Alimentos que Ajudam o Cabelo a Crescer

Ter cabelos bonitos sem recorrer a uma boa escova ou algum tratamento especifico no salão de beleza pode ser feito através da alimentação. Além de uma aparência mais bonita, a alimentação correta também vai garantir que os seus fios fiquem fortes e cresçam saudáveis. Ou seja, é pela alimentação que se consegue a melhor forma de nutrir os fios e de evitar problemas como queda de cabelos, o aspecto sem brilho e as pontas duplas, garantindo que eles cresçam normalmente.

Com uma alimentação saudável, os cabelos, a pele e todo o seu organismo ficarão longe de doenças e deficiências. Determinados alimentos possuem quantidades significativas dos nutrientes necessários para os fios e para a pele, assim como outros são mais recomendados para a memória, a disposição física, entre outros.Confira logo abaixo uma lista com os alimentos mais indicados para a manutenção da saúde dos fios:

• Cenoura, abóbora, beterraba e todos os outros alimentos de coloração alaranjada são constituídos de betacaroteno, uma substancia que ajuda bastante na vitalidade e no crescimento dos fios, porque atua na reposição dos tecidos e cabelos. Esses são alimentos constituídos também de antioxidantes, os quais colaboram para que não ocorra estresse oxidativo e morte do bulbo capilar, fatores os quais causam a queda dos fios e estimulam a perda de pigmentação dos mesmos. Como esses são alimentos de baixa caloria e, de acordo com nutricionistas, devemos comer entre três e quatro frutas ao dia, o consumo desses alimentos está liberado. Lembrando que os nutrientes que eles nos fornecem são melhores aproveitados quando os ingerimos crus.

• Ovos, carnes vermelhas, peixes e frango são alimentos os quais precisam aparecer em quantidade suficiente na nossa dieta, porque contém aminoácidos os quais possuem três funções importantes para os cabelos e para a pele: de estrutura, de manutenção e de reparo dos tecidos. Não são todos os aminoácidos que se são encontrados na estrutura de um fio de cabelo, entretanto para que o cabelo esteja mais forte, macio e saudável, os aminoácidos são essenciais.

Algumas pessoas digerem melhor as proteínas encontradas nesses alimentos e outras não, para saber como é a digestão desses alimentos pelo seu corpo procure um nutricionista. Os aminoácidos contidos nesses alimentos são importantes para quase todo o organismo humano. A proteína retirada de carnes e ovos também é fonte de taurina, que é uma forma de aminoácido a qual tem a capacidade de melhorar a hidratação do cabelo, promovendo o crescimento dos fios, a proteção do folículo capilar e a redução do estresse oxidativo, ou seja, também previne o envelhecimento.

Esses alimentos, em geral, recomenda se ingeri-los duas vezes ao dia, cerca de cem gramas, o que significa que cada porção caberia na palma da mão.

• Castanhas, amêndoas, nozes, e outros alimentos oleaginosos possuem vitaminas E e Zinco as quais atuam na etapa de formação dos fios, sendo que a deficiência dessas substancias nas células da raíz dos fios fazem com que o desenvolvimento do cabelo sofra deformações na formação da estrutura capilar.

O grupo das oleaginosas são excelentes escolhas de lanches intermediários entre as refeições principais. A dica para fazer esses lanches, é passar em uma loja de produtos naturais e comprar um pouco de cada tipo de oleaginosas, misturando também frutas secas como damascos e ameixas, e ao final misture todos os grãos em uma única vasilha com boa vedação. Leve para o trabalho, para o ambiente de estudo um pouco todo dia dessa mistura de oleaginosas e frutas secas. Além de ajudar a controlar a fome, você estará nutrindo os seus fios de cabelo!

• Gengibre, cúrcuma e pimenta são três condimentos os quais possuem ação anti-inflamatória no organismo. de acordo com pesquisas, comprovou se que ter o controle sobre o processo inflamatório ajuda a prevenir a queda dos fios de cabelo.

• Cereais integrais, como por exemplo a aveia e o arroz integral, são ricos em zinco e complexo B os quais colaboram na renovação das células, promovendo o crescimento dos fios e o fortalecimento dos mesmos. O zinco ainda é um elemento determinante para o retardamento da perda de pigmentação e da queda acelerada dos fios.

A dica para integrar esses alimentos em nossa dieta do dia a dia, é substituir o arroz branco por arroz integral e, também, adicionar a aveia em flocos nas vitaminas, frutas amassadas e massas de bolos, nesse caso reduzindo a quantidade de farinha da receita. Outra dica é trocar o pão branco pelo pão integral. Essas substituições valem muito a pena e a diferença dos resultados não demora muito para aparecer. A pele fica mais bonita, sem tantos cravos e espinhas, as visitas ao banheiro tornam se regulares e sem sofrimentos, você se sente mais disposto, pois a digestão melhora e os seus cabelos ficam muito mais saudáveis.

• Levedura de cerveja é uma fundamental fonte de vitaminas do complexo B, principalmente da biotina a qual estimula significativamente o crescimento dos fios e promove a renovação das células da raíz dos fios. Outra atuação positiva e visível da biotina é a promoção do controle de quadros de dermatite, uma doença comum na população em geral e que determinados pacientes apresentam o problema ao mesmo tempo em que sofrem com a queda de cabelo. Não é raro haver pessoas com problemas para digerir a levedura, apresentando casos inclusive de distensão abdominal e de gases. A dica é testar adicionar esse alimento em sua dieta alimentar e ver se a reação ao alimento é positiva ou não. Recomenda se adicionar uma medida no tamanho de uma colher de café da levedura de cerveja em sucos, vitaminas ou chás, uma vez ao dia.

• Feijão é o carro chefe do cardápio do brasileiro e, que bom, pois é fonte de ferro. Esse alimento precisa entrar na sua dieta alimentar caso você queira ter cabelos crescendo fortes e saudáveis, pois ele atua na regulação do ciclo de crescimento dos fios. A dica é consumir o feijão com verdes escuras, como a couve por exemplo, e com alguma fruta rica em vitamina C, como a laranja por exemplo, ou com molho de salada de sabor cítrico, pois esses são alimentos fonte de vitamina C, a qual ajuda na captação do ferro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.