Ter uma pia cheia de produtos ou um cesto com potinhos para todo o tipo de problema de pele ajuda bastante a ficar mais bonita, não é mesmo? Na verdade ajuda, mas não é tudo. O grande segredo mesmo da beleza é nutrir bons hábitos no dia a dia. Do que adianta usar os produtos mais caros se na sua rotina diária você faz tudo errado? Alguns hábitos devem sair da sua lista de afazeres se você quer ter uma pele perfeita e cabelo, bem como outros pequenos detalhes que fazem toda a diferença no momento de olhar no espelho.
Não Use Qualquer Shampoo
O shampoo abre as cutículas e remove a sujeira, hidrata os fios e trata de fato. O condicionador apenas fecha e deixa seu cabelo recebendo a nutrição. Logo, o shampoo é bem mais importante que o condicionador e por isso os cuidados na hora da compra são essenciais.
Usar o produto incorretamente pode causar mau aos fios. Como? Imagine que você tem cabelos secos. Você usando produto para cabelos oleosos, seus fios devem ficar ainda mais secos, pois um shampoo deste tipo é próprio para remover o excesso de oleosidade. Você pode mesmo estar limpando os fios, mas está também agravando o problema. Imagine agora que você tem fios oleosos e usa produtos para cabelos oleosos. Desta forma você está potencializando o problema, agravando ainda mais a oleosidade e causando caspa, queda, e outros problemas mais.
O segredo para comprar o shampoo certo é saber qual seu tipo de cabelo. Observe suas pontas, raiz e corpo do fio. Se ele cai muito, é cabelo fraco e quebradiço. Se é brilhoso e sempre parece sujo, é oleoso. Se é opaco e bem quebrado, é seco. Se tiver química, esqueça tudo o que leu e compre produtos para tratamento com química. Na dúvida, pergunte a um profissional da beleza e leia as inscrições na embalagem com cuidado.
Partilhar Maquiagem? Não!
Maquiagem é algo íntimo e pessoal. Você usa o produto e coloca um pouco dele no rosto e depois guarda o potinho. Isso é o suficiente para que bactérias proliferem e passem para o seu rosto. Por isso emprestar parece ser bacana, mas não é uma boa para a sua pele. Você não tem ideia da quantidade de fungos e bactérias que podem ser transmitidas apenas emprestando a sua maquiagem.
Usar Maquiagem Vencida
Alguns maquiadores e até mesmo fabricantes comentam que a vida útil de uma maquiagem não é tão longa quanto o indicado na embalagem. O correto seria renovar alguns itens ao menos a cada seis meses depois de aberto. Mas como o custo de tal limpeza na maleta de maquiagem é bem caro, ao menos não tente usar maquiagem vencida, e nada de truques para prolongar o vencimento como colocar na geladeira ou limpar a parte de cima. Venceu? Joga fora.
A maquiagem entra em contato com a pele, e por isso absorve bactérias dela e do meio ambiente também. Os seus conservantes o protegem um pouco disso, mas apenas enquanto o produto ainda está no vencimento.
Dormir de Maquiagem? Jamais!
Todo mundo sente aquela preguiça depois de uma festa, e remover a maquiagem é mesmo um suplício. Mas para a saúde da sua pele, pense em tirar tudo. Sua pele absorve o que está nela. E oito horas com resto de maquiagem na face vai deixar seu rosto gorduroso, sujo e podem surgir espinhas e outros problemas.
Fumar? Pense Em parar.
Não é apenas ao seu corpo por dentro que o cigarro faz, mas também a sua beleza e por diversos motivo
s. Seu cabelo absorve a fumaça, ficando fraco, sujo e também oleoso porque precisa se proteger de algo nocivo como a queima da nicotina. Sua pele também fica mais gordurosa pelo mesmo motivo. As pontas dos dedos ficam amareladas e suas unhas ficam mais fracas também. Acho que você não precisa de mais motivos para pensar, não é mesmo?
Usar Roupas Apertadas Demais? Deixe Disso!
Todo mundo quer forçar um pouco o corpo e provar que ainda usa aquela calça 38 mesmo sabendo que 40 é o mais confortável para o seu corpo. É apenas um número, você pensa, mas não é bem assim. Roupas apertadas, além de não serem elegantes, também são péssimas para a postura corporal e circulação sanguínea. Vasos podem obstruir se você continuar usando peças apertadas por um período prolongado de tempo e seu corpo pode se adequar a prender a barriga, e marcas vão surgindo na cintura, por exemplo.
Roer Unhas
Todo mundo sabe que roer unhas faz mal, e não apenas para a estética. Quando você corta a unha com os dentes, acaba por cortar a fibra da unha de forma errada, e ela deve perder algumas camadas ou ter um crescimento desigual. O resultado disso é que sua unha pode crescer de forma errada, com descapamento e quebrar com bastante facilidade. Além do aspecto estético, que você sabe que não é nada agradável.
Não Usar Protetor Solar? Jamais!
O protetor solar é um daqueles melhores amigos da pele que todo mundo acha que pode viver sem, mas não é bem assim. O protetor é responsável pela hidratação e também proteção contra os raios nocivos, que sempre estão lá, até mesmo nos dias nublados. O ideal é ter um vidrinho no bolso e fazer uso a cada 4 horas na reposição, usando não apenas quando se vai a praia, mas todos os dias mesmo!
Lavar O Cabelo Todos Os Dias? Depende.
Se seu cabelo for extremamente oleoso, lavar todos os dias é mesmo necessário. Mas se não for, o segredo é lavar a cada dois dias. A gordura produzida por seus fios é necessária para se ter um cabelo hidratado e protegido, por isso é preciso deixar seu cabelo sujinho mesmo ao menos por dois dias. Mas estender esse período por mais tempo deve causar mau também aos cabelos, deixando-os fracos e quebradiços. Mantendo a rotina de lavar um dia sim e outro não está de bom tamanho.