Quebrar uma unha ou mais é uma situação muito incômoda e pode acontecer tanto com a mais vaidosa das mulheres, a qual cultiva unhas compridas e coloridas, quanto com aquele homem que não sabe nem mesmo o que é uma cutícula. Além da já previsível sensação de dor, uma unha quebrada expõe a cutis à entrada de micoses e outras tantas bactérias e vírus.
O pior é quando isso acontece quando não se tem uma lixa ao alcance imediato, pois isso é a certeza de um longo período enroscando a unha áspera na calça, no encosto da cadeira do ambiente de trabalho, no forro da bolsa, em outras palavras, em qualquer superfície recoberta por tecido na qual você aproxime a unha lascada.
Porque Há Época em Que Quebramos e Lascamos As Unhas Com Facilidade?
As unhas que se quebram por qualquer esbarrão podem ter esse comportamento devido a uma série de problemas de saúde, os quais necessita, ser tratados, a princípio, com um médico dermatologista e, se puder, com um nutricionista também, pois normalmente esse é um problema motivado por uma deficiência de nutrientes na alimentação. Caso o diagnóstico aponte para a deficiência de nutrientes, existem algumas receitas caseiras as quais ajudam a melhora da estrutura das unhas, mas é claro que nada substitui uma alimentação saudável.
Contudo, mesmo que você tenha uma alimentação regrada e baseada em alimentos nutritivos, fazer atividades domésticas vestindo luvas de borracha é imprescindível, seja para limpar a casa com produtos de química agressiva ou apenas para lavar os pratos com sabão líquido. Pois desse modo é como se você vestisse uma película extra de proteção, a qual previne que as cutículas e as unhas sofram danos.
As cutículas e as unhas podem também sofrer danos por conta do ar seco. Até mesmo o mau hábito de mordiscar e cucutar as unhas e as cutículas com os dentes provocam danos, os quais são inicialmente apenas na aparência, mas quando esse hábito torna se freqüente, os danos podem afetar a saúde, causando doenças simples que podem nos levar a desenvolver doenças mais graves. Quando as cutículas e as unhas estão muito frágeis e quebradiças também pode ser a conseqüência de medicamentos que tomamos e que impedem o corpo faça a devida absorção de determinados nutrientes.
Para todos esses casos, mesmo as situações nas quais você se alimenta bem e não ingere medicamentos, a melhora da estrutura das unhas pode ser feita via tratamentos naturais. Em outras palavras, os cremes hidratantes, os bálsamos cicatrizantes e as receitas caseiras que misturam cremes e óleos fazem sim a diferença nas unhas e na pele ao redor delas. Os óleos que contêm a vitamina E costumam ser os que mais apresentam melhoras evidentes.
Confira abaixo uma série de óleos e, ao final, uma dica de uma receita caseira poderosa para deixar as suas unhas fortes e saudáveis em poucos dias de tratamento:
Óleos Com Vitamina E
A vitamina E é um hidratante natural a qual estimula a cicatrização das cutículas, reduzindo o aspecto ressecado da pele ao redor das unhas. Uma dica de uso do óleo de vitamina E é absorver um pouco do óleo em um cotonete e, então, esfregá-lo delicadamente contra as cutículas e as unhas por, pelo menos um minuto cada em cada dedo. Faça isso uma vez ao dia, por um mês caso esteja com problemas nas unhas ou, ao menos, uma vez a cada dez dias se você tiver unhas saudáveis.
Para quem tem uma vida agitada e, consequentemente, pouco tempo para se dedicar à vaidade, basta fazer o procedimento citado acima, vestir luvas de algodão – a qual potencializa o poder de absorção do óleo – e, em seguida, ir dormir. No dia seguinte lave as mãos normalmente e passe um creme hidratante para seguir com os afazeres do dia.
Uma alternativa ao óleo é a ingestão do suplemento de vitamina E, o qual pode ser consumido todos os dias.
Esse suplemento ajuda na nutrição das cutículas e das unhas, agindo de dentro do organismo para a superfície do corpo, ou seja, para a pele, os cabelos e as unhas. Esses suplementos combatem os radicais livres, os quais são um dos responsáveis pelo envelhecimento do corpo.
Quando consumida via suplementos, a vitamina E também estimula o crescimento D as unhas. Porém, como qualquer nutriente que não é ingerido através dos alimentos, ou seja, via medicamento, deve se conversar com um nutricionista para saber se essa suplementação é ou não indicada para você, pois há sim muitas contra-indicações em relação aos suplementos alimentares.
Azeite de Oliva
Sim, aquele mesmo que é utilizado para temperar saladas e diversas outras receitas também serve como um tratamento natural para as unhas. Você, provavelmente, possui um poderoso aliado dentro da geladeira e nem sabia. O azeite de oliva ajuda a fortificar as unhas, em outras palavras, evita que elas fiquem quebradiças. A dica para utilizá-lo é a mesma do óleo com vitamina E, antes de dormir, delicadamente, passe um pouco nas unhas e cutículas.
Faça esse procedimento com uma frequência conforme você sentir que seja necessária. Se as suas unhas estiverem muito danificadas, faça todos os dias, se estiverem apenas ressecadas, faça entre duas a três vezes na semana e, se estiverem saudáveis e bonitas faça uma vez a cada dez dias apenas por prevenção.
Óleo de Cravo
Como dito no começo do post, o compartilhamento de esmaltes e de utensílios para o cuidado das unhas pode transmitir bactérias, fungos e vírus facilmente. Do mesmo modo como outras partes do corpo, as unhas necessitam de cuidados frequentes, sendo a hidratação e a assepsia os mais necessários.
O Óleo de Cravo pode ser utilizado nas unhas por conta do potencial de ação contra bactérias e devido, também, a composição desse óleo ser constituída de Eugenol, uma substância com ação antisséptica e cicatrizante. Outra característica do Óleo de Cravo a qual também faz bem é unhas é o fato dele ser rico em minerais, em ácidos graxos e nas vitaminas A e C. Portanto, se você pretende recuperar ou manter a saúde das unhas, é fundamental fazer uso desse óleo.
Caso dormir com luvas de algodão ou meias nos pés seja um incômodo, outra sugestão é aplicar todos os dias o Óleo de Cravo nas unhas assim que terminar o banho. Não precisar lambuzar as unhas, bas ta uma pequena quantidade. O diferencial está na massagem feita, pois ela estimula uma melhor absorção do óleo. Após secar bem a pele entre os dedos e nos cantinhos das unhas, passe um pouco do óleo, massageie rapidamente e pronto.
Receita Óleo Natural Para Deixar As Unhas Mais Resistentes e Bonitas:
Para dar aquele trato rápido e eficaz nas unhas, fazendo com que elas fiquem mais bonitas e fortes, basta massagear todo o comprimento das unhas e a pele ao redor com esse óleo poderoso feito de uma misturinha com produtos fáceis de se encontrar em farmácias e casas de produtos naturais.
Você vai precisar de: duas colheres de sopa de óleo de amêndoas, uma colherde chá de de óleo de jojoba, dez gotas de óleo de alfazema, dez gotas de óleo de capim-limão. Misture bem todos os ingredientes e massageie delicadamente contra as unhas pela manhã e à noite. Para fazer um vidrinho dessa receita, basta aumentar proporcionalmente a quantidade dos ingredientes.