Para todas as mulheres e também alguns homens e depilação é um processo considerado inevitável, e também um dos grandes problemas que as mulheres enfrentam são as temidas bolinhas vermelhas, a chamada foliculite, descamação, entre uma série de problemas que acontecem depois da eliminação dos pelos. Este é um problema bastante comum em várias pessoas que tem pele sensível aos métodos de depilação utilizados, poderá ainda ser amenizado e mesmo prevenido com alguns vários cuidados. Veja a seguir algumas dicas de como se evitar a alergia ao realizar depilação, e conheça algumas técnicas caseiras interessantes para esta finalidade.
A Realização de Uma Esfoliação Suave
Conforme a recomendação de diversos especialistas, as mulheres devem realizar uma esfoliação leve, e deverá se preparar para realizar uma depilação com uma semana de antecedência. É muito indicado e utilizar durante o banho um creme ou também sabonetes esfoliantes suaves, que poderão ajudar a desencravar os pelos e também facilitar a sua retirada.
Outro ponto importante é a higiene da pele que é muito importante para que aconteça o sucesso da retirada de pelos, o que é uma dica voltada para as mulheres que poderão optar por uma depilação com cera, o que é se certificar de que a pele além de estar bem esfoliada deverá estar completamente livre tanto de óleos como também os cremes.
Os Banhos Mornos
Procurar tomar banhos mornos é uma excelente alternativa para se relaxar e poder ajudar a se preparar para os procedimentos estéticos, como também a se recuperar deste tipo de processo que normalmente agride um pouco a pele. Realizar também uma ducha quente ajuda bastante a abrir os poros facilitando assim as extrações dos pelos do corpo. O que é ideal antes de se depilar é procurar ir para baixo de um chuveiro em torno de 30 minutos antes que aconteça a depilação.
Tomar um banho morno depois da depilação é algo muito importante, e com isto é neste momento que serão removidos qualquer tipo de resíduos. É importante também contar com o auxílio de removedores próprios, este que poderá ser composto por substâncias consideradas antissépticas prevenindo assim as infecções. Depois do banho é interessante se aplicar uma loção pós depilatória que poderá acalmar e regenerar a pele.
Os Cuidados ao Realizar Depilação por Lâminas
Realizar a depilação com ajuda de lâminas é a forma mais popular de depilação, além disto é necessário que se tome uma série de cuidados, estes que deverão ser especiais para que se evite diversas complicações que podem acontecer, e que acabam muitas vezes não sendo levado a sério por grande parte de todas as mulheres. Para que se evite problemas de pele sérios como foliculite, e também diminuir a agressão da pele, é importante que nunca se utilize lâminas a seco e também acompanhar os sentidos de crescimento dos pelos. Outros cuidados necessários para este tipo de depilação é evitar a utilização repetida de lâmina já uqe o metal quando estiver oxidado poderá causar uma série de alergias.
no images were found
Procure Escolher o Método Correto Depilatório
Dentre os diversos métodos depilatórios, os que são responsáveis pelos maiores índices de alergia é o que utiliza cremes depilatórios. Esses vários cosméticos contam com diversos agentes químicos, estes que poderão eliminar os pelos sem que eles sejam arrancados pela raiz. A depilação a laser também pode ser realizada, e é uma intervenção mais indicada para quem tenha problemas de foliculite, e a partir da primeira sessão os pelos já passam a ficar mais finos e encravam muito menos.
As situações de alergia acontecem de forma muito comum para as mulheres, e além disso a hiperemia local poderá realizar problemas de foliculite bem como a formação de crostas e vesículas epiteliais. Para que se previna destes problemas mais sérios, procure seguir algumas dicas para que não tenha este tipo de incômodo.
Qual o Melhor Momento Para se Realizar Depilação
A melhor forma de fazer depilação é depois do banho, já que além do pelo estar amolecido, a pele deverá se encontrar limpa e também com uma baixa quantidade de microorganismosuqe poderão causar uma série de problemas. É interessante ainda se evitar a utilização de produtos que sejam á base de álcool. Todas as dicas são ótimas para quem tem interesse em evitar as infecções e também prevenir todos os pelos encravados.
Antes que se possa iniciar a depilação é interessante utilizar cremes que sejam esfoliantes como também mais uma forma prevenir que os pelos de sua pele encravem.
