Quem gosta de um bom e revigorante banho de mar, já deve saber de todo seu potencial terapêutico e de o quanto essa prática pode ser saudável para adultos, crianças e idosos. A água do mar possui em sua composição diversas substâncias que tem a capacidade de deixar o corpo relaxado, tirando dores e reenergizando todo ele.
Propriedades Terapêuticas do Banho de Mar
A água salgada dos mares e oceanos possuem diversas propriedades terapêuticas, que são capazes de conseguir resultados assombrosos em todo o nosso organismo. O banho de mar é um tratamento tão antigo quanto a humanidade e está à nossa espera, sem que para tal seja necessário grandes gastos ou qualquer requisito especial.
A talassoterapia termos que tem sua origem no grego thàlassa, cujo significado é mar, sendo reconhecido como o conjunto de benefícios que nos brinda o mar. Esses benefícios encontram-se basicamente no banho de água salgada e ainda no tempo que se permanece sobre a areia da praia. Esta terapia se mostra muito mais eficaz se for realizada durante o período da manhã.
Ao nos encontramos rodeados pela água do mar, produz-se na pele, por osmose, (mudanças de substâncias em todas as direções dela através de uma membrana), uma grande regeneração de elementos, principalmente realizados através do iodo e do sódio. Isso ocorre mediante o movimento das ondas, quando o mar exerce sobre o corpo uma ação bastante tonificante, sendo reconhecida como uma hidromassagem natural.
A Talassoterapia – Terapia do Banho de Mar
A partir dos quarenta anos de idade, tanto os homens como as mulheres começam a sentir o peso dos anos e desejam que o fim de semana chegue mais rápido para poder se libertar das tensões do dia a dia. Estes primeiros sintomas de stress e cansaço são o sinal de que devem iniciar uma terapia de talassoterapia, com um período mínimo de oito dias. Um tratamento com a água marinha pode provocar uma verdadeira ruptura com o quotidiano e leva a uma profunda mudança de ritmo no organismo.
Durante os primeiros dias do tratamento haverá uma necessidade de dormir umas horas a mais, mas em pouco tempo depois o corpo recupera do mar os minerais que foram perdidos com o tempo, principalmente o magnésio, o cálcio e o fósforo. Durante este período a fome aumenta, assim como a sede e também o bom humor.
O ideal seria se banhar durante as primeiras horas da manhã durante ao menos uns 30 minutos, e outro às 10 horas da manhã, por um tempo aproximado de 10 minutos e ainda por uma terceira vez por volta das 16 horas da tarde.
No entanto, não é necessário ir ao mar para se beneficiar da talassoterapia, basta para isso ir a uma piscina de água salgada, o que, por diversas razões, é bem mais preferível para pessoas com idade superior a 60 anos, por não oferecer os riscos da onda do mar.
O Banho de Mar e Liberação das Energias Ruins
Como vemos a crença de que um bom banho de mar pode ajudar a descarregar as energias negativas não é apenas uma lenda. Além de possuir boas propriedades, a junção da água com a quebra das ondas no corpo promove por si só uma drenagem linfática natural e ainda estimula a circulação sanguínea e promove uma esfoliação da pele.
A água do mar é composta por aproximadamente oitenta elementos químicos, sendo responsável por aliviar, principalmente, as tensões acumuladas nos músculos, graças à enorme quantidade de sódio em sua composição, por isso, entre outros benefícios, também é considerada energizante. A massagem que as ondas fazem em todo o corpo estimula a circulação sanguínea periférica, com isso ocorre o aumento da oxigenação das células.
Doenças Que São Tratadas Com O banho de mar
A água do mar é usada para tratar vários tipos de doenças como:
- -artrite
- -osteoporose
- -reumatismo
Todas elas são tratadas graças à presença de diversos minerais presentes na água, como o zinco, cálcio, silício e magnésio. O sal marinho é profundamente rico em cloreto de sódio, potássio e magnésio, e possuir propriedades cicatrizantes e antissépticas ajudando na manutenção da saúde e na diminuição das dores.
Muito rico em cloreto de sódio, o sal do mar tem propriedades cicatrizantes maravilhosas, especialmente por conter também potássio e magnésio. Mas, caso você more longe da praia e, por isso, não possa desfrutar de um belo banho de mar, ou ainda seja lá qual for o problema, experimente fazer uma simulação em casa, é uma técnica não muito conhecida, mais promete também fazer milagres.
Como Simular O Banho de Mar Em Casa
É apenas um simples e banho de sal que possui quase os mesmos benefícios que um banho de mar daqueles tradicionais, pois promete aliviar o stress, e as tensões do cotidiano. Para isso, basta tomar um banho de sal grosso, é simples e prático, é só fazer uma salmoura com o sal grosso e, logo após o banho deixar o sal escorrer pelo corpo, embaixo mesmo da água da ducha, ou se você tiver uma banheira em casa coloque um pouco de sal grosso e encha de água.
Esse banho de sal pode até mesmo eliminar toda energia negativa e stress que podem estar acumulados em seu corpo, especialmente por conter nutrientes e sais que são capazes de produzir essa liberação.
Aproveite o Banho de Mar
Como vivemos em um país onde há verão quase o ano todo, e quase sempre as pessoas buscam a praia para se divertir e passear com a família, o banho de mar acaba sendo um processo curativo de dores e reúne toda a galera na maior alegria e folia. O que muita gente não sabe é que a água do mar pode divertir e curar e isso é a grande sacada do banho de mar.
Então, se tiver oportunidade, vá há praia e deixe nas águas todos seus problemas e doenças e volte para sua família e sua casa totalmente renovado e rejuvenescido, para enfrentar o dia a dia, bem como os problemas que vierem a surgir com ele.