Doenças de Pele no Verão: Como Evitar

A chegada do verão é uma época muito especial em qualquer lugar do planeta. Nesse período quase todos saem de férias e, em razão disso usam menos roupa, chinelos, sandálias e até se dão ao luxo de andarem descalços.  Nesse aguardado momento, além das coisas boas corre-se o sério risco de se ganhar lesões na pele, que podem até não serem aparentes nas outras estações do ano, mas podem estar lá há bastante tempo.

Essas lesões podem ser conseguidas em diversos momentos, na hora de colocar um biquíni ou uma bermuda, por exemplo. Em contrapartida, a seguida exposição da pele ao sol à areia e água permite o surgimento de diversos problemas cujo aparecimento é mais frequente no verão.

Os Males do Verão

A umidade aliada a temperaturas elevadas formam um ambiente extremamente propício para o aparecimento de doenças de pele, como já dissemos logo acima. Sabemos também que o aumento da transpiração e o calor ocasionam o desenvolvimento de várias bactérias e fungos:

-Ambos são microrganismos que se valem das condições mais favoráveis para aumentar e, com isso, desencadeiam um processo de infecção na pele.

O contato com várias pessoas em clubes e praias, assim como o consumo excessivo de alimentos em locais impróprios acarretam num risco muito grande para o contágio de doenças de pele. Em razão disso, o verão precisa de cuidados especiais para se defender do contágio de bactérias e fungos, e, desta forma garantir que a alegria não termine mais cedo.

Também são muito comuns as micoses que estragam e afetam as unhas, já que são contagiosas, visto que são causadas por fungos que absorvem a queratina, uma proteína que há na pele. Eles são os mesmos causadores das micoses de pele, popularmente chamadas de pé-de-atleta e frieira.

Em ambientes de uso coletivos, como piscinas, banheiros e vestiários, o melhor é sempre fazer uso de chinelos. Ainda é importante lavar e secar bem os pés, especialmente o vão dos dedos, antes de colocar sapatos fechados.

Como Fugir das Doenças do Verão

Conheça melhor algumas doenças do verão e saiba como se prevenir delas:

Acne Causada Pelo Sol

Durante a estação ensolarada é comum aumentar a oleosidade da pele, o que favorece o aparecimento da acne. Isso ocorre também pela exposição exagerada ao sol que causa lesões parecidas com pequenas bolhas de pus endurecidas, sendo que algumas delas são avermelhadas e doloridas, por causa da inflamação.

  • Como evitar esse problema – Faça uso constante de filtros solares, especialmente aqueles próprios para pele oleosa, aplicados em todos os momentos de exposição ao sol, antes e durante.
  • O impetigo – É uma forma de infecção bacteriana ocorrida na pele que é formada por bolhas cheias de pus que se rompem com rapidez. A infecção acontece com lesões na pele, como arranhões, picadas de inseto ou cortes que já estavam ali anteriormente. Toalhas e roupas também trabalhar como transmissores.
  • Como evitar o problema – O melhor é lavar as peças de roupa em água fervente e não ficar cutucando as feridas. Além disso, é prudente manter hábitos de higiene eficientes como lavar sempre as mãos e ainda não fazer uso de roupas e toalhas de pessoas estranhas.

Herpes Labial

Ele é uma infecção que surge decorrente de exposição solar exagerada, fadiga mental e física, febre, estresse emocional, e ainda outras doenças que enfraquecem a resistência. Acontece com maior frequência na região genital e os lábios, mas ainda pode aparecer em qualquer parte do corpo, apesar de não ser tão comum.

  • Como evitar – Usar uma proteção solar adequada é fundamental. É recomendado o uso de um protetor nos lábios, cujo FPS não seja menor que 30, e que seja reaplicado de hora em hora.

no images were found

Bicho Geográfico

Essa doença é causada por parasitas que vivem no intestino de gatos e cães. Quando esses animais defecam na areia ou na terra, logo são depositados os ovos que se transformam em larvas. Esses ovos entram na pele e causam a doença. A principal característica dessa doença é a existência de um túnel avermelhado e tortuoso, além de muita coceira.

  • Como evitar o problema – Mantenha sempre à distância de animais durante a visita a praia para que não aconteça o contágio. Também é recomendado não andar descalço em outros locais que sejam frequentados por gatos e cães.

no images were found

Outras Dicas Importantes

Outros temas têm de ter destaque especial nas lesões de pele mais conhecidas:

  • Maquiagens e perfumes não combinam com o ambiente de piscina e praia. Isso não está relacionado somente a estética, mas ainda a prevenção de possíveis reações alérgicas causadas pela mistura entre as substâncias das maquiagens e perfumes com a exposição solar.
  • As lesões de pele ocorridas no verão, muitas vezes ocorrem através de picadas de insetos e também de alergia ou ainda a irritação causada pelo uso de repelentes. Em razão disso, o mais prudente é evitar a circulação de insetos através do uso de telas e mosquiteiros.
  • Outro problema que sempre vem À tona no verão é a obrigatoriedade ou não do exame médico para se usar as piscinas públicas, condomínios e clubes. Ocorre que não há legislação que exija o procedimento, somente havendo leis menores e isoladas. Entretanto, a própria convivência em sociedade pode fazer com que regras sejam estabelecidas, e uma delas pode ser o exame médico para frequentar as piscinas comuns.
  • Além do exame médico é preciso que o condomínio ou clube faça corretamente o tratamento da água, usando os produtos específicos para isso.
  • Outra posição que pode ser tomada é somente entrar e sair dos vestiários usando chinelo de borracha, para evitar o contágio com resíduos contaminados, especialmente aqueles decorrentes de água parada.
  • Mesmo que se machuque e esteja longe dos grandes centros, não justifica tentar curar seu ferimento através do uso de pomadas, cremes, borra de café, ou óleo de cozinha. Ainda que a receita venha de uma pessoa conhecida ou até mesmo de um parente próximo. Saiba que atitudes assim são sempre responsáveis por agravar o problema e só causam transtornos.

Aproveite seu verão seguindo os cuidados básicos para evitar problemas futuros.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.