É importante ainda se evitar realizar uma série de depilações em algumas regiões, principalmente as regiões do rosto estas que deverão estar sob o tratamento dermatológicos com a utilização de produtos que sejam á base de ácidos ou mesmo que promovam a sua renovação celular.
Nos períodos da menstruação acontecem diversas mudanças hormonais que deixam as mulheres bastante sensíveis e com alguns limiares de dores reduzidos. Se depilar durante esta época poderá não ser uma boa idéia já que a dor é bem maior.
Procure também não depilar regiões onde a pele se encontra com algum tipo de anomalia, como por exemplo algum tipo de irritação ou também a presença de assaduras e também outras feridas.
As mulheres que são altamente bronzeadas com a utilização de produtos químicos ou mesmo estejam descascando deverão se aguardar um tempo para que esta pele se reestabeleça, já que se depilar neste momento poderá resultar em várias tonalidades.
no images were found
É Importante se Ter Vários Cuidados Depois de Realizar a Depilação
Depois de se realizar as depilações o que é mais recomendado é se utilizar apenas água e também sabonete neutro durante a higienização da pele, aplicando logo em seguida um gel ou mesmo hidratantes suaves que são á base de calêndula e também camomila.
É muito importante ainda se evitar utilizar calças justas nos primeiros dias depois da depilação das pernas ou mesmo virilha, pois poderão ainda causar diversas irritações na pele. E antes de sair de casas ainda vale a pena não se esquecer de se aplicar os protetores solares que ajudam a prevenir o aparecimento das manchas e outros tipos de problemas mais sérios de saúde.
no images were found
A depilação com cera facilitou muito a vida das mulheres, mas é preciso alguns cuidados para evitar que a pele depilada fique com manchas, que não é incomum e a boa noticia é que não é irreversível. Isso pode ocorrer, pois a pele fica mais sensível com a depilação que retira a sua camada protetora. Mas com alguns cuidados você pode prevenir esse incômodo e garantir uma pele super protegida.
Após a depilação nas axilas é necessário tomar cuidado com o desodorante que vai ser usado, pois alguns contêm alto teor de álcool que pode efetuar a queima da pele. O ideal é que se use sem álcool e sem aroma e se deixe algumas horas a pele secar a seco para maior cuidado.
Evite ficar exposto ao sol antes ou depois da depilação, pois a depilação já deixa a pele mais sensível, e com o calor do sol aumenta muito mais os riscos de queimação. Também deve se evitar as altas temperaturas como sauna ou vapor do forno de cozinha por pelo menos dois dias após a depilação.
Qualquer medicação que contenha ácido deve se evitar uma semana antes de ser realizada a depilação, pois ele descama a pele. Use esfoliante na pele diariamente, ele ajuda a não encravar os pelos.
Em algumas mulheres há uma tendência maior da pele ficar manchada. Nas mulheres com a pele morena tem maior capacidade de pigmentação, o que aumenta o risco para manchas. As gestantes também devem tomar cuidados redobrados na depilação.
Além de todos esses cuidados é necessário realizar a depilação da maneira correta. Os métodos usados podem ser a lâmina de barbear, aparelhos elétricos, laser, cremes depilatórios, e ceras quentes ou frias.
Algumas dicas podem ajudar na hora da depilação com alguns desses métodos. Para facilitar a depilação com a lâmina de barbear deixe o pelo sob água morna durante cerca de três minutos e para que ela deslize com mais facilidade substitua o sabonete por um gel próprio para depilação.
Os aparelhos elétricos não podem ser usados em peles machucadas, irritadas ou expostas ao sol recentemente. O laser é indicado para peles mais claras e com pelos mais escuros. A depilação com cremes depilatórios é mais suave e evita cortes ou machucados na pele, apenas deve se tomar cuidado para não deixar o creme agir por muito tempo, assim ele pode gerar irritações. A depilação com cera fria é mais dolorosa, porém evita o surgimento de pelos encravados.
Para a pele que ficou manchada após a depilação o indicado é usar os cremes clareadores a base de hidroquinona e/ou ácido kógico, que devem ser receitados pelo dermatologista. Nos casos de maior gravidade o peeling pode ser recomendado pelo especialista ele provoca uma renovação da pele e elimina os sinais. Evite tomar sol no local da mancha.