A depilação feminina envolve um caso de amor e ódio no mesmo tempo: dói, incomoda um pouco até mesmo depois, mas é um mal necessário e vale a pena. Ter pernas, axilas e virilhas lisinhas faz parte da cultura da beleza brasileira, em especial com a chegada do calor e dos biquínis e roupas mínimas saindo do trabalho.
Mas mesmo com a popularidade dos métodos de remoção de pelos, algumas pessoas ainda tem medo de aderir ou ainda de mudar de metodologia por conta de alguns mitos. Verdadeiras lendas urbanas perpetuadas de amiga para amiga e na maior parte das vezes mentira ou resultado de alguém que usou a forma de depilar errada. Conheça alguns desses mitos envolvendo a depilação e a verdade por trás deles.
Cera Quente Causa Varizes
Mito. A varize é causada por uma vasoconstrição ou entupimento de vasos responsáveis pela circulação do sangue nas pernas. Os motivos que causam as varizes são diversos, como má circulação do sangue pela pessoa passar muito tempo sentada ou ainda problemas genéticos. Jamais uma cera quente irá causar isso.
Algumas mulheres temem que a cera possa romper um vaso e causar varizes. Mais uma lenda. A cera é extremamente superficial e por isso não tem capacidade de causar tamanho dano à sua beleza e saúde.
Cera Quente Causa Flacidez
Mito. A cera não possui esta capacidade. A flacidez é causada pela diminuição de colágeno da pele, bem como outros fatores como deficiência da mesma substâncias, responsável pela firmeza de sua pele. Uma criança, por exemplo, fazendo depilação, poderá fazer o método diversas vezes e não terá flacidez. O motivo é que sua produção de colágeno está em alta. Mas não teste: a cera é agressiva demais para a pele infantil e não é recomendado remover pelos antes dos 14 anos. Nem há necessidade.
Mas e aquela história que fazer a sobrancelha com cera pode causar flacidez na área? Outro mito. A pele da área não é tão sensível assim para ficar mole com uma cera. Esta região não deve sofrer com este método porque ele é mais agressivo, causa mais inchaço e você pode remover pelos demais. Controlar a cera quente na sobrancelha é bem complicado.
A Cera Quente Causa Uma Dor Horrível
Mito, mas nem tanto. A depilação com cera quente realmente dói um pouco, mas não é por conta da cera, e sim porque seus pelos estão bem firmes. Se você usava o método de depilação com lâmina, a dor será grande porque você costumava deixar os pelos crescerem sem cortar pela raiz, fazendo os fios crescerem mais grossos e mais firmes como proteção do corpo.
A cera quente remove o pelo na raiz, por isso dói mais. Mas com o passar do tempo e mais uso da cera, a dor será menor, porque seu pelo vai estar mais fino e vai estar ‘acostumado’ a ser puxado. Isso faz ele sair mais rápido e sem dor. O inchaço da pele, porém, não vai diminuir.
Uma dica para as mulheres evitarem a dor é fazer a depilação sempre depois da TPM. Durante o período pré menstrual, sua pele fica mais sensível, por isso a remoção de pelos é mais dolorosa. Faça dois ou três dias após o seu ciclo que a dor será bem menor.
Outra boa dica para fugir da dor é remover os pelos depois do banho. Com a pele hidratada com a água do banho, os pelos devem sair mais facilmente, causando menos dor. É uma ótima pedida para fazer a sobrancelha, local mais sensível.
A Depilação Com Cera É Sua Melhor Opção
Mito. Ela remove o pelo mais rápido e mais profundamente, mas o melhor mesmo seria a depilação com lazer. Isso porque ela não dói e os pelos vão morrendo aos poucos. Se sua pele responder bem, você pode não ter mais pelos na região. Ou seja: sem dor por um bom tempo. Este, portanto, é o melhor método a ser testado.
Mas é um mito que a depilação a lazer é definitiva. Se o lazer conseguir matar o folículo, ela vai ser. Mas isso não costuma acontecer. Seu corpo pode se reestruturar e por isso os pelos podem crescer normalmente, mesmo demorando um pouco mais para isso. Você pode passar mais se cinco anos sem pelos, mas eles podem voltar.
Reaproveitar Cera Quente É Seguro
Verdade, se for feito de você para você e com boa conservação. Mas se for em salão de beleza, é apenas uma forma do espaço faturar mais e por isso pode ser um risco para contrair doenças. O produto vai direto à sua pele e na puxada com papel ou plástico, você vai remover a camada protetora da pele, por isso terá problemas como possíveis inflamações. Pode ser a melhor pedida hoje, mas não costuma ser.
Se você for reaproveitar uma cera quente não usada, o melhor é guardar em um potinho que não troque ar com o ambiente e em um local com a temperatura estável. Prefira as versões roll on, mais bem seguras e por isso consideradas mais saudáveis para usar várias vezes.
Depilação Pode Causar Espinhas
Mito, mas tem um motivo realmente lógico para existir. Quando você remove o pelo pela metade como com a lâmina, ele pode encravar: uma pele se forma por cima e ele tende a crescer, mas não consegue. A pele inflama e se forma por cima do folículo uma pele com uma pouca quantidade de pus. Parece mesmo uma espinha, mas na verdade é outro tipo de inflamação. Logo, a confusão é considerada justa porque a aparência das duas inflamações é bem parecida.
Você Pode Fazer Depilação Com Cera Quente Quantas Vezes Quiser
Mito. O ideal é espaçar as depilações com intervalos de 28 dias cada. Sua pele tem a camada protetora fina removida com a cera quente, e com isso você terá uma pele realmente agredida se fizer depilação com cera em intervalos menores. O hiato de 30 dias é o ideal para fazer uma nova depilação.