Os Danos da Coloração aos Cabelos

Para algumas pessoas, mudar a cor do cabelo é como trocar de roupa, enquanto outras pessoas têm o cuidado de testar e pensar bem na melhor forma de fazer isso. A cor certa do cabelo, que é aquela que combina com o tom de sua pele e seus olhos, pode se tornar até mesmo um acessório. Variar a cor do cabelo pode ser uma ótima maneira de mudar o visual, mas requer que você cubra o seu couro cabeludo de produtos químicos. O resultado pode parecer fabuloso, mas seu couro cabeludo pode estar danificado. Contanto que você siga as instruções da tintura e não tenha alergia aos agentes colorantes, tingir os cabelos não significa necessariamente que você vai danificar o couro cabeludo. É importante lembrar que você está aplicando produtos químicos na sua pele, por isso é importante tomar as devidas precauções. Acompanhe as informações a seguir e comece a tomar mais cuidado com os seus cabelos, afinal eles têm uma importância muito grande na autoestima feminina e merecem ser bem cuidados.

A Importância do Teste Antes da Coloração

Antes de pintar o cabelo, fazer um teste na pele para garantir que você não vai ter uma reação alérgica é fundamental. Basta colocar um pouco de tintura de cabelo atrás da orelha ou na dobra do seu braço e esperar dois dias. Se você não notar qualquer irritação na pele quando for enxaguar a tintura, é sinal de que não é alérgico a ela e pode seguramente tingir o seu cabelo Esperar dois dias pode parecer um longo tempo para colorir o cabelo, mas o teste é muito importante. As reações alérgicas a corantes podem causar queda de cabelo, ardor, vermelhidão da pele, coceira, inchaço e dificuldade de respirar. Depois de ter realizado o teste, tome as seguintes precauções para garantir que nenhum dano aconteça para o seu cabelo ou couro cabeludo. Primeiramente, nunca deixe a tintura de cabelo por mais tempo do que o necessário, as instruções da tintura especificam uma quantidade de tempo. Siga as instruções cuidadosamente, e nunca misture tinturas de outras marcas no cabelo. Depois de retirar a tintura de seu cabelo, lave o couro cabeludo com água para garantir que todo o produto foi removido.

O Que Danifica Mais os Cabelos: Tintura ou Luzes?

Descolorir ou clarear o cabelo utiliza produtos químicos para abrir a camada exterior de fios de cabelo para remover o pigmento natural. Se for colorir o cabelo em um tom mais escuro, os ingredientes da tintura irão agir abrindo a camada de cutícula, de modo que a cor penetre no interior dos fios. Isto deixa o núcleo do cabelo vulnerável e mais fraco. As luzes, reflexos e mechas, muitas vezes usam o mesmo corante usado nas tinturas para colorir todo o cabelo, mas a cor é colocada estrategicamente em alguns pontos, dessa forma, apenas algumas partes são afetadas. As luzes podem não pode ser tão prejudiciais quanto descolorir todo o cabelo, mas ainda assim, também afeta a estrutura interna de seu cabelo.

O Que Danifica Mais os Cabelos: Tintura ou Luzes?

O Que Danifica Mais os Cabelos: Tintura ou Luzes?

Quanto Mais Pintar, Mais Danificado Ficará o Cabelo

Quanto mais você tingir o cabelo, seja com luzes ou tintura completa, mais dano ele irá sofrer. Se você tem um cabelo naturalmente escuro, ao descolori-lo, terá que fazê-lo sempre, pois o cabelo cresce e as raízes aparecem. O retoque para manter as raízes em um tom claro pode ser bastante prejudicial para o seu cabelo, além de causar ressecamento e opacidade.

Como a Coloração Danifica os Cabelos?

Todos os processos de coloração permanente de cabelos usam o peróxido de hidrogênio para o desenvolvimento da cor. Isto tem o efeito de aumentar a camada de cutícula para permitir a penetração do cabelo pelas moléculas de cor. Muitos dos kits de coloração de cabelo encontrados no mercado hoje incluem condicionadores para serem usados depois de pintar para “selar” o cabelo. Isto significa que eles ajudam a contrair a camada da cutícula de volta para um estado mais próximo do normal. Isso faz com que a cor dure mais tempo, e também ajuda o cabelo a ficar mais saudável e manter sua hidratação necessária.

Como a Coloração Danifica os Cabelos?

Como a Coloração Danifica os Cabelos?

Como Colorir o Cabelo Sem Danificá-lo

Uma coloração ocasional ou luzes se torna menos prejudicial se você trata o seu cabelo com cuidado depois. Condicionadores e xampus suaves, feitos especialmente para cabelos quimicamente tratados, podem manter suas madeixas tão saudáveis quanto como eram antes do procedimento. Diminuir a quantidade de vezes que usa o secador e a chapinha também protege o cabelo dos danos. Além disso, evitar banhos quentes também é bastante positivo. Corte as pontas dos cabelos regularmente para remover pontas secas e mantê-lo sempre bonito e saudável.

Dicas:

Dica 1 – Escolha uma coloração de qualidade, de preferência que seja condicionada e hipoalergênica. Prefira uma tintura semi-permanente, que dura entre oito e 24 lavagens, ao invés de uma tintura permanente. As semi-permanentes contêm menos produtos químicos, e eles não são tão danosos quanto os encontrados nas tinturas permanentes.

Dica 2 – Saiba qual a sua prioridade: proteger o cabelo ou ter uma melhor fixação da tintura. Se for a primeira opção, não lave os cabelos nos dois dias anteriores à coloração. Os óleos naturais irão proteger os fios. Entretanto, se prefere uma melhor fixação, realize o processo com os cabelos lavados no mesmo dia.

Dica 3 – Escolha uma coloração em um ou quatro tons mais próximos do natural. Quanto mais drástica for a mudança, mais danos trará para os seus cabelos.

Dica 4 – Hidrate suas madeixas. Poucos dias antes de aplicar a tintura, dê ao seu cabelo um tratamento de condicionamento profundo. Isso vai hidratar os fios secos e dar um pouco de hidratação para minimizar os danos.

Dica 5 – Siga as instruções do produto. Leia as orientações da tintura com bastante atenção para saber quanto tempo você deve deixá-la no seu cabelo. Não deixe por duas horas pensando que assim a cor vai ficar mais vibrante. Quanto mais tempo a tinta permanecer em seu cabelo, mais danos você corre o risco de ter.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.