Evite a Queda de Cabelo

Uma alimentação que seja enriquecida com frutas, legumes, e verduras traz para o organismo os necessários nutrientes de modo a impedir a queda de cabelo. Desta maneira, ficará fortalecida a raiz dos cabelos e diminuem as chances de queda. Entretanto, determinadas pessoas têm uma propensão maior à queda de cabelos, ocasiona especialmente em decorrência da genética, como acontece com os carecas e calvos.

Outro importante fator é a saúde. A tendência da queda de cabelo ocorre quando a pessoa está anêmica ou está passando por outro tipo de doença. Para buscar resolver estas e demais situações que causam a queda dos fios, é recomendado:

-Não durma com os cabelos molhados

-Jamais prenda os cabelos se estiverem úmidos, a não ser que seja um coque daqueles soltos e que isso não se torne um hábito

-Lave os cabelos apenas quando houver necessidade, usando xampu e condicionador próprios para seu tipo de cabelo

-Evitar usar prancha, secador, produtos químicos e alisantes que estragam o comprimento e a  raiz do cabelo

-Use água morna para lavar os cabelos, pois a água quente danifica os fios

-Evitar penteados como tranças e dreads, que prendem demais a raiz dos cabelos, ajudando na queda

-Penteie os fios usando pentes com cerdas largas

-Procure usar remédios caseiros para combater a queda, apenas se o problema não for sério, caso seja, busque ajuda médica.

Causas da Queda de Cabelo

Por haver várias causas para a queda de cabelo e logo abaixo você irá encontrar algumas dicas simples para evitar e tratar a queda. São elas:

-Lave os cabelos somente duas vezes durante a semana. Não é preciso que o cabelo seja lavado diariamente, a não ser que eles sejam oleosos demais. O melhor é lavar quando as madeixas estiverem sujas, e este período varia de um para o outro.

-Invista numa alimentação que seja mais saudável, rica em mineiras e vitaminas, já que esta alteração ira trazer maior fortalecimento à raiz do cabelo, diminuindo ou eliminado de vez a queda;

-Quando for lavar os cabelos, enxague-os de acordo, removendo todo o condicionador e o xampu. Esta atitude evita que a raiz fique oleosa, e consequentemente o cabelo para de cair;

-Desembaraçar os ainda durante o banho, assim que passar o condicionador, a partir das pontas, deixando por ultimo a raiz;

-Apenas prenda seus cabelos depois de completamente secos, já que o ato de prender os fios ainda úmidos ou molhados, pode causar danos à raiz, auxiliando na queda.

Além das dicas acima é fundamental que o estresse não faça parte de sua rotina, e que haja a prática constante de exercícios físicos, já que desta forma a circulação do sangue irá melhorar e, logo os cabelos ficarão mais resistentes e fortalecidos contra a queda. É fundamental ainda salientar que a queda dos fios é habitual nos meses iniciais da amamentação, depois de procedimentos cirúrgicos e em situações de distúrbios hormonais, neste último caso é importante que se trate a causa do problema.

Formas de Prevenir a Queda de Cabelo

Usar um adequado xampu certo, ter cuidados com o couro cabeludo, relaxar, optar pela escova ou pente adequados, praticar exercícios físicos são algumas das formas de fortalecer os cabelos e prevenir a queda dos mesmos. Veja a seguir como Aprenda a seguir como ter cabelos bonitos e saudáveis:

Mantenha os fios limpos: Os fios não sofrem queda por estarmos lavando bastante o couro cabeludo, e especificamente por estarem programados para a quedar, não tendo relação com o banho. Quando se deixa de lavar os cabelos com o intuito de evitar a queda durante o banho, o couro cabeludo fica sujo por um tempo maior e isso pode vir a ajudar na queda dos cabelos.

O uso da escova errada: Essa utilização pode acarretar em danos para os cabelos, proporcionando aquela aparência de cabelos quebrados. As melhores são aquelas escovas que contam com uma espécie de bolinhas nas pontas, já que protegem o couro cabeludo, oferecendo maior leveza no momento do desembarace.

Diminua o estresse: Estudos apontam que grande parte dos indivíduos que reclamam da queda de cabelo apresentam ou apresentaram alguma forma de estresse que pode ter ocasionado a queda dos fios.

Praticar Atividade Física: A prática continua de exercícios físicos estimula a liberação de endorfinas que minimizam o estresse e, logo, a queda dos fios.

