Cuidados com a pele devem ser tomados o ano inteiro, especialmente aqueles que dizem respeito a proteção solar, pois o sol já se mostrou ser um grande vilão para a pele e também para a saúde quando tomado em excesso e em horários errados. Mas quando vamos à praia é bem difícil de conseguir seguir à risca todos os cuidados necessários, por isso, fizemos um apanhado do que é preciso ser feito para manter a pele sempre bonita e bem tratada na praia.
Como ter a Pele Bonita e Bem Tratada na Praia
Ter uma pele bem cuidada é um dos fatores principais para se conseguir realçar a beleza da mulher e do homem, e para isso é necessário sempre estar se cuidando e também adotar uma rotina firme, que beneficie a manutenção da saúde da pele: procurando usar os produtos que sejam mais adequados, alimentando-se de modo saudável, evitando os maus hábitos alimentares e de vida; claro que contar com a ajuda de especialistas no assunto também ajuda muito.
Um dos maiores desafios da beleza é conseguir conciliar a vontade de ter uma pele bonita e com uma cor uniformizada, com aquele toque aveludado perfeito, livre dos indesejáveis pelos, e ainda de manchas ou mesmo de danos. Mas, o desejo incontrolável de se aventurar ao sol e curtir uma bela praia sempre falam mais alto.
No entanto, é perfeitamente possível aliar as duas coisas sem medo, desde que tomados todos os cuidados com saúde da pele antes e depois de passar pela exposição solar e mesmo dos longos e relaxantes banhos de águas salgadas.
Para conseguir evitar e se livrar das queimaduras, alergias, insolação, e o terror do envelhecimento precoce e, ainda do câncer de pele, confira as dicas abaixo:
Faça Sempre uma Esfoliação em Toda a Pele
aproveite para fazer isso uma semana antes de ir à praia e use para isso a bucha vegetal, aplicando em conjunto algum produto que tenha ação esfoliante ou, se preferir, faça um tratamento com a esteticista, como um peeling, por exemplo. A esfoliação funciona muito bem atuando na retirada das células mortas da pele, especialmente se usados os produtos que tenham partículas que promovam a conhecida microdermoabrasão, contribuindo para a ocorrência de uma pele que possua uma coloração mais uniforme quando for submetida ao bronzeamento típico do verão e da beira mar.
Além disso, outro ponto positivo da esfoliação é que ela desencrava os pelos o que vem a garantir um resultado melhor na hora da depilação, e ainda ajuda a absorver melhor as substâncias boas dos hidratantes e também dos protetores solares.
Cuide das Manchas de Pele
Todos que têm manchas na pele devem bem saber que, quando não tratadas adequadamente, expor-se ao sol sem proteção pode vir a agravá-las. Então, para não deixar de aproveitar tudo o que a praia tem de bom em razão das manchas, o melhor é buscar a ajuda de um profissional especializado no assunto, ou seja, de um dermatologista e, com ele, fazer um tratamento adequado em uma determinada época do ano em que não se tenha em mente os banhos de mar e sol.
Mas se o verão já bateu a porta e você ainda não teve tempo para combater suas manchas da pele ou até fez o tratamento, no entanto faz apenas poucos dias é importante ter sempre a mão alguns aliados de peso: o protetor solar, o guarda-sol e o elegante chapéu. Eles poderão lhe ajudar na proteção, mas lembre-se que mesmo debaixo do guarda sol, a luz solar que é refletida na areia também tem capacidade de queimar e atingir a pele.
Use Corretamente o Protetor com Filtro Solar
Muitas pessoas cometem o terrível erro de passar o protetor solar apenas em algumas partes do corpo e ainda o pior, somente uma vez e logo ao chegar à praia. Isso não é o suficiente. É preciso passar o produto em todo o corpo, com um fator de proteção de seja adequado ao tipo de pele, bem como repetir a aplicação a cada duas horas e se tomou vários banhos de mar ou suou muito, a aplicação deve ser em menos tempo.
Por isso, é importante também seguir a recomendação do fabricante contida nos rótulos dos filtros solares, já que ela é indicada pelos dermatologistas. Nela está escrito que o produto deve sempre aplicado a 30 minutos de antecedência do banho de piscina, mar ou da exposição solar e, se possível, reaplicado a cada duas horas ou todas as vezes que sair da água, para que mantenha sua proteção e eficácia.
Além disso, áreas especiais como axilas, orelhas, peito do pé, couro cabeludo (para os carecas ou que tenham cabelo raspado) e pescoço e, também devem ser protegidas com a aplicação do filtro solar. Lembrando que mesmo com o uso do filtro solar deve-se evitar sempre os de banhos de sol e mar entre o horário das 10 e 16 horas.
Escolha o Filtro Solar Adequado Para seu Tipo de Pele
Antes de comprar o protetor solar, analise todas as especificações contidas no rótulo do produto. Por isso, busque aqueles que protejam sua pele de todos os tipos de raio, ou seja, o UVB e o UVA, já que o UVA é capaz de provocar o envelhecimento precoce da pele e também o câncer quando atinge a segunda camada da pele; já o raio UVB pode vir a provocar queimaduras sérias na pele.
Para saber ao certo qual é o fator de proteção adequado para sua pele consulte antes um dermatologista, entretanto, se não tiver como fazê-lo imediatamente ou não queira gastar com uma consulta somente para tirar dúvidas quanto ao uso do produto correto, para sua segurança e saúde, opte por usar um protetor solar que tenha FPS 30 ou maior.
Se você tem a pele muito oleosa, não se deixe enganar usando protetor solar normal, na esperança de que todas as espinhas sequem ao sol; escolha um produto que seja oil free e assim evite irritações maiores ainda em sua pele.