O verão é um tempo para se divertir, sair de casa e curtir uma praia. O clima quente convida todos a uma praia ou uma piscina com o sol a brilhar sempre tão intensamente no céu. Mas, além de pessoas, alguns micro organismos parecem que também amam o verão e escolhe esta época para atacar. Os fungos são um deles, que adoram surgir nas épocas mais quentes e atrapalhar a curtição de férias perfeitas. Os fungos podem prosperar em lugares úmidos como as axilas e região da virilha durante o verão por causa do calor e suor. Confira algumas dicas sobre como evitar infecções fúngicas (infecção causada por fungos) neste verão.
Mantenha a Pele Seca
Infecções causadas por fungos, como micoses e pé de atleta, geralmente florescem em áreas da pele que estão úmidas. Assim, depois de tomar um banho é muito importante ter o bom hábito de secar a pele corretamente antes de vestir sua roupa de baixo e roupas normais. Como as pessoas suam muito durante os dias mais quentes do ano, também é melhor mudar constantemente sua roupa após o exercício ou se molhar. Você não quer manchas pruriginosas da pele se desenvolvendo em áreas como a virilha, axilas e dobras cutâneas, não é mesmo?
No inverno você pode reaproveitar uma calça ou camiseta se o uso ainda permitir, mas evite isso no verão. Usar a mesma camiseta úmida de suor por um longo período de tempo é montar um terreno fértil para os fungos prosperarem. Ao invés disso, tente sempre trocar de camiseta depois de malhar se a academia é longe de casa, por exemplo.
no images were found
Não use Roupas Muito Apertadas no Verão
Você pode se sentir sexy em sua calça jeans skinny, mas certifique-se de estar fornecendo à pele por baixo algum espaço para respirar e se secar do suor. Seria melhor, pelo menos durante as estações quentes, usar roupas soltas e mais leves. Além disso, você também deve escolher uma roupa com tecido que é respirável, como o algodão.
Algumas mulheres particularmente sofrem no verão com um fungo chamado cândida, conhecida como doença chamada candidíase. Este fungo se acumula nas partes intimas femininas pelo suor constante e falta de circulação de ar, comum em pessoas que usam bastante calça jeans. É comum surgir em mulheres que usam muita calças apertadas com coceira, vermelhidão e em casos mais graves um ardor ao urinar. Homens podem ter a infecção também, que também é uma DST.
Troque Suas Meias e Roupas Íntimas Diariamente
Se você não quer ter uma batalha com uma coceira irritante causada por uma infecção fúngica, não se esqueça de mudar cuecas, calcinhas e meias com frequência diaria. Além de ser higiênico, quem muda regularmente as meias-calças e cuecas pode prevenir a infecção causada por fungos. Se você já está sofrendo de uma, mude suas roupas diariamente, especialmente aquelas com contato direto com a sua pele, não só evitar que a infecção se espalhe para outras partes do seu corpo, mas também parar o agravamento da infecção.
Infecções causadas por fungos podem ter um ciclo vicioso. Você toma remédio e passa a pomada na região mas volta a usar uma meia suja com os fungos instalados. Eles voltam a atacar a região e lhe infectam de novo. Com maus costumes como não trocar a roupa suja, você pode sofrer meses com a doença.
Não Compartilhe Pertences Pessoais
Toalhas, pentes de dentes, escovas de cabelo são coisas que você não deve dividir, mesmo com marido ou irmão. Como mencionado anteriormente, uma infecção de pele causada por fungo pode se espalhar facilmente, mesmo por apenas entrar em contato com objetos pessoais usados por uma pessoa infectada. Por exemplo: um problema de fungos conhecida como micose do couro cabeludo pode se desenvolver em seu marido ou esposa. Daí escovas, pentes e outros equipamentos para os cabelos se infectam e podem transmitir os fungos para outras pessoas.
Alterne Seus Sapatos
Uma das razões pela qual os homens são afetados mais com o fungo conhecido como pé-de-atleta do que as mulheres é devido à propensão dos homens de usar os mesmos sapatos todos os dias. Para evitar este problema no pé, é preciso deixar o interior de seus sapatos secar adequadamente antes de usá-los novamente. Seria melhor evitar o uso do mesmo par de sapatos todos os dias. Em vez disso, tente alternando o uso de diferentes pares de sapatos.
Uma boa dica é sempre enxugar bastante os pés antes de colocar os sapatos. Os fungos se proliferam em ambientes úmidos. Se você calça a meia em um sapato fechado, o pé vai continuar úmido o dia todo, causando uma infecção por fungos.
Verifique o Nível de Glicose no Sangue
As pessoas que são diabéticas ou têm níveis elevados de açúcar no sangue também são propensas a contrair infecções causadas por fungos mais facilmente que outras. Parece que esses microrganismos também adoram o açúcar. Assim, você deve ter cuidado com o que você come e tentar manter um nível normal de glicose no sangue para evitar determinados tipos de infecção mais graves.
De qualquer forma, problemas de pele são a menor das suas preocupações se você tem diabetes, porque se você não mantiver o seu sangue em taxas baixas, pode desenvolver complicações, como cegueira e doenças cardíacas.
Use Fibras Sintéticas
Se você for praticar esportes, prefira usar roupas feitas a partir de fibras sintéticas que absorvem o suor do corpo. As mais modernas lojas de roupas para esportes oferecem este tipo de tecido. Este tipo de tecido ajuda a manter a pele seca e secam mais rápido que os demais.
Pare de Roer Suas Unhas
Um dos tipos de infecção causada por fungos mais difícil de eliminar é o fungo do prego. Pessoas que gostam de morder suas unhas costumam desenvolver este tipo porque tal fungo pode entrar em qualquer rachadura ou ferida nas mãos e cutículas.
Procure um Profissional se Tiver Coceira em Locais Úmidos
Algumas infecções somem, mas podem voltar. O melhor é combater de forma adequada: com remédios orais, locais ou os dois. Um profissional irá avaliar qual o melhor método para você de acordo com seu caso e receitar os medicamentos adequados.