Entre as mais diversas técnicas utilizadas em salões de beleza, o alisamento de cabelo é o trabalho mais procurado e bem pago. Com o advento da moda e da praticidade, ter fios lisos, sem frisos e prontos para serem usados a qualquer hora são evidências da nova moda capilar. Atualmente existem muitos tipos de alisamento capilares, gerando confusão por parte da cliente que não conhece muito bem os produtos utilizados; assim é de extrema importância que o profissional ofereça detalhes específicos da quantidade do produto e faça até mesmo testes antes da aplicação para não haver nenhuma reação contrária.
Produtos
Além do alisamento o relaxamento também é uma técnica que compõe um volume grande de produtos químicos. O hidróxido de sódio está presente nesses alisamentos e deve ser aplicado no máximo quatro vezes por ano. Também há o tioglicolato de amônia o hidróxido de guanidina responsáveis pela função de manter os fios lisos por mais tempo e podem ser aplicados até mesmo em casa com a supervisão de um profissional. O produto deve permanecer nos fios no tempo adequado, evitando assim possíveis ressecamentos e danificações, lembrando também que a lavagem após a aplicação dever imediata e bem feita, utilizando grande quantidade de condicionador para reparação dos fios.
Do Tradicional ao Importado
Muitos alisamentos são feitos a partir de métodos tradicionais, como a tão conhecida escova progressiva, a base de amônia é indicado para tons de castanho a escuro, com a duração média de 06 meses. Contudo existem também técnicas adotadas por salões de grande luxo, como os tipos de escovas oriundas de países como França, Marrocos, entre outros. A escova francesa trata-se de um procedimento que deve ser feito de dez em dez dias, com a finalidade de impermeabilizar os fios através de proteínas com aminoácidos, produto muito requisitado na redução de volume. Já a escova marroquina também possui química diferenciada e é desenvolvida para todos os tipos de cabelo, desde os cacheados até os afros. Consiste na aplicação de 0.2% de formol com queratina, hidratando os fios.
Realização Masculina
Quem pensa que alisamentos capilares são fontes de milagres só para as mulheres está completamente fora da moda. Hoje a vasta quantidade de homens, principalmente atores e músicos que dependem de um visual diferenciado adotam o uso de alisamentos e também tinturas. Por ser um corte mais curto, os homens devem ficar atentos a quantidade de produto utilizado, já que a mesma em contato como o coro cabeludo pode causar várias irritações, especialmente para os alérgicos à formal, queratina e amônia. No século dos alisamentos homens e mulheres buscam o bem estar no uso de cabelos soltos, leves, brilhantes e com aspectos naturais, exibindo assim a beleza de possuir um visual moderno e prático.
Por: Patrícia Contiero