Botox
Atualmente muitas pessoas, tanto os homens e principalmente as mulheres, preocupados com o processo de envelhecimento natural do corpo, têm optado por procedimentos estéticos para recuperar e rejuvenescer a pele.
Existem hoje muitas opções de procedimentos, tais como aqueles que não precisam de intervenção cirúrgica tais como massagens, peelings, máscaras faciais, entre tantos outros. Por outro lado, existem os procedimentos cirúrgicos, mais conhecidos como cirurgias plásticas, entre esses há as opções mais simples e menos invasivas e as que são mais complicadas e que requerem cuidados médicos e um pós operatório de muita cautela.
O Botox é um dos procedimentos que requer sim um certo cuidado por ser uma aplicação, mas não se trata de algo tão complicado e complexo como uma cirurgia. Portanto, ele está na categoria de procedimento leve. Atualmente ele é um dos recursos antienvelhecimentos mais comuns em todo o mundo e é muito utilizado não só por pessoas mais velhas ou já idosas, mas também por muitos jovens para pequenas correções e neste é aplicado com menos regularidade.
O Que é?
Todo conhece esse composto pelo seu nome popular Botox, no entanto ele tem um nome próprio que também esclarece a sua composição, esse nome é toxina botulínica. A pergunta que muitas pessoas se fazem é, do que se trata esse composto?
A resposta é que a toxina botulínica é uma neurotoxina, que são toxinas que estão presentes em animais e bactérias e teoricamente são prejudiciais aos seres humanos por causarem efeitos nocivos ao seu sistema nervoso, mas vejamos, eu disse teoricamente pois na prática no caso do procedimento do Botox essa função é utilizada para o benefício humano, mas eu vou lhe explicar melhor.
O princípio do seu funcionamento consiste em aplicar essa toxina na área onde se deseja que seja rejuvenescida, desta maneira ao entrar em contato com o sistema corporal humano, mais especificamente o seu sistema nervoso, essa neurotoxina paralisa a região e assim diminui visivelmente as rugas e marcas de expressão, não porque acaba com elas, mas porque paralisa o local onde aconteceu a sua aplicação. Ao mesmo tempo que ela paralisa acontece o relaxamento da região o que alivia os aspectos das marcas da idade.
A toxina botulínica tem um efeito de composto bloqueador dos movimentos neuromusculares, ou melhor dizendo, ela atua bloqueando a continuidade da transmissão das informações que saem dos neurônios em direção aos músculos, desta forma ela impede de maneira parcial ou integral o movimento de contração muscular, que por fim é o movimento que feito repetidas vezes causa as rugas.
O efeito do Botox é temporário, sendo necessário a sua reaplicação após um certo período de tempo para manter os seus resultados, isso acontece porque o nosso organismo tem mecanismos de defesas que criam maneiras de driblar o seu efeito e volta a transmitir as informações dos neurônios para os músculos.
No caso do Botox usados para fins estéticos nos seres humanos, a neurotoxina utilizada é produzida a princípio pela bactéria Clostridium Botulinum. Esse microrganismo é um ser anaeróbio, ou seja, faz as suas transformações sem a presença do oxigênio.
Quando está bactéria é submetida às condições em que ela considera ideais, ela se reproduz e multiplica, formando compostos, que no total são 7 diferentes tipos, sendo que destas 7 variações de toxinas, a variação de tipo A é a mais procurada e potente produzida por essas bactérias, esse tipo é o que é permitido de ser usado para aplicação nos seres humanos.
Indicações
O tratamento com Botox é indicado para as pessoas que querem diminuir marcas de expressão e rugas, principalmente na testa, no espaço entre as sobrancelhas, no local onde ficam os pés de galinha e nos entornos da boca, incluindo a marca conhecida como o famoso bigodinho chinês. Indica-se que o tratamento seja usado por pessoas acima dos seus 25 anos de idade.
Curiosidade
A toxina botulínica é a mesma toxica que causa o tão temido botulismo, que é uma doença causada principalmente por causa dos alimentos enlatados e industrializados que por algum erro foram mal manuseados, desta maneira não tiveram a esterilização adequada.
A bactéria geralmente vive no solo e em locais onde há águas contaminadas e altamente poluídas, mas tem sua transmissão pelos enlatados pois são seres anaeróbios e não precisam de oxigênio para viver e se reproduzir.
