Ter unhas bonitas e saudáveis é uma tarefa de várias etapas. Com certeza a que mais exige a nossa atenção e cuidados diários é a da remoção do excesso de pele ao redor das unhas. É comum não sabermos o melhor modo de como se tirar cutículas corretamente. Como retirar a cutícula, quais os probleminhas de pele que podem surgir, como montar um kit ideal para o cuidado correto das unhas e uma listinha bem bacana de produtos específicos encontram se logo a seguir!
Retirando A Cutícula!
Qual A Melhor Maneira de Tirar A Cutícula?
Especialistas defendem que retirar a cutícula não é uma atitude saudável, pois a cutícula é uma proteção natural do corpo, visto que ela impede a entrada de bactérias no organismo. Porém, com cuidado e delicadeza, retirar apenas algumas arestas dá o acabamento perfeito na hora de passar o esmalte. Para remover as cutículas é preciso um alicate esterilizado de cutícula, uma espátula e um produto amolecedor de cutículas.
Primeiro deve se amolecer as cutículas. Em seguida devemos, antes de utilizar o alicate, empurrar a cutícula com a ajuda da espátula. Esse procedimento ajudará a desprender cutícula da pele, facilitando a retirada da mesma. Uma dica importante é retirar a cutícula rápido e de uma só vez, começando por um dos canto indo em direção ao centro e, em seqüência, finalizando até o outro canto.
E Se A Cutícula Estiver Inflamada?
Se a cutícula está inflamada a recomendação é a de não retirá-la. Pois deve se primeiro tratar a região inflamada. Para tratar, limpe bem o local e passe uma pomada anti inflamatória. O processo é para ser repetido até que a cutícula esteja totalmente cicatrizada.
Qual O Melhor Modo de Tirar A Cutícula Que Está Ressecada?
Para retirar as cutículas que está ressecada, as regras são as mesmas de uma cutícula inflamada. O primeiro passo é fazer o tratamento, para que então seja feita a remoção. Tratar as cutículas ressecadas é simples, basta utilizar produtos próprios para hidratá-las. Ao passar o hidratante diariamente, recomenda se massagear as cutículas, se possível duas vezes ao dia. O tratamento é para ser feito enquanto o ressecamento estiver aparente. Depois que estiverem bem hidratadas, retire do modo indicado anteriormente.
http://www.youtube.com/watch?v=vIeF7YrAun0
O Que Significam As Manchas Esbranquiçadas Que Aparecem Nas Unhas?
Essas manchas brancas podem ser o indício de que alguma coisa está errada com o nosso organismo. Podem significar desde micoses na própria unha, até doenças renais, anemia, cirrose ou psoríase. Em alguns casos, porém, não significam nada além de uma produção local excessiva de queratina. Já se aparecerem manchas escuras, estas podem denunciar a presença de um grave tipo de câncer de pele. Se uma lesão escura aparecer na sua unha, sem que tenha havido uma pancada no local, vale procurar um dermatologista.
O Kit de Unhas Ideal
- Uma lixa de unhas. Existem lixas de várias cores, com desenhos e tamanhos variados! Qualquer uma é usável, desde que sejam descartáveis. Elas devem ser trocadas com freqüência para evitar que fungos e bactérias se desenvolvam nas lixas.
- Uma alicate feita de aço inoxidável, para evitar que haja a formação de ferrugem e a proliferação de fungos e bactérias. Outro cuidado fundamental para barrar a transmissão de doenças é que a alicate nunca deve ser compartilhada com outras pessoas.
- Um palito descartável de madeira. Atenção para não utilizar o palito com força, pois ele pode empurrar as bactérias e os fungos para dentro da unha, causando micoses e outras doenças.
- Uma tesoura sempre esterilizada com éter ou álcool setenta por cento, a fim de evitar a proliferação de fungos e bactérias.
- Um potinho de água ou um chumaço de algodão embebido em água ou soro com um creme emoliente nas unhas para amolecer a cutícula. Se for utilizar o potinho, higienize-o muito bem.
- Uma espátula de material metálico, também, devidamente esterilizada com éter ou álcool setenta por cento. Essa ferramenta deve ser utilizada somente para empurrar a cutícula com muita delicadeza e, em seguida, se for necessário deve se apará-la, cuidando para não machucar a pele.
Produtos Específicos Para Tratar e Manter Unhas e Cutículas Bonitas!
Cera Nutritiva da Granado
Essa cera é produzida com cera vegetal de cereais associados ao leite de aveia e combinado com uma serie de silicones. Os ingredientes promovem a hidratação, a maciez e a regeneração das cutículas. Indica se a aplicação diária da cera nas cutículas.
Pomada da Bepantol
Essa é milagrosa! É uma pomada muito usada para curar assaduras, acelearar a cicatrização de tatuagens e na cicatrização de pequenas feridas. É um poderoso hidratante para a pele, logo, para as cutículas também. Recomenda-se utilizá-lo de duas a quatro vezes na semana.
Avoplex Nail & Cuticle Replenishing Oil by O.P.I
Esse produto tem a função de recuperar as unhas e cutículas e ainda hidratá-las, através da ação antioxidante de vários ingredientes. A aplicação do produto deve ser feita com apenas uma gota em sobre a ponta cada unha, massageando-a em seguida.
Manteiga de Karité Orgânica da L’Occitane
Essa manteiga como o nome já diz contém Karité em sua formula e é cem por cento pura, ou seja, não possui fragrância ou corantes artificiais. É indicada para peles sensíveis à química e muito secas. Pode se aplicar o produto tanto nas cutículas, como nos calcanhares.
Mira-Cuticle – Complexo Redutor de Cutículas da Avon
Esse é um complexo redutor de cutículas e que, ainda, promete hidratar e reduzir as cutículas pelo o uso freqüente do produto. Deve-se aplicar sobre as cutículas massageando-as. O produto pode ser usado com ou sem esmalte nas unhas.