Não existe nada mais charmoso do que uma bela franja e as adeptas ao corte já sabem que o ele dá um super up no visual. Quando bem escolhida, ela rejuvenesce, valoriza e ilumina o rosto. Arredondada, comprida, meia lua, são muitas as opções de franja. Para que ela fique linda, o segredo (além de um bom corte) está na hora de secar e modelar.
Como Modelar a Franja:
- Use uma escova larga. Coloque-a embaixo da franja.
- Posicione o jato do secador na diagonal em cima da franja e faça movimentos para baixo com a escova.
- Depois de secar, segure a franja com a mão até ela esfriar. Assim, você evita que ela fique muito redonda.
- Passe um antifrizz para domar os fios que ficaram arrepiados. Aplique um pouco do produto na ponta dos dedos e passe ajeitando a franja.
- Finalize com um spray fixador seco.
Truques:
Para um efeito mais reto, logo depois de escovar, passe a chapinha uma vez só e, quando chegar no final, dê uma leve curvada. Se sua franja for muito lisa e você quiser dar uma bagunçada, depois de secar com a escova, retire o bico do secador. Passe o jato por ela fazendo movimentos para cima e para baixo. Arrume com as mãos.
São muitos os tipos de franjas por aí. Mas você sabe qual delas mais combina com seu estilo? Para quem gostou da dica e quer aderir à moda, o cabeleireiro Kadu Cesário, do Pierre Louis Coiffeur, explica qual a franja ideal para cada tipo de rosto e dá dicas. “Antes de cortar a franja, é importante conversar com a cliente e saber qual estilo de vida ela leva. Se ela não tem paciência para secar o cabelo, por exemplo, vou indicar uma franja de manutenção mais fácil, como o franjão!”, diz o especialista.
Franja Arredondada ou Meia-lua – Dá sensação de volume e destaca o rosto. Por isso fica bem em mulheres de cabelos mais lisos com o rosto triangular e fino. Fuja da tesoura: Rosto quadrado e cabelos crespos.
Franja Desfiada – Bastante democrática, o corte fica bem na maioria dos rostos, mas principalmente para rostos quadrados e arredondados. O ideal é que o cabelo tenha o comprimento a partir dos ombros! Quem tem cabelos cheios (longos e volumosos)também pode apostar nesse tipo de franja para diminuir o volume. Fuja da tesoura: Cabelos curtinhos e finos demais.
Franja Longa Lateral – Esse tipo de franja cai muito bem em pessoas de rosto oval e quadrado. O ideal é que os cabelos tenham comprimento longo para que acompanhe e harmonize com o restante do fio. Pode ser utilizado em praticamente todos os tipos de cabelos, basta dar o corte certo, além de ser a franja mais fácil de manter. É a mais indicada para mulheres rosto oval ou quadrado, que tenham cabelos crespos e cacheados. Fuja da tesoura: Rosto muito fino e comprido.
Franja Reta – Indicada principalmente para rostos ovais e compridos. Este tipo de franja deixa o rosto bastante em evidencia. O legal dessa franja é que ela pode ser usada de lado também, para as meninas que quiserem optar por um visual mais despojado, meio rock n’ roll. Fuja da tesoura: Rosto redondo, cabelos longos e/ou crespos.
Franja Desconectada – Esse tipo de franja fica melhor em quem tem rosto oval ou triangular, que é mais proporcional! Dessa forma, os fios irregulares se harmonizam com o rosto. Essa franja combina muito com cortes curtos e repicados, fica um luxo, e o visual fica despojado ao mesmo tempo. Fuja da tesoura cabelos crespos.
Como Cortar Franja Lateral
1° passo: Divisão da franja, para a franja lateral a divisão é diferente da franja normal é feita em forma de U invertido.
2° passo: Posicione para a lateral toda a franja penteando com um pente fino ao lado contrario do lado que você vai usar a franja, ou seja, se usa a franja pra direita selecione a mecha que vai cortar e traga para a esquerda o ponto 1 vai ser o lado mais curto e o ponto 2 vai ser o lado maior a linha reta representa onde você deve cortar.
3° passo: Agora escove sua franja primeiro levantando a raiz e depois no mesmo sentido que você cortou.
Como Cortar Franja Reta
1° Passo: Divida o cabelo ao meio.
2° Passo: a divisão da franja é em formato de V inverso. O seu dedo indicador vai servir como medida para você marcar o V, ou seja, a base do dedo vai ficar na sua testa em cima de onde começa o cabelo a ponta do dedo vai marcar onde a franja vai começar é um pouco complicado, mas na foto vocês vão entender.
3° passo: a hora de cortar é a hora decisiva em cabelo ondulado e enrolados a franja tende a diminuir de tamanho portando com a franja ainda molhada corte dois dedos abaixo da sobrancelha seque modelando com o secador e se depois de seca ainda estiver grande acerte o tamanho final para finalizar use sempre pomadas modeladoras que dão um toque final a franja sempre fixando com o movimento que você quer.
5 Segredos Para Ter a Franja Perfeita
- A franja rejuvenesce dependendo do formato do rosto. Então, analise bem com o profissional qual será seu estilo antes de se entregar à tesoura.
- A harmonia da cor do cabelo com a pele valoriza a franja.
- Quem tem cabelo muito comprido pode usar franja, desde que crie uma harmonia entre a altura do cabelo e a franja, ou seja, um equilíbrio.
- Quer secar bem a franja? Então, use uma escova de qualidade com bastante calor, lembrando-se de usar um leave-in termo protetor antes.
- A franja dá versatilidade ao corte, criando uma nova imagem.
Agora, para as donas de madeixas cacheadas: Este é o único tipo de cabelo em que a franja não fica bem. A menos que você faca um processo de alisamento na franja, e um relaxamento no restante do cabelo para soltar os cachos.