Se tem um problema que afeta homens e mulheres no mesmo nível de desconforto, esse problema é a queda de cabelos. Obviamente, as mulheres quando estão as voltas com os fios que caem, na maioria dos casos, é uma consequência de um produto químico ou de um problema do organismo que tem controle e pode ser revertido. Já no caso dos homens, que não vivem no salão testando todo o tipo de técnica, a perda dos cabelos significa um reflexo genético. Quando um homem começa perder os fios e olha para o pai calvo, ele já imagina onde vai parar daqui há poucos anos. Do lado dos homens ou do lado das mulheres, uma coisa certa, ninguém quer perder cabelos, nem pouco, deixando-os ralos e muito menos, muito, resultando em uma calvície, muitas vezes ainda na juventude, o que é pior ainda. As mulheres saem na desvantagem porque o medicamento atual considerado o mais eficaz na luta contra calvície não pode ser usado por elas. Porém, é possível encontrar outras alternativas, mesmo que não sejam consideradas completamente eficazes. Como nós bem sabemos, para todo problema surgem soluções. Mas, será possível confiar em tudo o que nos oferecem por aí? Nesse caso, estamos falando de métodos contra a queda dos fios, e mais precisamente, vamos falar do laser. Isso mesmo, o laser usado contra a queda de cabelos.
A primeira coisa que vocês precisam saber sobre o uso do laser no combate a queda de cabelos é que não se trata de uma técnica aprovada em 100%. Isto é, existe controvérsias a respeito da sua utilidade e eficácia. O método foi aprovado pela FDA, que é um importante órgão americano que controla medicamentos e alimentos. Segundo o FDA, o laser de baixa intensidade poderia ajudar no combate a queda de cabelos e em consequência da calvície. O que não significa avaliar o uso do laser com 100% de garantia dos resultados. Ficou um pouco confuso? Esclarecemos melhor esse impasse entre eficácia ou não eficácia. Para o órgão americano não existe absolutamente nada que garanta 100% que o uso do laser diminua a queda de cabelos e combata a calvície, porém, é uma técnica que pode ser experimentada. Já por outro lado, algumas pessoas estão testando o “novo” método e garantem que estão tendo resultados positivos. Você vai encontrar o laser contra queda de cabelos em um modelo portátil vendido em lojas de eletrodomésticos, porém, é possível usar a técnica também em salões de beleza e clínicas de estética. Diante da dúvida da eficácia, num primeiro momento vale a pena conversar com um profissional que trabalha com a técnica em uma dessas clínicas ou salões.
O Que as Pessoas Que Usaram o Laser Contra de Cabelos Falam?
Nada melhor do que perguntar a quem fez para saber quais são os resultados, positivos ou negativos. Segundo alguns pacientes que foram entrevistados para relatarem o que perceberam depois do uso de pulsos de laser de baixa intensidade, as expectativas foram atendidas. A grande maioria dessas pessoas afirma que perceberam aumento dos fios de cabelo, além de sentir que eles ficaram mais volumosos e ainda, ganharam força e tornaram-se mais brilhantes. Uma segunda boa notícia dada por quem testou a eficácia da técnica é que o laser funcionou tanto para homens quanto para mulheres. No caso das mulheres, elas possuem um motivo a mais para comemorar, uma vez que o remédio usado atualmente para combater a calvície masculina, o mais eficaz, não pode ser usado pelas mulheres.
Porque o Laser é Eficaz no Combate a Queda de Cabelo?
Tudo que está sendo dito até agora não é comprovado cientificamente, os bons resultados são avaliados de acordo com o testemunho das pessoas que se submeteram ao uso do laser contra calvície. Porém, todo mundo se pergunta, porque pulsos leves de laser no couro cabeludo podem combater a queda de cabelo. Sem nenhuma base a científica a resposta de quem está apostando nessa técnica, que está sendo chamada de fototerapia com LEDs, é que o laser estimularia a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que seria suficiente para fortalecer os fios. Já outras pessoas defendem que o laser aumentaria a energia que é liberada pela raiz dos fios, o resultado seria um reativamento capilar, já que os folículos enfraquecidos estariam sendo estimulados.
Como é Feito o Processo de Tratamento Contra Queda de Cabelos com Laser?
Normalmente, é feito em consultório dermatológico ou clínicas de estética ou beleza. O paciente deve se submeter a menos 2 sessões por semana, somando 12 sessões semanais. Uma vez encerrada essa fase do tratamento, o paciente deve retornar ao consultório 15 dias depois para primeira avaliação. Nesse momento, o dermatólogo ou esteticista irá avaliar os progressos e de quanto em quanto tempo serão repetidas as sessões. Esse primeiro caso é para quem está perdendo cabelos, mas não apresenta sinais de calvície. No caso de possibilidade de perda total dos fios, aqueles perdidos não voltam mais com o laser, a técnica servirá para fortalecer os que restaram. E será melhor aplicá-la associada a um outro tratamento.
O que significa que quanto antes uma pessoa começa perder cabelos procura um dermatologista, maior serão as chances dela manter o máximo de fios e para recuperar o perdido, somente recorrendo a um transplante. O preços de uma sessão de fototerapia com LEDs custa, em média, entre R$80 e R$100, preços que podem variar muito de acordo com a região do Brasil, o tipo de clínica, etc. E claro, se por acaso você encontrar valores muito inferiores, desconfie. Porém, o mais aconselhável é fazer em primeiro lugar uma consulta com um dermatologista, se ele usar a técnica do laser, melhor ainda. Porque a queda de cabelos pode ter sua origem em uma série de fatores, e antes de apostar em qualquer “milagre” é melhor entender o que realmente se passa no seu organismo. Essa avaliação vai garantir que você encontre o método de combate de queda de cabelos que realmente é compatível com o seu problema, o que significa ter o melhor resultado.