Já se passam pouco mais de 100 anos da imigração japonesa no Brasil, e podemos facilmente perceber a incorporação dos costumes asiáticos no nosso dia-a-dia. Desde a comida, até o modo de vida em si, é cada vez mais comum observar no brasileiro a descendência herdada dos orientais nesses anos de imigração.
No vestuário, podemos citar o exemplo da blusa oriental, que é largamente utilizada por mulheres brasileiras, tanto durante o dia quanto à noite, independente da estação do ano, pois seu tecido leve – o cetim – combina com as temperaturas amenas do inverno brasileiro, e uma noite fresca de verão.
Origem
A blusa oriental é uma adaptação do famoso kimono, vestimenta típica dos japoneses, e foi adotada inclusive pelas japonesas modernas, que incluem em seus guarda-roupas vestuários cada vez mais ocidentais. A gola da blusa, chamada gola Mao, é de origem chinesa, e é bastante encontrada também nos vestidos orientais. A vestimenta orientalizada, teve seu início nos anos 70, em Paris, com estilistas como Issey Miyake e Kenzo, que passaram a incorporar o estilo oriental ao europeu.
Porém, as formas e o conceito eram trabalhados de forma muito rigorosa. Com o tempo, estilistas contemporâneos como o americano Tom Ford e o inglês John Galliano, promoveram uma modelagem mais despojada em suas coleções, inspirados em viagens feitas à China e ao Japão. O renomeado estilista Louis Vuitton preferiu incorporar a moda oriental de maneira mais discreta, apenas em seus acessórios, com design do artista Takashi Murakami. Ele desenhou modelos inspirados nos quadrinhos japoneses, o mangá.
Como Usar?
O principal cuidado com a forma de usar a blusa oriental é quanto ao uso do cetim durante o dia. Para isso, é preciso observar a cor do tecido. Tecidos mais escuros são aconselháveis para uso noturno, somados ainda às estampas grandes e de cores mais vivas. Para uso diurno, são recomendáveis os tecidos mais claros, de estampas mais discretas.
Um jeans bem despojado pode quebrar o ar formal da blusa oriental, assim como saias, e bermudas. Ela pode ser usada com sandálias, e bolsas grandes, dando um ar mais fashion ao look. Quanto aos acessórios, tudo depende da cor da blusa para uma montagem mais harmoniosa e sem exageros. Durante o dia, lance mão de brincos discretos. Durante a noite, incremente com um belo penteado, e acessórios típicos, para dar um ar mais glamoroso.
Quem Usa?
A blusa oriental é usada mundialmente. Desde estrelas internacionais, como Jennifer Aniston (que utilizou um vestido oriental em um capítulo da série Friends), até atrizes brasileiras renomadas como Betty Faria, que interpretou um personagem com figurino inspirado nas gueixas (quem não se lembra da Bárbara, empregada de Marconi Ferraço na novela Duas Caras?). A segunda, utilizava a blusa oriental somada à uma saia reta, que remetia um uniforme, criando um figurino sensual, porém discreto.
Por Cissa Ribeiro