso de óleos para os cabelos, um produto barato e simples de usar.
Você pode pensar: nosso cabelo já não é oleoso? Sim. A raiz capilar produz por si só uma gordura que também é conhecida como óleo e por isso nosso cabelo pode ficar oleoso. Contudo, esta gordura as vezes não é o suficiente para tratar dos fios corretamente, e é ai que os óleos capilares podem ajudar na beleza do seu cabelo.
http://www.youtube.com/watch?v=dpGLrZSQUQcO que São Óleos Capilares?
Os óleos capilares são produtos voltados para aplicação no cabelo para hidratação e reposição de nutrientes perdidos pelo fio ao longo dos dias, com ação da natureza e sua de usuário mesmo. São como um reforço para quem tem cabelos secos ou quer (ou precisa) turbinar seus fios de nutriente.
Os queridos óleos capilares são feitos para serem usados de formas diversas. Depende do tipo de produto, de como você pretende aplicar nos fios e qual a sua necessidade. Alguns são feitos para aplicar apenas quando hidratar os fios. Outros podem ser usados quando você lavar os cabelos. Outros com os fios apenas secos. O importante é saber que existe mais de 100 tipos de óleos e com certeza você vai encontrar um que tenha efeito para o seu tipo de cabelo.
Os Tipos de Óleo para Cabelo
Existem no mercado diversos tipos de óleo para cabelo e cada um promete seus milagres. Mas como possuem bases diferentes, pode ser interessante para você entender um pouco sobre cada um e saber qual se aplica melhor a seu uso.
Óleo de Argan
Descoberto no Marrocos, tal substância ficou conhecida como o ouro marroquino para os cabelos. O que ele tem de bom para os fios? Tudo e mais um pouco. Ele é rico em nutrientes como vitaminas A, D e E e ácidos graxos essenciais.
Segundo as profissionais da beleza, este óleo é um verdadeiro ouro e pode proporcionar milagres que você jamais imaginaria para os seus fios. Você pode ter cabelos sem vida e opacos e em poucos dias de uso voltar a ter brilho e maciez em seus fios apenas com este óleo. Ele tem o poder de ajudar a melhorar a estrutura do fio, reparando danos com isso causados por excesso de químicas. Ele ainda ajuda a controlar o frizz e dar brilho aos cabelos com poucas aplicações e não em grande quantidade.
Óleo de Côco
Mais tradicional, o extrato tirado da fruta côco é bem querido pelos fios. A maior vantagem de produtos usando esta base é que são livre de parafinas e silicones, o que quer dizer que seu cabelo vai ficar brilhoso mas sem aquela aparência de sujo e sem vida. Uma grande vantagem para quem adora o brilho que o óleo deixa nos fios mas odeia a aparência de sujo que ele deixa ao mesmo tempo.
O óleo de côco é muito usado para pessoas que pintam bastante o seu cabelo e sempre ficam com os fios secos. É bem recomendado para quem é fã de uma escova ou prancha alisadora e sofre com os danos de tanto alisamento em alta temperatura causado pelos fios. É uma boa pedida ainda para quem tem fios muito secos e sofre com pontas mais secas ainda, comum em quem tem cabelo cacheado.
Óleo de Jojoba
Para cabelos fracos, sem vida e com pouca hidratação, uma pedida é o óleo com extrato de jojoba como base. Ele é mais leve e por isso não deixa uma longa camada de gordura nos fios, o que ajuda na beleza capilar. É um excelente auxiliar para livrar os fios da secura deixada por banhos constantes de praia e piscina, bem como para ajudar a deixar os cabelos mais hidratados após o uso de tintura.
Óleo de Rícino
Este óleo ficou conhecido há alguns anos por ser um potencializador de crescimento capilar. Seus fios devem crescer ao menos 2 centímetros por mês, mas muitos crescem bem menos que isso e deixam as mulheres loucas! Usando um pouco deste óleo no shampoo ou depois de lavar os fios, você pode resolver o problema de forma simples e ainda ter cabelos hidratados todos os dias.
Óleo de Abacate
O abacate por si só tem diversas vitaminas e ajuda a deixar os fios cada vez mais lindos. Mas pode ajudar também a quem tem cabelos sem vida e sem brilho, em especial em quem adora tomar um banho de mar. Também deixa um aroma agradável nos cabelos e por isso é bem querido por quem curte cheirinho nos fios depois do banho.
Óleo de Alho
Não muito popular entre os profissionais do Brasil, os produtos a base de óleo de alho trazem vantagens diversas aos cabelos. A principal é bactericida, que ajuda a evitar fungos e bactérias na raiz. Também dá bastante brilho e maciez e trata problemas do couro cabeludo como caspa, a temida seborreia.
Óleo de Amaranto
Também não é popular no Brasil porque não temos esta planta em nosso cultivo, mas vale a pena sair a busca de um produto com base neste óleo. Ele ajuda a reestruturar o fio de forma profunda, por isso pode ser recomendado a quem sofreu corte químico ou é adepta em excesso de tratamentos capilares danosos demais como relaxamento em excesso ou pinta os cabelos todos os meses e já tem fios secos em período constante.
Óleo de Amêndoas
Bem popular, este óleo é muito recomendado para quem tem fios afros e cabelos secos. Pode ser usado por qualquer tipo de cabelo, contudo. Serve para hidratar, dar brilho e maciez aos cabelos, podendo ser usado em fios secos ou molhados com o mesmo efeito. Muitas hidratações possuem este óleo como base também.