Cristalização Capilar – O que é?
Também conhecida por Sistema de Desoxidação capilar, a cristalização é um tratamento que serve principalmente para reparar danos causados ao cabelos, sejam danos internos (como má alimentação, tratamentos médicos, dentre outros), sejam externos (como tinturas, exposição ao sol, secador, chapinha, etc.). É uma técnica que trata os cabelos, deixando o mais brilhoso, forte, com menos frizz, pH equilibrado. A principal função da cristalização é diminuir o frizz do cabelo, repondo a queratina.
Os componentes que agem no tratamento da cristalização são vários, mas principalmente deve estar presente o ácido hialurônico, que é um ativo preenchedor da fibra capilar, reduzindo a porosidade. Além disso, há uma combinação de aminoácidos que atuam restaurando a superfície dos fios e dando um efeito ais brilhoso.
A cristalização não substitui uma escova progressiva, pois ela é apenas um tratamento para recuperação dos fios, não um alisamento. A cristalização não possui formol. Este é um procedimento indicado para clientes que possuem cabelos grossos e com porosidade. Os cabelos porosos estão muito mais propensos a sofrerem danos, pois absorvem poluição, química, além de quebrarem mais facilmente com o uso de fontes de calor, como chapinha, secador e exposição à luz solar.
Preço e Tempo de Procedimento
O preço da cristalização capilar varia entre 80 e 150 reais. A duração do procedimento dura entre uma e duas horas. Dependerá do quanto de cabelo a cliente tem. Basicamente o procedimento é muito parecido com a escova progressiva e a selagem. O cabelo vai ser lavado duas vezes, depois secado no secador, então aplicará o produto e depois será feita a escova e a selagem com a chapinha, mecha por mecha.
A cristalização capilar pode durar de um a três meses. Isso varia com o tipo de cabelo, mas varia principalmente com a quantidade de lavagens que serão feitas. Alguns profissionais garantem que a cristalização dura pelo menos quinze lavagens no cabelo. Depois disso ela começa a sair aos poucos. Mas com quinze ainda não é necessário realizar outra, ainda vai demorar um pouco para sair totalmente. Mas se você quer o efeito perfeito então após quinze lavagens você pode procurar seu cabeleireiro para realizar o retoque.
Quem Tem Cabelos Cacheados Pode Fazer Cristalização?
Sim, essa é uma dúvida já que o cabelo cacheado não poderá ser pranchado. A cristalização, para os cabelos crespos e cacheados, funcionará como um tratamento para redução de volume e de frizz.
O selamento dos fios depende de alguns fatores: os cabelos mais lisos poderão com certeza fazer esta parte do procedimento. Nos cabelos encaracolados, esse passo não é muito indicado. Mas, se o cliente preferir, poderá ser usado a prancha, entretanto assim o cabelo ficará um pouco mais liso. Com o tempo as pontas irão ganhando os cachos novamente.
Cristalização Capilar – Passo a Passo
-
Lavagem
O primeiro passo da cristalização capilar é a lavagem. Antes do procedimento, os fios não podem ter nenhum resquício de oleosidade. Além disso, não pode haver resíduos de shampoo, condicionador ou qualquer outro produto que tenha sido usado nos fios. O cabeleireiro irá então lavar os fios com shampoo antiresíduo. Enxaguar bem. Repetir a operação.
-
Secagem
Assim como nos outros procedimentos, o cabelo deverá estar relativamente seco para receber o produto. Do contrário ele não será absorvido corretamente e uniformemente e o resultado final será diferente do esperado e prometido. O ideal é que a secagem seja feita em 50%. O cabelo ainda estará com umidade, mas não encharcado. O secador tem que ficar a uma distância de, pelo menos, 20cm dos fios, em temperatura morna a fria.
-
Aplicação do Produto
O produto deverá então ser aplicado mecha a mecha. Separe o cabelo em mechas finas e vá prendendo com prendedores sem puxar fios. Vá soltando aos poucos e passando o produto com cuidado para que não deixe nenhuma mecha sem produto. Passe o pente para espalhar bem. Faça isso no cabelo todo.
-
Ação do Produto
O cabelo deverá então ser preso, com folga, sem machucar, em um coque baixo. O cabeleireiro deverá esperar 15 minutos para o próximo procedimento.
-
Escova e Prancha
Após aguardar 15 minutos, o cabelo não deverá ser lavado nem enxaguado. O cabeleireiro irá usar o secador para secar os fios e então realizar uma escova em todo o cabelo. A escova deverá ser feita com a intenção de alisamento. Depois da escova, prenda o cabelo em várias mechas finas. Vá soltando aos poucos e passe a prancha mecha por mecha, de oito a dez vezes em cada uma delas. Esse é o procedimento mais importante, pois é a chapinha que sela os fios e faz com que o produto fique fixado.
OBS: Para cabelos que irão receber tintura, ou cabelos que já são tingidos, é necessária a aplicação de shampoo especial para fixação da cristalização. Além disso, é ideal que seja aplicada também uma máscara de verniz, que servirá para fechar as cutículas dos fios, danod brilho e realçando a cor, além de hidratar.
Cuidados Com o Cabelo Após a Cristalização Capilar
Para quem acredita que a cristalização capilar serve como hidratação, está enganado. Mesmo que a cristalização faça uma reparação intensa dos fios, deixando-os com mais força e brilho, ela não substitui e nem faz o papel de uma hidratação. É aconselhado realizar uma cauterização nos cabelos vinte dias após a cristalização.
Os cuidados semanais, incluindo o cronograma capilar, devem ser continuados. O tratamento em casa é essencial para que o cabelo continue com vida. Além disso, realizar procedimentos de hidratação semanal faz com que o efeito da cristalização dure mais tempo nas madeixas.
A cristalização capilar tem uma característica um pouco negativa, que é aumentar a oleosidade capilar, como efeito colateral do procedimento. Por isto, se a tendência do seu cabelo é já ser oleoso, redobre os cuidados com isto. Faça massagens no couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e assim conseguir fios mais sedosos. Importante também ressaltar que, por ter cabelos oleosos, a pessoa tem a tendência a lavar seus cabelos todos os dias. Por isso também, o procedimento tende a durar menos tempo, cerca de um mês.