Sair do salão linda e manter a beleza dos cabelos durante o decorrer da semana é um dos grandes sonhos de qualquer mulher, pena que não dá para passar no salão e fazer aquela escova todos os dias, senão, certamente elas o fariam. Mas ainda que não dê para ir ao salão todos os dias é possível se fazer escova em casa e conseguir um resultado muito próximo ao de mãos profissionais.
Tudo vale para contermos os fios arrepiados, as pontas bagunçadas, sem mencionar os nós dos cabelos que aparecem por todos os lados, aquela esquisita franja e os mais variados tipos de estragos no visual dos fios. O secado pode mesmo fazer milagres, desde que saibamos usá-lo a nosso favor e do jeito certo.
Entretanto, os conselhos de um profissional ajudam bastante nessas horas e podem fazer toda a diferença. Por isso, vamos apontar abaixo, seguindo as dicas de experts, alguns passos importantes para quem pretende fazer a escova de salão em casa.
Saiba Como Fazer Escova de Salão em Casa
Passo A Passo
-Lave Bem Os Cabelos
Como sempre acontece com a grande maioria das mulheres, o cabelo anoitece ou amanhece com um péssimo aspecto, e a única salvação que se consegue para a situação é correr para o chuveiro e tentar ao máximo deixá-lo com uma aparência mais digna. Para isso, lave os cabelos com um xampu e condicionador que sejam adequados a seus fios, e de preferência que não contenham sal em sua composição. Uma dica importante é, durante o banho, não se esqueça de desembaraçar os fios. É fundamental que se remova todo o condicionador dos fios. Se, por um acaso, a aparência ruim dos cabelos for decorrente de um excesso de volume, aproveite a lavagem para usar um bom leave-in (cremes próprios para os cabelos que não precisam de enxágue) eles devem ser usados somente no comprimento e nunca na raiz dos cabelos.
-Tire Bem A Umidade dos Fios
Caso não queira ficar por horas intermináveis em frente ao espelho e com o braço dolorido de tanto segurar o secador, a única possibilidade é remover o excesso de umidade dos cabelos usando uma toalha felpuda. Entretanto, tire da cabeça aquela ideia de ficar esfregando a coitada na cabeça. Para tirar a umidade é só pressionar a toalha contra os cabelos, com bastante cuidado. Assim que acabar de secar os fios, passe nos mesmos um pente com dentes bem largos para que se mantenham sem nós e bem soltos.
-Não Cometa Erros
Só para lembrar, é terminantemente proibido fazer qualquer uma das seguintes coisas: não se deve torcer os fios, pois eles não são tecidos para serem torcidos de uma lado para outro. Também não pode esfregar a toalha na cabeça e fazer com que fique nos fios aquele resto de condicionador. Essas coisas só colaboram para enfraquecer o cabelo, que se torna mais fraco e quebradiço, explicam os especialistas.
-Use Termoativos Que Sejam de Marcas Confiáveis
Sabe aqueles produtos chamados de termoativados, que têm a finalidade de dar maior vida aos fios através da união com o secador? Pois é, nem sempre eles proporcionam o milagre que prometem. Os que não trazem os benefícios propostos estão por toda a parte e, para não sair por aí comprando gato por lebre, antes de qualquer coisa dê uma leve conferida na textura dos mesmos. Aqueles que possuem textura suave são os melhores, através de seu uso o cabelo não fica sem o brilho que lhe é natural.
-Tenha em Casa Uma Boa Escova
Agora que já lavou as madeixas e o mau humor causado pela aparência ruim dos fios já foi embora junto com a água do chuveiro, é hora de começar a fazer de verdade a escova. A primeira coisa a ser fazer é escolher uma boa escova, pois, sem ela o resultado não será o esperado. As melhores que podem ser adquiridas nas lojas são aquelas que possuem cerdas de javali, que são bem mais macias e não agridem os fios.
Aquelas que possuem cerdas de nylon são ideias para as mulheres que têm os fios de cabelo bem grossos. Outra coisa que interfere também na compra é o tipo de fio de cabelo, se encaracolado ou liso. Os fios lisos se adaptam melhor a uma escova térmica que faz a modelagem melhor da ponta, enquanto que os encaracolados pedem uma escova mista, ou seja, de cerâmica e íons, servindo tanto para modelar quanto para alisar.
-Partindo Para A Escova
Com todos os acessórios em mãos, inicie a secagem dos cabelos usando o secador e as mãos, tomando bastante cuidado para não dar nós nos fios. Quando os cabelos estiverem quase secos, com pouca umidade, faça várias divisões na diagonal e faça a escova usando madeixa por madeixa, senão a raiz pode ficar marcada.
-A Posição Certa do Secador
A maneira como você mantém o secador também pode influenciar diretamente no resultado final. A ponta do secador precisa estar posicionada em diagonal, assim o jato de ar segue a posição de cima para baixo, podendo ser também da raiz seguindo para as pontas. Desta forma as escamas dos fios conseguem se fechar e se evita o efeito ruim do frizz.
-Da Raiz Para As Pontas
Cada mecha do cabelo que já foi anteriormente separada deve sofrer a mesma atenção. Inicie o trabalho a partir da raiz, alisando muito bem os fios. Após, passe para a metade que parte do comprimento para proporcionar maior brilho e, finalmente, faça a modelagem das pontas. Essas três etapas contém o segredo de uma escova perfeita e com movimento natural.
-Chapinha Ou Jato Frio
Para aquelas mulheres que possuam o cabelo bem liso e com volume reduzido, a dica é acabar a escova usando um jato de ar frio. Ele proporciona um maior movimento ao penteado. Já aquelas que possuem fios cacheados, e que apostaram no look liso, precisam fazer a finalização usando a chapinha. Quando acabar com a última mecha de cabelo, aplique um pouco do ar frio. Prenda seis bobes bem grandes nos cabelos, bem no topo da cabeça e espere para que a modelagem se faça, aproximadamente 10 minutos. Termine usando um bom finalizador, de preferência sem silicone na fórmula e ainda não se esqueça de um toquezinho de spray, para segurar os fios no lugar.