As pernas são muito importantes, pois sustentam o corpo, mesmo quando estamos sentados, pois dão todo o suporte para uma postura correta. Muitas pessoas sofrem com incômodos nas pernas, e não sabem que calçados apertados, desconfortáveis e de salto alto são responsáveis pelas dores rotineiras. Esteticamente, hidratar, movimentar-se e proteger dos raios solares, são imprescindíveis.
Doenças, Incômodos e Soluções
Má Circulação
É um problema que atinge ambos os sexos (mais comum nas mulheres e principalmente nas fumantes e diabéticas) e causa coceira e muita dor, quando o sangue passa pelas veias e artérias com muita dificuldade (culpa do acúmulo de gordura). É importante verificar constantemente os níveis de colesterol (LDL = mau colesterol).
Sintomas: Pele seca e escamosa; Coceira nas pernas; Varizes; Pés e tornozelos inchados; Pele esbranquiçada ou azulada nos locais afetados; Formigamento e dormência; Diminuição dos pelos; Pés e mãos frias e; Rachaduras nos calcanhares. Recomenda-se consultar um cardiologista, pois em alguns casos mais graves, pode culminar numa doença chamada trombose venosa profunda.
Trombose Venosa Profunda
Derrames e varizes são consequências desse mal, e pernas pesadas e dores fortes são sinais indicativos. É uma doença crônica caracterizada pela formação de um coágulo (trombo) nas veias mais profundas, e que causa muitas mortes por embolia pulmonar. A embolia pulmonar ocorre quando o coágulo se desprende da veia comprometida, fazendo com que vasos arteriais e pulmões fiquem obstruídos. Geralmente afeta apenas uma das pernas e na região da panturrilha (‘batata’ da perna), é perigosa porque os sinais de alerta podem passar despercebidos, por isso a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) todo ano lança uma campanha de esclarecimentos claros e objetivos que enfatizam as medidas preventivas.
Sintomas: Dor; Edema (inchaço); Vermelhidão; Calor anormal e excessivo e; Rigidez da área afetada. Possuem fatores de risco: Pessoas com 40 anos ou mais (a incidência é maior dependendo da idade); Obesos; Sedentários; Pessoas que usam roupas muito apertadas (principalmente em ambientes muito quentes); Pessoas com varizes; Pacientes recorrentes (trombose anterior); Pessoas com problemas de anormalidade genética no sistema de coagulação; Fumantes; Mulheres que tomam anticoncepcionais regularmente; Pessoas em tratamento de quimioterapia; Mulheres na menopausa e que fazem reposição hormonal; Gestantes; Cardíacos e; Pessoas internadas por um longo período.
Vasinhos
Consequência de problemas na circulação, 18% dos adultos convive com eles, e é cada vez mais frequente nos dias atuais. São causados por inchaços e podem indicar outros problemas como diabetes, hipertensão e insuficiência renal. Atividade física regular ajuda na prevenção, para tratar, são indicados tratamentos com o uso de laser (porque desidrata e seca vasos e varizes). Devem ser eliminados/tratados preferencialmente no inverno, para evitar cicatrizes futuras. Fatores hereditários são determinantes no surgimento dessas veias finíssimas, que podem aparecer em qualquer idade. Os hormônios soltam o tônus dos vasos sanguíneos, que se dilatam e ficam visíveis. Médicos afirmam que até os 70 anos de idade, pelo menos 70% das mulheres apresentam o problema. O aumento de peso piora ainda mais, pois faz com que o volume sanguíneo aumente e sobrecarregue as veias, e a ausência de atividade física, além de deixar a musculatura flácida, não beneficia o bombeamento do sangue, que consequentemente não pode se acumular e ficar congestionado, pois dilata as veias. Os anticoncepcionais e medicamentos para reposição hormonal dilatam as paredes das veias.
Varizes
São veias doentes, tortuosas, alongadas e dilatas, inicialmente são vermelhas e posteriormente azuladas e formam grandes nódulos. Causa formigamento nas pernas e pés, sensação de cansaço/peso nas pernas, e inchaço nos tornozelos. Nas mulheres, os sintomas pioram no período menstrual e na gestação. Com o passar do tempo, pode acarretar complicações, como manchas escuras nas pernas e pés, descamação da pele, sangramento, infecções e úlceras (feridas graves).
Algumas Causas: Hereditariedade; Gravidez; Obesidade; Tabagismo; Sedentarismo e; Alterações hormonais (anticoncepcional / reposição hormonal). Como dificultam a circulação do sangue, é indicado o uso de meias de compressão granulada, principalmente para quem passa muito tempo em pé ou sentada/o.
Dicas Para Aliviar e Evitar Dores e Incômodos
- Alongar pés e pernas com movimentos repetitivos;
- Sempre que possível, deitar com as pernas pra cima, pois ajuda na circulação e alivia o cansaço;
- Massagear os pés intensificando nas juntas e articulações;
- Lavar as pernas com água morna pra suavizar as dores e passar hidratante ou óleo relaxante;
- Priorizar sempre saltos mais grossos, pois distribuem melhor o peso do corpo;
- Usar sempre palmilhas para diminuir impactos (já existem no mercado as feitas sob medida);
- Evitar usar roupas muito apertadas;
- Evitar consumir sal e refrigerantes do tipo cola, por causa do sódio em excesso;
- Beber de 6 a 8 copos de água por dia;
- Ingerir mais fibras, frutas e verduras;
- Diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas;
- Checar constantemente os níveis do mau colesterol (LDL) e;
- Fazer drenagens linfáticas para a estética e possíveis incômodos causados pela retenção de líquido e falha na circulação.
Dicas Para Manter as Pernas Sempre Bonitas
- Priorizar um método de depilação segura, para evitar queimaduras, lesões permanentes e alergias graves (com laser é uma boa opção);
- Ter cuidado e não usar em excesso lâminas e cremes depilatórios;
- Hidratar pelo menos duas vezes ao dia para evitar descamações;
- Esfoliar a cada 15 dias é necessário, pois auxilia na circulação, elimina células mortas e evita os tão temidos/chatos pelos encravados (o ideal é esfoliar antes de depilar);
- Para prevenir celulites e evitar flacidez e gordura localizada, caminhadas, corridas, hidroginástica e musculação são ideais;
- Manter uma alimentação equilibrada para que as pernas não sofram com o peso extra;
- Beber muita água para a pele se manter hidratada naturalmente;
- Evitar usar calçados com salto pois reforçam as curvatura, quando usados diariamente resultam em inchaços, varizes, dor e desconforto e;
- Usar sempre protetor solar para evitar envelhecimento precoce da pele, a dilatação das veias e o câncer de pele (passar meia hora antes da exposição).
Os cuidados com as pernas devem ser feitos por homens e mulheres e em qualquer idade, os cuidados estéticos e os exercícios físicos garantem a beleza, mas o mais importante é o cuidado que vem de dentro para fora, consequência dos bons hábitos alimentares e da hidratação constante.
por Lucila Helena Farias