O Que é Circuito Aeróbico?

Se a sua proposta na academia é perder peso, a melhor opção para acabar com a gordurinhas, modelar o corpo e ainda ficar em forma e mais saudável é o circuito aeróbico. A maior parte das boas academias já tem esta opção em seus pacotes completos, mas nada impede de você fazer seu próprio circuito aeróbico em casa.

Circuito aeróbico nada mais é que um conjunto de exercícios voltados a estimulação do organismo, ou seja, acelerar o metabolismo e assim queimar calorias. Ele é mais acelerado, mais intenso e nem mais e nem menos cansativo que os demais tipos de malhação, apenas diferente. Reúne uma boa quantidade de atividades aeróbicas para acelerar a sua malhação e, assim, ter mais resultados.

Como É Feito Um Circuito Aeróbico?

O circuito aeróbico é um grupo de exercícios estimulantes e práticos. No geral, são indicados para quem não curte muito uma malhação tradicional e odeia a chatice de fazer exercícios sozinho, em uma rotina de pausa para começar de novo na solidão. Com o circuito, tudo fica mais animado e até estimulante.

Diferente da malhação tradicional, o circuito intercala exercícios aeróbicos com localizada. Assim, você terá trabalhado alguns músculos especificamente e ainda vai queimar calorias aos montes, estimulando o corpo como um todo.

O circuito envolve uma série de exercícios para preencher toda a musculatura, intercalando com alguns momentos de descanso, mas bem dinâmico. No geral, são elaborados por personal trainer ou orientador de academia, buscando priorizar o que o atleta precisa. Se ele quer ganhar massa magra e perder gordura localizada, a maior parte dos exercícios vai ser voltada para isso. O total do treino vai de 40 minutos a uma hora, não mais do que isso para não forçar demais a musculatura. Costuma ajudar bastante a quem quer perder medidas específicas.

As Vantagens de Optar Pelo Circuito Aeróbico Para A Malhação

Quem adora dinamismo e precisa forçar o metabolismo para acelerar, vai se dar muito melhor com o circuito aeróbico. Ele poderá substituir a sua aula de ginástica perfeitamente e sem prejuízos, pois você vai queimar do mesmo jeito. É indicado também para quem anda buscando uma malhação mais intensa e não anda tendo resultados positivos.

Outra das vantagens deste tipo de treinamento é que ele ajuda a movimentar diversos músculos ao mesmo tempo, evitando a fadiga e por isso lesão por esforço intenso em uma única área, o stress ósteo-articular. Você vai tonificar, perder e cuidar do corpo ao mesmo tempo, com saúde e segurança.

A principal vantagem do circuito é usar exercícios cardiovasculares, estimulantes da circulação. Isso aumenta a resistência, força e ao mesmo tempo potencializa a malhação. Você perde mais em menos tempo, e sem precisar usar estimulantes antes e pós treino.

Antes de Começar O Circuito, Aquecer É Crucial

Você pode eliminar os vinte minutos ou meia hora de esteira antes de começar a malhar se a ideia é fazer um circuito. Mas mesmo assim, faça alongamentos e aqueça ao menos com 10 minutos de bicicleta. O aquecimento evita lesões e ajuda a quem deseja começar uma carga pela primeira vez. Você está mandando a seu corpo a informação de que vai começar algo pesado e intenso, está na hora de se preparar.

Faça Um Lanchinho Antes

Sim, malhar sem comer queima mais calorias, mas também vai baixar seus níveis de glicose e aumentar a adrenalina. O resultado? Você vai passar muito mal com esse mix. O mais seguro é fazer um lanche leve 20 minutos antes, podendo ser uma vitamina apenas, uma pequena salada de fruta ou outros pequenos lanches como um pão natural e suco. Nada pesado e, se possível, sem qualquer gordura. Chama-se lanche pré treino e evita que seu corpo, queimando calorias intensamente, passe mal.

Faça Um Intervalo Entre Cada Exercício

De ao menos 15 segundos. Esse é o tempo indicado para seu corpo descansar, seu organismo repousar e o coração desacelerar. Vamos forçar, mas nem tanto, não é mesmo?

Como Montar Seu Circuito Aeróbico

Uma dica de circuito de exercícios é fazer um grupo de séries de três exercícios seguidos, com este pequeno intervalo indicado acima para depois começar uma nova série. Os grupos são formados por exercícios semelhantes em ritmo mas alternando a musculatura.

Pode ser por exemplo: levantamento de peso em supino inclinado para os braços, agachamento com peso na caneleira e abdominais infra. Cada exercício deve-se fazer uma série de 10 a 15, ir para o segundo e depois para o terceiro. Descanse 15 segundos e comece tudo de novo de um por um, até finalizar três séries. Aos já experientes, faça essa volta seis vezes e depois parta para a próxima etapa.

No Intervalo de Cada Série, Esteira!

Ou bicicleta. A regra é não perder o ritmo, intensificar a malhação e fazer seu corpo ganhar cada vez mais massa magra e perder gordura. A cada série, portanto, faça 5 minutos de esteira mais rápida, descanse um minuto e volte para a próxima rotina de exercícios.

Alterne Os Programas

A indicação é que seu professor faça o programa, pois ele vai escolher quais músculos estimular por circuito em cada dia. Por isso peça orientação para estimular um grupo de músculos por treino, alternando para um dia sim e um dia não. Você malha pernas hoje, por exemplo, e braços amanhã. Isso ajuda os músculos descansarem e evitam aquela dor chata depois do treino, comum em quem força demais.

Alterne Sempre Com Abdominais

É um ótimo exercício para finalizar séries de academia e costuma funcionar bem em quem tem preguiça de fazer uma série depois que sua rotina termina. E como o metabolismo está mais acelerado, você acaba acelerando a perda de calorias e gorduras nesta região do corpo. Acaba funcionando melhor que se você fizesse um pós treino.

A cada intervalo de série ou durante a série, faça ao menos 10 abdominais seguidos, mudando para supra, infra e laterais e assim você trabalha o corpo todo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.