As mulheres brasileiras dedicam uma boa parte do tempo delas para cuidar dos cabelos, é uma das coisas que elas gostam de fazer para se sentirem bonitas. Pintar, cortar, alisar ou relaxar os cachos, todas técnicas com produtos químicos, que fazem com que as mulheres consigam mudar de visual. E claro, de bem com espelho significa melhorar a autoestima. Porém, nem tudo é perfeito, uma vez que qualquer química, em exceção, pode ajudar de uma parte, mas danifica os fios da outra.
A brasileira, em geral, tem o cabelo cacheado e grande parte, ainda seco. E já faz um tempo que a moda dos fios lisos chegou e não parece ir embora tão cedo. Primeiro não tinha jeito, tinha que recorrer a escova normal, que no primeiro sinal de chuva, os fios voltavam a enrolar, depois veio as químicas com escovas que duram mias e com algumas que duram para sempre. Porém, para manter os fios lisos quando eles naturalmente são enrolados e ou crespos, além de dinheiro é necessário paciência e depois é preciso cuidar para que eles não sejam destruídos pela química. Não é por acaso que nós brasileiros estamos em segundo lugar no ranking mundial de população que gasta mais com produtos capilares do mundo.
Lista Básica de Sobrevivência e Dicas Para Manter Os Cabelos Bonitos Depois da Química
Coloque na sua lista produtos que não podem faltar para manter os fios bonitos mesmo depois de terem enfrentados tratamentos fortes com produtos químicos: shampoo e creme adequados ao seu tipo de cabelo, máscara de tratamento, reparador de pontas, mouse térmico e reparador de pontas, pente de pontas largas de preferência de madeira e use somente presilhas que não amassem os fios.
Agora veja as dicas que os profissionais dão as mulheres para conseguir manter o cabelo com química bonito e saudável!
1- Nunca lave os seus cabelos com água quente a temperatura ideal é a fria e no máximo, água morna. A água quente estimula que as escamas dos fios se abram com maior facilidade e quando isso acontece os cabelos ficam mais fracos. Neste caso, além de cair, começam a surgir as pontas duplas.
2- Com ou sem química a hidratação deve ser frequente. Se sem a química o ideal é a cada 15 dias. Com ela reduza o intervalo e faça uma vez por semana nos primeiros 2 meses depois da aplicação do produto químico.
3- Se o produto químico em questão é tintura, na hora de escolher o shampoo e o condicionador escolha os para cabelos tingidos. Esse produto é pensado para ajudar no fechamento das cutículas fios e isso faz com que a cor dure por mais tempo, evitando uma nova pintura em breve período, que significa mais uma agressão aos cabelos.
4- Faça o corte de manutenção, isto é, retire as pontas a cada 2 meses. Se as pontas duplas aparecerem faça o corte imediatamente. Até porque elas deixam os fios com um péssimo aspecto.
5- Dois fatores são grandes inimigos dos cabelos com química e fazem o temido frizz aumentar ainda mais: chuva e umidade do ar. Para evitar esse probleminha, prefira produtos que tenham grande concentração de hidratante. Não abra mão do protetor térmico antes da escova e do silicone depois de pronta. Se o cabelo for muito seco, além do shampoo, creme, caso você não faça escova, aplique um produto sem enxague, para protegê-lo ao máximo.
Mais Dicas Para Manter Os Cabelos Com Química Saudáveis
Não tem jeito, por mais que você opte por uma técnica de alisamento, pintura ou qualquer outra que prometa não agredir os fios, não é uma verdade 100% absoluta. Todos nós sabemos que produtos com química fazem mal aos fios e os rendem com menos brilho e menos bonitos.
É claro que existem químicas que danificam mais e outros menos, mas você só descobre isso quando termina ou semanas depois quando vê os fios quebrando e ressecado. O primeiro passo é fazer imediatamente uma boa hidratação depois de terminar uma química forte nos cabelos e depois seguir tratando.
Outra coisa, não faça uma química seguida da outra. Em um salão sério, com certeza o profissional te dirá qual o tempo de espera entre um alisamento e uma tintura, por exemplo, não insista e respeite os tempos. Em outros salões, pode ser que o profissional diga que poderá fazer tudo de uma vez, não aceite de jeito nenhum. Os fios precisam de um “ar” entre uma coisa e outra.
O mesmo serve para a escova. Se você acabou de fazer uso de um produto químico forte, o melhor a fazer é passar um bom tempo se agredir os fios com mais escova ou chapinha. Proteja-os também contra os raios solares e cloro de piscina.
Veja O Que Fazer Para Manter Os Cabelos Saudáveis Depois de Tingi-los, Descolorir ou Alisado!
1- Cabelos Tingidos:
Os cabelos quando são pintados precisam de cuidados especiais. Um dos principais componentes que uma tinta possui faz o efeito de mudar a textura dos fios. Para evitar que esse problema deixe os cabelos ressecados, faça a hidratação a cada 7 dias, pode ser até mesmo uma hidratação caseira. Depois da tintura, o corte a cada 3 meses também é recomendado, além do uso de produtos específicos para cabelos tingidos, que além de proteger os fios, aumenta o tempo de duração da tintura.
2- Cabelos Com Descoloração:
A química usada para descolorir o cabelo é muito forte faz com que os fios percam queratina e muita água, o resultado é o aspecto opaco e sem vida. Neste caso, todos os produtos devem ser escolhidos para cabelos que foram descoloridos, assim como a hidratação semanal e óleos para aplicar no comprimento dos fios, evitando o ressecamento.
Faça tratamentos de proteção em um salão de sua confiança para reforçar os fios.
3- Cabelos Com Alisamento:
Os alisamentos são feitos com produtos à base de guanidina de sódio, na prática significa que ele faz os fios perderem massa capilar, o que resulta em cabelos mais finos e com isso, mais quebradiços e com aparência “doente”. O alisamento é mais nocivo ainda quando é feito com produtos à base de tioglicolato de amônia, por exemplo, na escova definitiva, porque perde elastina e queratina.