As consequências desta doença são a paralisia, inicialmente facial, dificuldade de abrir e fechar os olhos, entre outros. No entanto, não se preocupe, pois, a neurotoxina utilizada para fins estéticos é produzida artificialmente e de maneira que não possa desencadear um quadro da doença. Além disso, as doses ministradas pelos médicos cirurgiões são em doses bem menores e controladas, se ainda lhe restam dúvidas converse com seu médico que ele esclarecerá tudo para você.
No Brasil, a Agencia nacional de vigilância sanitária, a ANVISA controla os padrões para esse procedimento, determinando as dosagens corretas, as doses máximas, as características padrão da toxina e também as condições ideais de aplicação, todos os profissionais devem seguir as instruções dada pela agencia.
Precauções
O tratamento não pode ser feito em mulheres grávidas ou em período de amamentação, pois a toxina pode alterar a qualidade e composição do seu leite. Também estão proibidos de realizar a aplicação, pessoas que tenham doenças neuromusculares, imunológicas ou qualquer pessoa que faça uso de determinadas substâncias como anticoagulantes, amino glicosídeos e algum outro tipo de droga ou medicamento nesta categoria. No mais, é indicado consultar com seu médico se existe algum outro quadro de saúde onde deve-se evitar a aplicação do Botox.
Aplicação
O Botox é adquirido na sua forma sólida, mais especificamente na sua forma em pó, portanto, para aplica-lo nos pacientes é necessário fazer a sua diluição em um líquido, que no caso deve ser um soro fisiológico que atende as restrições da ANVISA. A distância de aplicações entre os pontos onde vai ser injetado tem de ser no mínimo de um centímetro e meio, não é necessária anestesia e se assemelha a uma injeção, não causa grande dor, apenas uma picada.
Quem pode Aplicar
Para fazer a sua aplicação o profissional deve ser formado em medicina e ter especialização em dermatologia ou cirurgia plástica.
Antes e Depois
Antes do procedimento é indicado muita conversa com seu médico para decidir os melhores pontos de aplicação e assim manter os efeitos o mais natural possível. Após o procedimento, que na grande maioria dos casos ocorre sem problemas, é um procedimento padrão e remédios indicados são em geral os analgésicos. Normalmente o período de pós operatório conta com um certo inchaço e alguns hematomas, o que é comum. Geralmente é indicado não fazer atividades físicas intensas por alguns dias, você pode consultar esse período com seu médico.
Botox e Bebida
O álcool tem o conhecido efeito de inibidor das funções do organismo humano, portanto, não é indicado, na verdade é proibido o uso do álcool tanto antes, quanto depois da aplicação do Botox, isso porque suas terminações nervosas já vão estar afetadas e o efeito é imprevisível.
Além do primeiro fator, tem também a questão de que quando ingerimos álcool os nossos vasos sanguíneos podem dilatar, assim a toxina botulínica pode por engano atingir algum desses vasos e desta maneira chega até a corrente sanguínea e assim causa problemas de saúde ao paciente.
O uso de álcool deve ser suspenso por no mínimo 2 semanas, é o período mínimo, podendo ser maior de acordo com as instruções do seu médico, esse prazo é dado pois é a estimativa de tempo no qual o composto leva para chegar à estabilidade no seu organismo, antes disso ele pode se modificar e até perder efeito.
Botox e Açúcar
Você sabia que o açúcar interfere muito na qualidade da nossa pele? Pois é ele interage com o colágeno, então quando consumimos açúcar artificial em grandes quantidades estamos mais sujeitos às rugas e à falta de viço e tenacidade da pele, portanto, ele contribui para diminuir os efeitos do seu procedimento.
Botox e Cigarro
Não fume!! O cigarro diminui o colágeno no nosso organismo e modifica as características da nossa pele, desta maneira ele é capaz de reduzir drasticamente os efeitos e a duração do seu procedimento.
Resultados
Os resultados geralmente são vistos de 2 a 5 dias após a aplicação e permanece por um tempo potencializando os seus efeitos positivos, então por volta de 2 semanas a toxina se estabiliza e a partir daí seus efeitos duram geralmente de 4 meses a 6 meses, quando é necessário fazer uma nova aplicação. Deve ser evitado a todo custo a aplicação com menos de 2 meses, pois pode trazer grandes danos à saúde.
Cuidados Importantes
- Utilize na pele apenas produtos neutros após a aplicação, não use produtos com álcool.
- Não massageie o local, pois isso pode deslocar o Botox e causar efeitos de deformação da aplicação.
- Não deite em até 4 horas após o procedimento.
- Não realize atividades físicas pelo prazo que determinar o seu médico.
- Não faça caretas logo após aplicar e cuidado com as expressões faciais, principalmente aquelas decorrentes de forçar a vista.