Não prenda os cabelos molhados: Se isso for feito vez ou outra não há problema. Entretanto, achar que tal atitude ajudará a controlar as madeixas, deixando-as com menos volume é ter na cabeça um motivo de raiva sem fim. Manter molhado o couro cabeludo por tempo demais faz com que haja o ajuntamento de fungos e gera a caspa, promovendo o enfraquecimento da raiz e causando a queda. Para domar os cabelos use um leave-in e procure ficar longe do vento enquanto os fios não estiverem completamente seco, assim os fios não irão armar demais e não fugirão do controle.

Fique de olho no couro cabeludo: Grande parte das pessoas que busca por consultas em clínicas de dermatologia para combater a queda capilar, informa que apresentou ou apresenta situações de descamação ou de caspa, coceira, feridas, e dor no couro cabeludo.

Procure evitar o fumo e o excesso de álcool: O consumo de álcool causa uma ampliação na produção de radicais livres em nosso organismo. Essas substâncias causam inflamação em determinados tecidos, incluindo o couro cabeludo e a pele. Toda essa inflamação pode vir a causar um maior desenvolvimento da queda de cabelo. Além do mai, o álcool, isolado, causa desgaste no organismo, pois que exige um maior esforço para que haja a metabolização do etanol. Esse desgaste do organismo é uma das causas que podem desenvolver a queda de cabelos. Outro problema a ser combatido é o tabagismo. Resta cientificamente provado que hábito de fumar, por fazer a produção dos radicais livres em nosso organismo corpo, facilitando a queda dos fios.

Aproveite todas as dicas e fique livre de vez da queda de cabelo. Cabelos saudáveis é sinal de um organismo saudável também.

Toda e qualquer pessoa está sujeita a ter que enfrentar uma queda considerável de seus cabelos, seja ela pelo fato de possuir em sua hereditariedade a calvície como sendo um fator determinado por ela, ou então a pessoa está sofrendo alguma alteração hormonal, ou ainda o indivíduo pode está passando por quimioterapia ou tomando anticoagulantes e outros medicamentos.Fatores externos também colaboram para que seus cabelos caiam como o secador, a prancha alisadora, e outros mais. Se você estiver passando por alguma carência nutricional também irá afetar em cheio e com certeza  a queda de seus cabelos será uma forma de seu organismo avisá-lo de que algo está errado e que você necessita com urgência de vitaminas do complexo B, zinco, ferro e proteínas.Portanto para que uma pessoa tenha um cabelo saudável e que não sofra de uma queda de cabelo contínua e de grande intensidade, uma explicação plausível e correta está na má nutrição, ao passo que se você insiste em ter uma alimentação saudável e de certa variedade, com certeza isto oferecerá ao seu organismo todos os nutrientes desejáveis que você vai necessitar.Para que uma pessoa tenha uma alimentação saudável não requer grandes conhecimentos nutricionais, basta seguir alguns critérios usados, que é seguir a pirâmide alimentar adaptada à população brasileira.Nela se recomenda consumir porções dos grupos alimentares que são divididos em alimentos energéticos como os carboidratos, os reguladores que são as frutas, legumes e verduras, e os construtores que são a carne bovina, aves, peixes, ovos, leguminosas, os açúcares e as gorduras devem ser consumidos moderadamente, com porções de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa.Essas necessidades terão que ser revisadas de acordo com o que seu corpo realmente necessita, por exemplo, a idade, sexo, se você pratica atividades físicas, se tem atividade profissional, quantas horas você costuma ter de sono, e alguns outros itens.

Para que previna contra a queda de seus cabelos alguns nutrientes terão que ser administrados como as vitaminas do complexo B, alguns alimentos ricos com essa vitamina são as batatas, as bananas, as uvas passas e os cereais integrais.O ferro muitíssimo importante para a nutrição humana, ele é quem forma as hemoglobinas e se apresenta nos seguintes alimentos, carne bovina, fígado, atum, feijão, espinafre, sendo que alguns alimentos favorecem a absorção de ferro no organismo que são as laranjas, os kiwis e as acerolas.As proteínas com seus nutrientes que são compostos por aminoácidos com suas funções estruturais, de manutenção e reparo dos tecidos, os alimentos que são fontes de proteínas são os ovos, o leite, as carnes, as aves, os peixes, as frutas, os vegetais e os grãos.Procure então ter uma dieta totalmente balanceada e ainda lave seus cabelos regularmente com água morna, se seus cabelos assim mesmo insistem em cair demasiadamente, então procure um dermatologista.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • goria de saber como cuidadr da queda de cabelo que estou tendo tenho o cabelo muito lioso e uso muito secador estou preocupada ?

    Andreia Oliveira Kitazawa 24 de junho de 2013 2:25 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.