Evitando As Micoses

As lesões por causadas por fungos e conhecidas popularmente como micoses além de muito desconforto pela coceira também causam constrangimento para quem sofre com o problema. Por exemplo, quando é necessário tirar os sapatos em público ou mesmo usar trajes de banho existe aquela vergonha de deixar a mostra o problema sem contar o fato de ser uma complicação contagiosa.

Quem já está com o problema deve tratar a doença para evitar possíveis complicações e também para evitar transmitir para outras pessoas. Fique atento, pois as micoses que estão numa parte do corpo podem ser facilmente transmitidas para outras partes. O melhor mesmo é evitar se contaminar pelas micoses, a seguir vamos dar algumas dicas de hábitos para passar longe do problema.

Dicas de Hábitos Para se Proteger das Micoses

Enxugue-se Bem

Para que os fungos possam se proliferar é necessário contar com três fatores que são o calor, a superfície da pele e a umidade. Nos dias mais quentes do ano estamos mais propensos a enfrentar as micoses, mas não descuide no inverno. Um hábito bem importante é se enxugar bem depois do banho.

Cuide em especial das dobras do corpo como a virilha e dos vãos dos dedos. O corpo humano já oferece a superfície da pele e o calor então não se deve deixar a água para ser mais um fator. Na praia ou piscina evite ficar muito tempo molhado, sempre que possível se enxugue.

Não Use Roupas Apertadas e Sintéticas

O tecido sintético não é indicado pelo fato de que esquenta muito a pele e não absorve o suor de forma que deixa a pele um ambiente quente e úmido, bastante favorável para a proliferação de fungos. As roupas que são muito justas ao corpo podem acabar machucando na região das dobras do corpo o que deixa a pele desgastada e oferece alimento para os fungos.

Com alimento em abundância os fungos acabam se multiplicando. Para evitar problemas prefira roupas que sejam mais leves e confortáveis. Tecidos como algodão que absorvem melhor o suor são mais indicados para evitar que a pele fique úmida e quente propiciando a difusão de fungos.

Cuidado Com o Suor Excessivo

O suor em excesso pode favorecer o aparecimento de vários tipos de fungos e por isso mesmo deve ser mantido sob controle. Para evitar ficar com a pele em contato com o suor por muito tempo use roupas de tecidos naturais como algodão que ajudam a absorver esse excesso e escolha antitranspirantes que protejam a sua pele.

Nos dias mais quentes tome quantos banhos forem necessários para manter a sua pele sempre seca. A dica é evitar tomar banhos muito quentes, mesmo no inverno, pois a pele fica ressecada o que passa a mensagem de que é necessário que o corpo produza mais suor.

Use Chinelos em Banheiros Públicos

Os pés podem ser bastante favoráveis para o desenvolvimento de alguns tipos de micoses, além disso, alguns fungos são contagiosos sendo passados de uma pessoa para outra. Sendo assim quando estiver em locais públicos como banheiros de clubes e parques aquáticos ou piscinas não ande descalço, tenha sempre um chinelo com você.

No dia a dia lembre-se de deixar que os seus pés respirem então use sandálias ou chinelos abertos nos dias mais quentes e evite calçados de plástico, pois esse material aumenta a transpiração. Os seus pés precisam respirar, evite calçados que deixem eles muito quentes e fechados.

Não Compartilhe Itens de Vestuário

Existe um grande risco de contágio de micoses através do uso de peças de vestuário em comum como toalhas, roupão, chinelos e até mesmo chapéus e bonés. O mais indicado é que você tenha as suas próprias peças de forma que não precise entrar em contato com as peças dos demais.

Não Fique Com Peças de Roupa Molhadas

Nos dias em que for para a praia ou para a piscina tenha o cuidado de levar roupas para trocar ao longo do dia. Evite ficar muito tempo com a roupa de banho molhada, pois esse tecido demora muito para secar de forma que a pele fica úmida e quente sendo ideal para a proliferação de fungos. Não deixe a sua pele exposta e propícia para o surgimento de fungos.

Não Use Kit de Unhas Compartilhado

Da mesma forma que não se deve compartilhar roupas para evitar criar ambiente propício para a proliferação de fungos é importante não dividir o kit de unhas. Os alicates e cortadores bem como outros objetos cortantes podem ter sangue e dessa forma transmitir os fungos.

Aliás, os fungos se mantêm ativos por mais tempo com a presença de sangue o que torna possível o contágio mesmo muito tempo depois de que o portador da micose utilizou as ferramentas. Vale lembrar que o uso compartilhado de kits de unha ainda oferece risco de contágio de outras doenças como hepatite e vírus HIV.

Cuide dos Seus Sapatos

Para evitar que os seus sapatos se tornem o ambiente favorito do mundo todo para os fungos coloque-os no sol de vez em quando e lave-os quando for necessário. Não tem nada melhor para proliferação de fungos do que um espaço quente e no qual a umidade está favorecida.

Mude de Hábitos

Com alguns cuidados simples é possível evitar passar pelo constrangimento de ter micoses. Pode ser muito vergonhoso perceber que as pessoas viram uma contaminação por fungos em você e que por esse motivo estão se afastando. Sendo assim se você percebeu que faz alguma coisa que indicamos para não fazer acima pode começar a mudar de hábitos para a sua saúde.

Tratamento

Procure um médico quando perceber que tem algo errado com você, no caso das micoses existem alguns produtos e medicamentos vendidos sem necessidade de prescrição médica nas farmácias. Porém, para garantir que você vai resolver o problema o mais rápido possível se consulte com um médico.

Evite se expor a situações de risco de proliferação de fungos para ficar mais seguro em relação as micoses. Um tipo de complicação que traz inconvenientes e constrangimentos para a sua vida social.

No verão as temperaturas fazem com que nosso corpo sue muito mais, e esse suor junto com o calor favorece a proliferação de bactérias e se cria um habitat perfeito para micoses. Nessa época do ano é que devemos prestar mais atenção para evitar esses fungos na pele, caso contrário, não poderemos aproveitar a praia e as piscinas nessa época do ano.

Evitando As Micoses

Evitando As Micoses

Algumas dicas ajudam a evitá-las: depois do banho ou piscina seque muito bem a pele, principalmente regiões como meio dos dedos e axilas. Quando estiver na praia, evite ficar com as roupas molhadas. Não empreste nem pegue emprestado objetos como bonés, peças intimas, chinelos e toalhas. Use tecido de algodão, pois ele permite uma melhor ventilação da pele.

Caso você repare que sua pele está descamando em alguma região, avermelhada e coçando, procure um dermatologista e comece logo um tratamento contra as micoses. Evite o contato com pessoas que estejam com micose e com animais de estimação com esse problema de pele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.