O gel muita vezes, é um grande salvador da pátria. Suas funções podem servir para dar um “tchan” a mais nos seus queridos fios capilares. Dessa forma, muitas pessoas optam por colocar o produto nos cabelos para sair na night, que é quando o estoque de gel está se acabando nas lojas! Mas é preciso ter alguns cuidados e principalmente algumas técnicas para colocar o produto nas madeixas e as dicas valem tanto para homens quanto para as mulheres que desejam fazer aquele penteado original para a balada. Confira neste artigo como usar o gel e a maneira que eles podem ser aplicados aos cabelos!
O Que É Gel?
O gel é um produto básico para quem precisa endurecer os cabelos e pois molda-los. Na embalagem aonde estes produtos são armazenados geralmente tem um número que indica o quanto aquele gel poderá moldar o seu cabelo, ou seja, o seu poder de fixação. De acordo com o objetivo de cada um, é preciso prestar bem a atenção a essa numeração para noção se decepcionar ao usar o famoso gel. Existem também, vários tipos de gel. Os mais simples incluem o transparente tradicional, e com relação aos mais elaborados, são vendidos aqueles com purpurina, com coloração e até com um pigmento que brilha ao ser iluminado através de uma luz negra por exemplo.
Como o gel é feito?O gel é um produto produzido pelas indústrias onde o principal ingrediente é a água, misturada a alguns tipos de polímeros. Umectantes e plastificantes também estão incluídos em toda a massa de gel. Alguns produtos possuem álcool em sua composição também, mas é rara a sua utilização na fabricação. Além disso, o que faz com que os polímeros do gel se liguem com mais força aos cabelos é o princípio da força eletrostática que existem entre íons positivos e negativos.
O Problema do Álcool
A composição, como já foi dito aqui neste artigo, pode levar álcool. Muitos se perguntam se o gel faz mal para os cabelos e é geralmente este produto que o maior responsável pelo ressecamento dos fios capilares. Porém, mesmo que o componente seja bastante prejudicial, alguns tipos de cabelos acabam não aceitando o gel.
Como Usar O Gel
Seja em um cabelo seco ou molhado, o gel pode acabar com o frizz e dar uma modelagem muito bacana. Muitas pessoa,s por mais que pareça bem simples, não sabem aplicar o produto sob os cabelos e nem conhecem os benefícios que os mesmo podem trazer, além de uma bela aparência capilar e inovações sob o modelo dos fios.
Para começar a aplicar os gel sob o cabelo, antes é preciso eliminar a ideia de exagero. Nada que é demais faz bem! Por isso, aplique o gel em pequena quantidade para eliminar aquele volume indesejado dos cabelos. Porém, se aplicado em apenas quantidades na raiz, ele pode acrescentam volume, sendo muito versátil para a maioria dos cabelos.
Alguns tipos de gel podem usar podem durar bem mais quando usados com outros objetos adicionais. É o caso dos secadores e difusores para cabelos. Assim, o seu grau de fixação podem aumentar muito, modelando o cabelo com muito mais eficiência.
Os cabelos grossos por exemplo podem precisar da ajuda de alguns outros produtos para ajudar a endurecer e aumentar o poder de fixação do produto. Os fios mais grossos podem não combinar muito com gel, mas sempre existe um jeitinho para quem não dispensa o produto.
Para quem deseja fazer um moicano mais alto, uma dica é usar o produto com ajuda de secadores e difusora, de preferência com um fixador para aumentar o endurecimento dos fios. Um outro conselho muito importante é aplicar o gel nos cabelos secos e evitar a umidade nos fios.
Os Tipos de Cabelos Que Podem Usar Gel
Todos os cabelos podem usar gel, mas para determinados estilos, é preciso tomar alguns cuidados para não danificar os fios. Por exemplo, os cabelos mais grossos precisam de cuidados mais generosos quando o assunto é endurecer os cabelos para produzir um efeito modelador.
Os cabelos secos precisam optar por pomadas ou mousses capilares, mas devem evitar ao máximo a aplicação de gel.
Os fios oleosos são os que mais podem usar gel de forma livre, sempre optando pelos produtos livres de álcool. A substancia pode danificar qualquer tipo de cabelo e devem ser evitada ao máximo para não ressecar o penteado.
Uma dica geral para qualquer espécie de cabelo é sempre procurar o gel ideal para não prejudicar os fios. Ainda assim, use um produto com protetor solar para proteger os fios de forma eficaz e não ressecar ainda mais o couro cabeludo. Além disso, existem as ceras que podem ajudara dar brilho no cabelo e podem contribuir para que o gel não aja com agressividade sobre as madeixas.
O Gel Natural
Para quem quer conhecer uma receitinha super especial e que podem danificar bem menos os fios, não pode deixar de conferir esta receita natural de gel. Assim, é sempre mais prático utilizar um produto com ingredientes super naturais e que não agridem os fios capilares.
– Ingredientes
- Polpa de babosa;
- 2 xícaras de chá de água de coco;
- 1 colher de chá de gelatina sem sabor
– Como Preparar?
1. Primeiro, bata bem a polpa de babosa com a água de coco e a gelatina já diluída, segundo as especificações do produto.
2. Coloque tudo num pote ou vidro, misture bem e lembre-se que o produto tem validade de apenas vinte dias.
3. Agora que o seu produto já está pronto, não esqueça de prestar atenção na sua validade e usar os outros produtos ideais para não agredir os fios.
Vídeos
Está com duvidas em como usar os produtos e o gel em si? Quer tirar as suas dúvidas e não sabe como? Veja os vídeos abaixo e não deixe de fazer tudo da maneira correta para deixar o seu penteado muito mais estiloso e saudável!
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva