Proteção Solar

A primeira coisa que você precisa saber sobre proteção solar é que mesmo durante o inverno é necessário usá-lo. Até porque no Brasil é muito comum que nos dias frios o sol dê as caras e a pele estará desprotegida caso você não use proteção.

Quando é verão, com o sol forte, pior ainda. Lembre-se que os raios de sol ajudam no envelhecimento precoce da pele, além de causar marcas irreversíveis no seu rosto e até mesmo câncer de pele.

Não são poucos os prejuízos para quem não protege a pele e o mais comum deles é o câncer de pele. Por isso, não espere ter problemas para começar a usar a proteção solar. O correto é usá-la desde da infância. Uma vez que o efeito acumulativo do sol é que representa o maior perigo para a pele.

Assim como não dispense a proteção solar mesmo nos dias nublados ou com chuva. Se vai sair de casa, proteção solar antes de qualquer outra coisa.

Dúvidas Na Hora Da Escolha Do Protetor Solar

Na hora de escolher qual o protetor solar usar nem sempre fica muito claro para as pessoas. Porém, não é complicado quanto possa parecer. Essa escolha deve ser feita considerando o tipo de pele e em segundo lugar, o estilo de vida.

Pegamos um exemplo de uma pessoa que trabalha durante o dia inteiro exposta ao sol, certamente, ela deverá recorrer a um produto diferente daquela que passa o dia todo fechada dentro de um escritório. A pessoa que fica dentro do escritório pode começar usando o protetor mínimo, de 30 e a que fica exposta ao sol deve buscar um produto com o fator de proteção mais alto.

Outra dica é que o produto deve ser reaplicado. Passar de manhã e achar que ficará o dia inteiro protegido não é uma atitude correta.

Outra questão é o que a pessoa estará fazendo. Se você precisa de um protetor solar diário, que é para usar para sair de casa, ir ao trabalho, fazer compras ou qualquer atividade normal do dia a dia ou se vai à praia ou à piscina. Neste caso, lembre-se que não é correto aplicar o produto e ficar exposta ao sol por horas. Até porque o próprio suor se encarregará de tirar a proteção solar do seu corpo e todos sabemos que existem os horários adequados para tomar sol.

Para praia e piscina dê preferência para produtos resistentes à água e aplique várias vezes durante o período que estiver tomando sol.

Proteção Solar x Acne

Tem muitas pessoas que reclamam que surgiu acne no rosto depois de usar a proteção solar. Segundo os dermatologistas, isso é possível, porém, só acontece, quando o produto escolhido não era o adequado para a pele.

O ideal é que a escolha do protetor solar seja feita pelo dermatologista, que irá definir depois de avaliar a pele do paciente. No rosto, o sem óleo é sempre o ideal, principalmente, para pessoas com pele oleosa, pois esse tipo de produto não obstrui os poros, o que causa a acne quando acontece.

As mulheres que usam maquiagem devem passar o protetor solar antes dos produtos de beleza. Vale ressaltar que as maquiagens que possuem proteção solar, não tem poder o suficiente para de fato manter a pele livre dos efeitos nocivos do sol.

Aprenda A Escolher O Protetor Solar

A localização do nosso país, responsável pelo nosso clima e também pelos raios solares com maior intensidade que chegam por aqui nos obriga a cuidar da pele, protegê-la.

Para se ter uma ideia de quanto estamos sujeitos aos raios solares fortes, 25% da população do Brasil já teve câncer de pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não é um mero acaso tantos casos da doença no Brasil e sim, a falta de cuidados da população. Sessenta e dois por cento das pessoas não usam protetor solar no Brasil. Os números são mais alarmantes ainda se considerarmos outro dado da pesquisa, entre os que aplicam, somente 25% usam da maneira correta. O que significa que todo o resto não está verdadeiramente protegido.

Apesar de parecer muito fácil aplicar um protetor solar, pela pesquisa, se observa que não é bem assim. Algumas dúvidas são recorrentes.

A Escolha Da Textura Correta

Nos dias atuais encontramos uma boa variedade de protetores solares no mercado, incluindo no que diz respeito a textura. Ela pode ser em gel, creme, sérum, spray e até mesmo em mousse. Fora as maquiagens que possuem proteção solar. Porém, na hora de escolher entre tantas opções, se você não foi orientado por um dermatologista, o que seria ideal, use alguns critérios, que são:

  • Primeiro é necessário identificar o tipo de pele. Um exemplo, pessoas com pele oleosa leiam bem a composição e não use nenhum produto que tenha qualquer tipo de óleo. Normalmente, as texturas sérum e gel são as mais indicadas. Enquanto quem tem pele seca não deve de forma nenhum optar pelo gel. 

  • O segundo ponto é ver que tipo de fator de proteção solar precisa a sua pele. As texturas em creme são aquelas que oferecem o FPS mais alto, chegando a 50. No caso do sérum não passará de 30, o mesmo com o gel. Por isso, quem não pode usar o creme, deve optar pelo gel – creme, esse sim, pode ter a FPS mais alto.

Um detalhe importante sobre os produtos em spray e mousse. Segundo os dermatologistas, a embalagem pode fazer com que uma parte das substâncias que ajudam na proteção acabem não passando pela válvula e o consumidor perde no fator de proteção solar oferecido. Caso esse produto seja a sua escolha é recomendado usá-los mais vezes ao dia, com maior frequência, para compensar as substâncias que se perdem.

Proteção Solar x Maquiagens

Os dermatologistas alertam para que as mulheres redobrem a atenção ao escolher maquiagem com proteção solar ou BB Cream, que diz proteger a pele dos raios de sol. Pois, a fórmula não tem a proteção da pele como principal objetivo e isso significa que a proteção não é tão eficiente como deveria ser e como é quando o produto é específico para tal.

Para as dermatologistas vale mais a pena usar um protetor solar com textura e cor de base e maquiagem normal. E claro, ele deverá ser aplicado antes da maquiagem.

 

Com a proximidade do verão todo mundo corre para comprar um protetor solar, afinal de contas, não é novidade que o sol causa efeitos nocivos na pele.

Os chamados raios ultravioletas, irradiados pelo sol, são tão fortes que podem causar até mesmo câncer de pele. A responsável pela doença é a chamada Radiação Ultravioleta B, UVB, que é mais intensa nos horários entre 10 e 16 horas. Nesse período de tempo, o melhor mesmo é evitar exposição ao sol.

Além do câncer, os raios solares podem causar ainda o envelhecimento precoce da pele.

Para escolher um protetor solar, leve em consideração o quanto é clara a pele, pois quanto mais clara for, mais alto deverá ser o grau de proteção.

A proteção solar deve ser usada sempre, e principalmente no rosto, até mesmo quando não há sol. Porém, para a face, opte por um protetor solar adequado que não dê aquela impressão de gordura na pele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.