Você já parou para pensar porque usamos o hidratante no rosto e como ele atua na pele? É muito comum que algumas mulheres usem o hidratante esperando um resultado que não é o que ele oferece e depois se irritam com a falta do que elas esperavam.
Então, antes de usar o creme hidratante no rosto, entenda porque ele deve ser usado, qual a sua função e o que esperar como resultado. Confira!
A nossa pele tem uma proteção natural que é um camada fina de óleo e água. Quem produz essa camada são as glândulas sebáceas, que é chamada pelos dermatologistas de manto hidrolipídico. Essa camada natural tem um motivo para existir, ela serve para garantir o balanço natural da pele e protegê-las de agentes externos que a agridem, como o calor, a umidade, a poluição, o frio e o vento. Quando esses agentes externos conseguem “furar” essa barreira a pele fica seca e áspera. E neste ponto é que entra a necessidade dos hidratantes. Resumindo, a função deles é recompor essa camada de proteção natural e garantir esse balanço natural da pele.
Os Tipos de Pele que Necessitam Usar os Hidratantes
Essa é uma questão muito comum, se os hidratantes são necessários para todo o tipo de pele do rosto ou em alguns casos é melhor não usá-los. A questão é tão complexa que divide opinião até mesmo dos médicos. Uma parte deles são a favor de que qualquer tipo de pele deve ser hidratada, mas ressaltam que é necessário usar o hidratante facial adequado. Porém, existe uma outra parte que defende que somente as pessoas coma pele facial seca é que devem usar o creme hidratante. Eles sustentam que a pele que já é oleosa não precisa ser hidratada porque o tipo de pele indica que ela tem óleo suficiente.
Se a dúvida dos especialistas te deixou com mais dúvida ainda, o que podemos dizer é que a maioria defende a hidratação de tipo tipo de pele tanto corporal quanto facial, desde que se use o produto adequado. Outro ponto importante é não permitir nunca que o creme hidratante seja em excesso a ponto de fechar os poros e que o creme sempre seja usado depois de uma limpeza profunda da pele.
Aprenda a Hidratar a Pele do Rosto
- O primeiro passo é a limpeza, que seja somente lavando o rosto, mas de forma eficiente e com o sabonete certo, isto é, para o rosto e para o seu tipo de rosto.
- Depois é hora de aplicar o hidratante no rosto, em pouca quantidade e evitando a área dos olhos. O correto é manter pelo menos uma distância de 2 centímetros.
- A aplicação deve iniciar do centro do rosto e aplicação deve ser de cima para fora.
- Ao final, confira se o creme foi bem espalhado no rosto todo. Não deixe acúmulo em nenhuma parte.
Dicas Para Hidratar a Pele do Rosto sem Erros
- Não pense que a hidratação da pele estará resolvida somente com a aplicação de cremes de hidratação.
- A hidratação da pele também tem que ser feita de dentro para fora: bebendo muita água, pelo menos 1 litro por dia e ingerindo alimentos que contenham substâncias antioxidantes.
- Outra dica, ainda falando de água: crie o hábito de beber de 1 a 2 copos ainda em jejum.
Como Escolher o Sabonete Para a Limpeza Antes da Hidratação
Muitas mulheres ficam em dúvida na hora de escolher o sabonete para a pele do rosto se ficar com a versão em barra ou o líquido. O primeiro passo para decidir é não perder de vista qual o objetivo do sabonete, que é de limpar a pele removendo a poeira, as células mortas e o excesso de suor.
1- Sabonete em barra
- A principal diferença é como esse tipo de sabonete é fabricado
2- Sabonete líquido
- Eles são produzidos em uma única etapa.
A Diferença Entre Sabonete Líquido e em Barra
O que é mais importante e temos que levar em consideração como diferença na hora de escolher entre um e o outro é o Ph. O natural da nossa pele é ácido e fica entre 5 a 6, no caso dos sabonetes neutros, o Ph é de 7 e nos comuns supera 7. Enquando os sabonetes líquidos, na sua maioria, possuem o Ph igual o da pele. Com esse resumo, o sabonete tanto para a limpeza da pele quanto para a limpeza do rosto mais indicado é o na forma líquida, ele agride menos.
Outra questão muito comum é ficar na dúvida se o sabonete que usamos no corpo pode ser usado no rosto e neste ponto os dermatologistas são unânimes: não. Mesmo os sabonetes que apresentam ingredientes parecidos não devem ser usados no rosto.
Para o rosto o indicado é sempre usar produtos indicados para essa parte do corpo. Veja dicas!
- Sabonete para face: quanto mais espuma ele fizer melhor é e claro, o tipo de pele deve ser considerado. Dá para escolher nas mais variadas versões: mousse, gel, espuma, líquido, barra ou bifásico. Você encontrará para as peles oleosa, seca, mista, normal, sensível e acneica.
- As loções de limpeza para o rosto: elas são adequadas porque não tem detergente ou pouquíssimo na sua fórmula, o que garante que a pele não será prejudicada. O ideal é aplicar o detergente usando um algodão e não é necessário retirar o produto. Eles também podem ser usados para retirar a maquiagem e ao mesmo tempo auxiliam no tratamento porque são antioxidantes. Outra boa dica é usar a água termal.
- Esfoliantes: eles servem para limpar a pele removendo as células mortas, o resultado é uma pele mais regular e macia. Existem vários tipos de esfoliantes, os mais granulados, mais abrasivos e os menos, que são mais suaves. Em geral, os esfoliantes são mais indicados para quem tem muitos cravos e para quem tem pele oleosa. Não devem ser usados mais do que uma vez por semana.
Peles sensíveis e secas devem evitar o produto que pode acabar deixando a pele mais fina e mais sujeita à irritações.
A melhor maneira de escolher qualquer produto para a pele é consultando um dermatologista. Atualmente, a variedade de produtos é tão grande que acaba confundindo qualquer pessoa.