Como Definir os Cachos

Trabalhosos, de cortes difíceis e ressecados, especialmente no dia a dia. Essas são umas das queixas mais comuns das pessoas que têm os cabelos cacheados, além de muitas outras, que se fossemos colocar aqui, até desanimaria, e mais ainda àquelas que precisam ou querem manter sempre uma aparência impecável.

As ondas, sejam elas largas ou estreitas, atrapalham a chegada da oleosidade natural do cabelo para chegar até as pontas, o que vem a comprometer o formato dos cachos e ainda a saúde dos fios. Mas, o que todas querem é resolver esse problema sem ter que ficar gastando uma fortuna com salão de beleza e muitos menos ser socorrido, mês sim mês não por produtos alisantes para conseguir maior praticidade.

Portanto, siga as dicas abaixo para conseguir definir seus cachos.

Como Definir os Cachos

1-Não use Escova nos Cabelos:

Se pretende preservar todos os seus cachos de maneira bem definida, deixe de lado a escova com cerdas e até o pente de vem em quando. Somente usando a ponta dos dedos, de maneira bastante carinhosa, você pode desembaraçar os fios, sem causar neles dano nenhum, e poderá fazer isso em qualquer lugar, sem medo. Mas, se quiser usar algo além dos dedos, debaixo do chuveiro, um pente com dentes largos, que pode ser de madeira ou plástico, resolverá grande parte de seus problemas.

Faça assim: depois de fazer a aplicação do condicionador ou mesmo durante o processo de hidratação, use o pente em todo o comprimento de seu cabelo, buscando desembarcar as mechas com bastante cuidado. Nesse momento do banho os fios estão macios, por isso, não se quebram com tanta facilidade, como quando estão secos.

Agora, para arrumá-los depois de secos, o ideal é somente usar a ponta dos dedos, para não correr o risco de quebrar os fios.

2-Opte Sempre por Usar Xampu Sem Sal:

Se você tomar uma embalagem de xampu na mão, irá observar que no rótulo estará escrito LSS ou lauril sulfato de sódio, o famoso sal e não é aconselhado para nenhum tipo de cabelo. Na prática, o lauril, faz muito mal à saúde dos fios, tirando seu brilho e ainda proporcionando o aumento da elasticidade dos mesmos.

O uso habitual de xampus que não tenham em sua composição o LSS promove uma profunda limpeza nos fios, removendo restos de lavagens anteriores sem, contudo, agredir os cabelos. Ele age da mesma maneira que o xampu antirresíduos.

O uso dele acaba com a aparência pesada das madeixas e faz com que os cachos se tornem mais maleáveis, sem a obrigação de se usar o pente. O Lauril Sulfato de Sódio é utilizado mais para fazer espuma na lavagem, por isso, é de fácil identificação caso não tenha olhado no rótulo antes de comprar.

3-Saiba Escolher um Bom Creme Para Pentear:

Os cremes usados para pentear os fios promovem o fim da revolta dos cachos, e ainda atuam como compensadores da carência de hidratação dos fios. O maior segredo para conseguir tirar todo o proveito do produto é conseguir dosar com eficiência sua quantidade.

De nada resolve encher a mão de creme e empapar os fios com ele, pois de duas uma: ou eles ficarão sem movimento ou ficarão com aparência gordurosa e suja. Esse produto possui substâncias ativas oleosas, por isso, quem quer o melhor deve procurar aqueles que possuem macadâmia em sua composição, sendo os mais recomendados para quem procura um efeito hidratante mais imediato.

Também é recomendado que o cosmético escolhido possua fator de proteção solar, para evitar as queimaduras de sol e ainda o ressecamento dos fios.
O jeito de se aplicar o creme também pode influenciar no resultado obtido, então, para que o produto não fique acumulado em apenas uma região, coloque todos o cabelo para a frente e ponha o creme nas mãos, depois, aplique em todo o comprimento seguindo em direção às pontas.

Feito isso, seque os cabelos com o difusor ou, se achar melhor, remova todo o excesso de água usando apenas uma toalha seca, sem fazer a torcida dos fios.

4-Tenha Sempre um Difusor a Mão:

O difusor, uma espécie de bacia cheia de pontos, já pode ser comprado junto com ao secador ou comprado em separado e serve para deixar os cachos mais definidos e menos volumosos. Para que ele funcione adequadamente, basta encaixar o acessório diretamente no secador e ser usado numa velocidade mínima, porém, com temperatura máxima. O vento que emana do secador é um dos elementos que proporciona maior volume aos fios. Por isso, se a velocidade está mínima, eles serão secados somente com o uso do calor.

Antes de fazer uso do aparelho, é preciso que você passe um produto finalizador no cabelo ainda úmido. O melhor é alternar a secagem dos fios em várias formas, até mesmo colocando o cabelo dentro do difusor, caso o mesmo tenha grandes dentes. Agindo assim, a definição dos cachos se tornará bem mais natural.

5-Use o Babyliss:

Em muitos casos os fios não possuem comprimento nem peso suficiente para que fiquem cacheados. Quase sempre é um pouco de cabelo no alto da cabeça ou ainda na franja, o que deixa as mulheres bastante descontentes.

Para esses casos o babyliss pode resolver tudo e em bem pouco tempo. Quando for usar, opte por adquirir aqueles que sejam de cerâmica, pois são aqueles que menos agridem os fios se comparados aqueles de metal. Mas como o calor do babyliss pode vir a queimar os fios, no dia a dia o ideal é que se use o dedo e não o cabelo. Para isso é só pegar as mechas do cabelo, enrolar nos dedos, manter um tempo preso e logo soltar. O uso do babyliss pode ser deixado somente para situações especiais.

6-Comprometa-se com a Hidratação das Madeixas:

A hidratação dos fios pode ser considerada como um coringa entre os tratamentos dos cabelos, pois pode ajudar a conseguir cachos mais brilhantes e macios sem muito esforço. Caso você tenha cabelos mais finos é preciso que use cremes mais fluidos, retirados de óleos vegetais, como aqueles que vêm da macadâmia e amêndoa. Já aquelas que possuem fios mais grossos podem optar por cremes mais densos e consistentes.

Para hidratar basta espalhar a máscara capilar com os dedos, passando por várias vezes a mão pelo cabelo. Esse procedimento ajuda a aquecer os fios, promovendo a abertura das cutículas e permitindo que o produto entre mais nas fibras capilares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.