Você já ouviu falar do iluminador? Caso não, talvez esteja perdendo os proveitos de um dos itens mais modernos para constar em sua maleta de maquiagem. O produto é simples de ser aplicado e um grande auxiliador de peles que não veem uma praia há muito tempo. Ajuda a realçar os traços e deixar seu rosto com um make up se não perfeito, ao menos muito próximo disso.
O iluminador é uma ótima dica para a maquiagem do estilo natural. Os maquiadores profissionais andam aderindo bastante ao uso do produto com o make up do tipo básico, para o dia a dia ou rotina de trabalho ou para apenas esconder imperfeições na pele. Por que? Porque ele deixa a pele com tom bronzeado e aparência mais jovem, ideal para quem vai para festas no verão e quer optar por uma maquiagem menos artificial, realçando se não sua beleza, sua nova beleza com o uso de produtos para maquiagem.
Para Que Serve o Iluminador da Maquiagem?
O nome deixa claro o seu uso: iluminar o rosto. Usado no mesmo tom da pele ou um pouco mais claro, dá brilho, uniformiza o rosto e realça a sua beleza. Seu nome iluminador vem do fato de dar um bronze artificial ao rosto, deixando a pele de forma semelhante a um banho de sol saudável. Deixa um tom dourado em alguns casos, sendo ótimo para peles negras ou do tipo asiática em tom amarelado e sem vida.
O produto começou a ser usado como um truque de desfile de moda em passarelas de roupas de praia. A maior parte das modelos não possui tempo disponível para ir até uma praia real ou bronzeamento artificial, e acaba por ter que recorrer a um bronze simples para realçar as peças de roupa. O produto acabou pegando e indo parar nos nécessaires de maquiadores profissionais e o público a aderir ao uso no dia a dia.
Tipos de Iluminadores
Antes de aprender a como usar o produto, é essencial qual levar para a maquiagem. Eles podem ser comprados em lojas em formato liquido, em pó e creme. A escolha de qual formato varia muito do uso e do clima. Em dias mais quentes, o delineador em pó pode ser usado tranquilamente pois fixa muito bem na pele seca e dura o tempo adequado e necessário. Já em dias mais frios, a pele fica mais gordurosa, então o produto tende a sair mais rápido, sendo mais recomendado o uso do produto em formato em creme e livre de óleos (oil free).
O iluminador liquido sai mais rápido da pele, principalmente para quem transpira bastante, por isso é mais indicado para o dia a dia e em locais que você possa retocar a maquiagem. Pode ser usado para trabalho e lazer, desde que você possa reaplicar o produto a cada quatro horas, por exemplo. Para quem for usar o produto à noite, o mais indicado são os modelos em pó, pois fixam mais e são bacanas para evitar a pele gordurosa.
Onde Usar o Iluminador No Seu Rosto?
Depende bastante do efeito desejado. Se você quer uma pele uniforme, o melhor é usar no rosto todo em uma camada fina para deixar o visual o mais natural possível. Alongue a aplicação do produto para peitoral também se for usar roupas decotadas, evitando assim problemas como a criação de um visual semelhante a uma máscara.
Caso queira apenas realçar os traços, use na região da testa, nariz e bochechas em camadas finas e depois de aplicar a base. Não exagere, sempre olhando no espelho para tentar obter o visual o mais natural possível.
Usando o Iluminador Para Eliminar Olheiras
Cansada de uma noite mal dormida? Use um iluminador! Uma camada fina em um tom mais claro que sua pele na região abaixo dos olhos vai ajudar as olheiras a irem embora. Aplique algumas gotas, espalhe com o dedo e use um lápis delineador para deixar o visual mais performático. As olheiras devem sumir na hora!
Para Os Olhos Naturais Mas Ainda Assim Destacados, Aplique Iluminador Como Sombra
A combinação de iluminador e delineador pode ser bacana para destacar os olhos e fazer uso da maquiagem natural. Use uma cama fina de iluminador na região das pálpebras e espere secar para depois aplicar o delineador com traços finos e marcantes. Ninguém vai saber que você está com o produto e vai parecer que seus olhos são assim mesmo: sempre lindos e marcantes. É como usar uma sombra com o tom da sua pele.
A Escolha do Tom do Iluminador é Muito Importante
No ato da compra você deve encontrar algumas cores básicas de iluminador. Qual escolhe? Depende do seu tom de pele e efeito desejado. A pele morena ou negra pede iluminadores mais escuros e marcantes como o tom dourado e bege escuro para transparecer natural e ao mesmo tempo marcante, como um bronze de praia mesmo. Já a pele branca do tipo asiática pele um iluminador rosa ou vermelho bem claro para destacar o rosto e dar mais vida ao se olhar. O coral é uma boa tonalidade para todos os tipos de pele, devendo ser usado em menor ou maior intensidade de acordo com o efeito desejado.
O cobre também é um tom bem próximo ao bronze de praia, por isso combina com quase todos os tons de pele, em especial com a pele negra. Para quem não lembra, cobre é muito próximo ao ouro queimado, dando um tom ferrugem à pele, o mesmo alcançado com a exposição ao sol da pele negra.
Aplique o Iluminador Sempre Após a Base
A base é o fundamento da maquiagem, então o iluminador deve vir depois dele. Deve vir antes da sombra e depois do corretivo facial. A ordem indicada por profissionais da beleza é: primer, base, corretivo e iluminador, para depois partir para os pequenos detalhes como delineador para olhos, sombra, batom e blush, caso use. Caso erre em excesso de iluminador, leve o rosto com loção adstringente ou água e sabonete para o rosto e comece tudo de novo.