Na década de 80 a henna foi um dos grandes sucessos e esteve na cabeça das mulheres mais antenadas, no entanto com o passar dos tempos surgiram novos produtos no mercado, e a henna acabou sendo esquecida, apesar de ser um produto natural que além de colorir também trata os cabelos. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre a henna, sua origem, suas características, propriedades e benefícios de seu uso nos nossos cabelos.
Lawsonia inermis Linné
Lawsonia inermis linné é uma árvore originária da região norte da Ìndia e também da África. A árvore cresce formando arbustos pequenos que são utilizados há mais de mil anos pelos indianos para pintar o corpo, especialmente nos rituais religiosos, nos casamentos onde as noivas tem os pés e as mãos aplicadas com desenhos rendados de henna, além disso a henna é utilizada pela medicina popular, emchás e infusões.
A casca e as folhas do arbusto da henna são secos e a partir daí é obtido um extrato que tem propriedades corantes, adstringentes, anti-inflamatório, anti-bacteriano e anti-fúngico.
Coloração
Das folhas da henna é extraído um pó que é utilizado para tonalizar, colorir e tratar os cabelos. As pessoas que possuem fios brancos em pouca quantidade podem utilizar a henna para dar tonalizar esses fios sem a utilização de produtos químicos.
Os cabelos escuros após a utilização da henna ficam com reflexos avermelhados, enquanto os cabelos claros esses reflexos ficam ainda mais intensos. Nos dois tipos de cabelos a henna confere um brilho intenso aos cabelos. Só existe henna vermelha, as hennas incolores, pretas ou castanhas recebem corantes artificiais para obter estas tonalidades.
Como aplicar
A henna normalmente é vendida na forma de pó e assim deve ser misturada com água quente ou morna, no entanto já existem hennas em pasta e oigmentadas. Mas para quem vai utilizar os produtos mais naturais, nesse caso os pós, deve despejar o pó num recipiente, colocar àgua quente e misturar até obter um produto cremoso.
O produto obtido deve ser aplicado na raiz e depois espalhado na direção das pontas dos cabelos. O calor e a umidade facilitam a ação da henna que se fixa no cabelo e não penetra no fio, portanto deve-se colocar uma touca térmica no scabelos ou então envover os cabelos com papel alumínio, filme plástico ou então uma boa e velha toalha úmida e morna.
O tempo de atuação da henna nos cabelos varia de 20 minutos até uma hora, dependendo do tipo de cabelo e da tonalidade desejada. A aplicação da henna dura em média de 6 vaté 8 lavagens, pois uma vez que a henna não penetra nos cabelos, mas apenas adere aos fios, ele vai saindo gradualmente em cada lavagem.