Com o decorrer do tempo o organismo passa por diversas mudanças e uma delas é a temida flacidez. Isso traz incomodo para muitas pessoas, entretanto, de acordo com ortopedistas e nutricionistas, fazer a reposição do colágeno, substância presente em inúmeros alimentos, ainda pode ser encontrado em fórmulas, e auxilia na diminuição do problema. Traz benefícios o consumo diário da proteína.
O colágeno é tido como uma proteína importante produzida pelo organismo a começar do nascimento, porém, depois dos trinta anos, sua produção tende a reduzir, então é fundamental que se faça a suplementação.
Nos supermercados e farmácias se pode encontrar o colágeno em forma de pó, para que seja diluído no leite ou na água. Uma colher de sopa ou apenas 10 gramas já são suficientes. Especialistas indicam que a pessoa opte pelo produto em pó e não em cápsulas, pois a quantidade ingerida seria muito grande.
Conforme os nutricionistas é bastante benéfica a suplementação, entretanto, é necessária a junção com uma alimentação saudável, especialmente dos alimentos que são ricos na substância como carnes brancas, carnes vermelhas, leites, ovos, e os derivados do leite também. É fundamental que se dê preferência aos produtos com menor teor de gordura como no caso do queijo branco, iogurtes, peito de peru, e leite desnatados.
Quem consome uma alimentação adequada e já passou da casa dos trinta pode começar a tomar o colágeno. Não existe nenhuma contra indicação a quem tenciona usar esse suplemento fazer. Especialistas informam que o colágeno é importante no organismo, promovendo a sustentação daquelas estruturas que não recebem a sustentabilidade através dos ossos.
Ele promove a sustentação da pele, cabelos, unhas, tendões e cartilagem, auxiliando num suporte a mais. A quem consome uma alimentação rica em colágeno, pode perceber os resultados mais ou menos dentro de 02 meses.
Os ortopedistas também recomendam a ingestão de colágeno, porém, a recomendação principal é que a suplementação seja efetuada de maneira natural, ou seja, a ingestão de ovos, carnes, e derivados de leite. Não existe uma quantidade certa, pois o organismo irá usar apenas o necessário. O material é dado pela alimentação, e quem irá elabora-lo é o próprio organismo.
Os médicos ainda afirmam que nosso organismo produz a substância, mas através da alimentação se torna viável fazer a prevenção e a manutenção da quantidade do produto que teremos. Além disso, é recomendado que sejam feitos exercícios físicos e uma controlada exposição à luz do sol.
Com a idade, de fato, diminui a produção de colágeno. Com isso, a alimentação a partir de muitas fontes proteicas e exercícios são importantes para o desenvolvimento das estruturas de colágeno. Além disso, o sol promove a estimulação da produção.
Outro conceito que não pode ficar de fora é que para que haja a produção do colágeno no corpo, é necessária a vitamina C, já que somente há essa produção juntamente com a vitamina. Praticamente todas as fontes de proteína, peixe e carne, por exemplo, contém o colágeno e a vitamina C.
É importante frisar que o colágeno está presente em todos os lugares de nosso organismo, a começar pelos órgãos, ossos e pele. Ele proporciona uma estrutura ao corpo, ou seja, está para nosso organismo da mesma forma que um alicerce está para uma construção. O colágeno, nos ossos, conta com uma forma de alinhamento que traz maior firmeza. No caso das articulações, ele atua como lubrificante proporcionando elasticidade. Já nos tendões, traz rigidez para movimentar e gerar força.
Com isso, podemos observar que em cada lugar do corpo existe uma diferente estrutura de colágeno.
Colágeno Aliado da Estética
Podemos encontrar o colágeno na composição de diversos cosméticos como cremes hidratantes e shampoos. Nessas situações ele é utilizado como líquido. Segundo especialistas o colágeno apresentado nos cosméticos gera uma espécie de barreira evitando que a pele deixe de reter a água ao meio ambiente, evitando assim a perda d’água por meio da epiderme. Desta forma ela se torna protegida da descamação, do ressecamento, e também das demais agressões vindas do ambiente como poluição e sol.
Se existem cremes que proporcionam maior elasticidade à pele, existem ainda no mercado aparelhos capazes de eliminar as rugas, mas a ingestão do colágeno é uma grande aliada na firmeza da pele de todo o corpo.
O Colágeno Hidrolisado
Este colágeno é um suplemento alimentar capaz de conseguir maravilhas em seu corpo e ainda ajudar numa dieta saudável aumentando a perda de peso, e, além disso, proporciona cabelos cheios de brilho e maciez, e uma pele elástica e firme.
O Colágeno e a Beleza
As peles e os cabelos são beneficiados diretamente com jovialidade e nutrição, com a utilização dessa proteína é possível combater e evitar problemas estéticos habituais, como as estrias e a celulite já que ambos os problemas tendem a deformar a pele que acaba perdendo sua elasticidade e firmeza. O colágeno age de formas distintas auxiliando na firmeza na pele e ajudando a acabar com a gordura corpórea.
Essa substância fortalece os tendões e os ossos, o que é fundamental para aqueles que praticam esportes pesados, evitando quebras e distensões e, do mais, ele ainda atua na manutenção da beleza.
O Colágeno e a Saúde
Há algumas enfermidades que são ocasionadas pela falta de colágeno, por isso, o uso dessa suplementação trará determinados benefícios:
Tratamento e prevenção da Osteoporose – doença que acomete os ossos enfraquecendo sua massa e deixando-os fracos e mais fáceis de se quebrarem.
Tratamento e Prevenção da Osteoartrite – enfermidade que causa a decomposição das cartilagens que formam as articulações de nosso organismo.
Os exemplos citados acima são apenas alguns dos oferecidos pelo colágeno hidrolisado que é quase que 100% mais digerível que o nativo, e ainda colabora para diminuir a aparência das rugas e atua no combate ao envelhecimento precoce.
Para que a absorção de colágeno pelo organismo seja mais eficiente é preciso que sua ingestão seja feita em conjunto com a vitamina C, e é importante salientar que o colágeno hidrolisado se torna fundamental aos adeptos de dietas com poucas calorias, já que o valor calórico baixo dos alimentos colabora à perda de colágeno.
A maioria das mulheres só consegue se sentir bem quando estão esteticamente satisfeitas. Olhar no espelho e gostar do que vê pode influenciar em diversos níveis de interação e comportamento feminino. Um dos fatores que ajudam a mulher a se sentir bem é se sentir jovem e possuir uma aparência jovem. As piores inimigas da aparência jovem são as rugas.
As rugas aparecem, assim como as celulites e a flacidez, porque depois dos trinta anos nosso corpo começa a perder colágeno. o colágeno é responsável pela firmeza das fibras de nossa pele e músculos. Quem tem mais de 30 anos pode consultar um médico para começar a ingerir colágeno.
Encontramos colágeno em pó e em cápsulas, principalmente em lojas de produtos naturais. Essa substância vai manter a firmeza da pele, dos músculos e até mesmo das unhas e dos cabelos. A substância é extraída dos ossos de bovinos, é fácil de ser encontrada e é barata.