Como Se Prevenir Contra Espinhas

As espinhas representam um dos principais problemas de pele de adolescentes e jovens adultos. Em geral o problema aparece devido à produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas que é estimulada pela ação dos hormônios andrógenos e testosterona. Outra situação é a proliferação de bactérias que estão no folículo piloso (parte interna da pele que fica em torno dos pelos).

 

As bactérias agem transformando os triglicerídeos do sebo em ácidos graxos o que acarreta na irritação da parede do folículo. Algumas pessoas ainda podem ter uma produção excessiva de sebo ou queratina no folículo piloso o que causa obstrução do orifício do folículo. Por fim ainda existe o fator da genética que pode apresentar predisposição para ter espinhas.

https://www.youtube.com/watch?v=52DUurX29Cc

Seja qual for o motivo das suas espinhas é possível se prevenir contra o aparecimento delas. Saiba mais a seguir e não sofra mais com esse problema.

Como Prevenir o Aparecimento das Espinhas

Limpeza da Pele

A forma mais efetiva de evitar o aparecimento das espinhas é fazer o controle da oleosidade da pele. Para deixar a sua pele sempre adequadamente limpa é necessário realizar a higienização da maneira correta. Nos dias de hoje existem vários produtos como loções de limpeza e sabonetes que são especialmente desenvolvidos para tratar e limpar de maneira adequada a pele com espinhas. Também existem adstringentes que fazem uma limpeza profunda.

Esfoliação da Pele

A etapa da esfoliação é muito importante para fazer a desobstrução dos poros que estão entupidos. Muitos desses produtos para esfoliação possuem ácido salicílico e glicólico que ajudam a fazer a descamação da camada mais externa da pele. Com isso é possível prevenir o acúmulo das células mortas sobre a pele que é exatamente o que faz com que os poros fiquem obstruídos.

Tratamento das Espinhas

Como é Feito o Tratamento das Espinhas?

O tratamento das espinhas pode ser realizado com medicamentos de uso local que tem como objetivo fazer a desobstrução dos folículos bem como o controle da proliferação de bactérias e da oleosidade. Nos casos mais graves podem ser utilizados medicamentos de via oral, mas é necessário que um médico prescreva os antibióticos para fazer o controle da infecção.

Mitos na Prevenção de Espinhas

A ciência já provou que alimentos não têm nenhum efeito em relação ao aparecimento de acne, sendo assim comer chocolate não vai te deixar com espinhas. O que se sabe com certeza é que manter uma alimentação rica em gorduras e açúcar aumenta a oleosidade da sua pele, então mantenha uma dieta nutritiva para ter uma pele bonita. Mas, não é um crime comer um chocolate de vez em quando.

Medidas Simples Para Prevenir Espinhas

Consulte um médico dermatologista para que ele avalie se existe ou não a necessidade de realizar algum tratamento. Além disso, tenha o hábito de limpar bem a sua pele todos os dias, ou seja, retire a maquiagem e utilize produtos de limpeza para evitar que resíduos fiquem acumulados contribuindo para o surgimento de acne e espinhas. Procure beber muita água e manter uma dieta rica em alimentos com vitamina B, C e Zinco.

Tratamento de Hormônios

Como uma das causas das espinhas é hormonal para algumas mulheres pode ser uma solução utilizar a pílula anticoncepcional de combinação estrogênio/progesterona, porém, é fundamental consultar um médico para começar a utilizar esse tipo de pílula.

Tratamento Para Casos de Acne Graves

Quem sofre de um caso grave de acne deve procurar a orientação de um dermatologista para a realização de um tratamento mais efetivo e completo. Em alguns casos o tratamento pode acarretar em efeitos colaterais. Consulte um médico especialista para saber qual é o melhor tratamento para o seu problema.

O Que NÃO Fazer

Muitas pessoas quando percebem que uma espinha apareceu correm para frente de um espelho prontos para espremer a mesma. Não se deve fazer isso, pois apenas se causa uma irritação na pele que pode fazer com que a infecção seja mais intensa nas camadas inferiores da pele o que causa cicatrizes permanentes.

Produtos

Os produtos que você utiliza para manter a sua pele limpa são muito importantes para garantir estar sempre com um visual bonito e sem espinhas. Para a limpeza do dia a dia é importante contar com um sabonete ou uma loção de limpeza que seja especial para pele com acne ou oleosa.

Após lavar a pele vem o uso de um bom adstringente que serve para remover a oleosidade da sua pele deixando-a bem limpa. Por fim tonifique a sua pele, se você usa maquiagem é importante usar um bom demaquilante antes da limpeza. Lavar o rosto com maquiagem é o mesmo que tomar banho de roupa, molha, mas não adianta nada.

 

Maquiagem

Atualmente, existem no mercado cosmético vários tipos de produtos que tratam a pele enquanto maquiagem. Prefira produtos que promovam a saúde da sua pele enquanto te deixam mais bonita. Porém, mesmo que sejam produtos de tratamento tente passar o maior tempo possível sem maquiagem para deixar os seus poros respirarem.

Oil Free

Quem tem a pele oleosa deve investir em produtos oil free, ou seja, produtos que não tem óleos em sua formulação. A hidratação da pele deve ser feito com um produto assim, pois os hidratantes convencionais podem deixar a sua pele extremamente oleosa. O protetor solar é outro que deve ser oil free, pois esses produtos costumam ter muito óleo em sua fórmula. Procure ter um filtro solar específico para o rosto.

 

Limpeza de Pele

Se o seu grande problema são os cravos a dica é fazer uma limpeza de pele para remover os pontinhos pretos. Para isso procure uma boa clínica estética e não esqueça que você não deve tentar espremê-los. Em geral o procedimento de limpeza utiliza um vapor quente que ajuda a abrir os poros de forma que com ferramentas específicas os profissionais removem a sujeira.

Lembramos que o cravo é o primeiro estágio da espinha, muitos cravos não viram espinhas, entretanto, alguns desses pontinhos pretos evoluem e se transformam nas temidas espinhas por falta de cuidado. Mantenha a sua pele sempre bem limpa para evitar esse visual cheio de pontos vermelhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Rosto

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.