Tocar por alguns instantes os pés todos os dias, lhe traz a imediata sensação de relaxamento e também bem estar. Se você utilizar isto seguindo pontos de uma técnica chamada reflexologia, uma prática milenar bastante utilizada e o efeito é excelente ajudando a aliviar dores e estresse.
Para Que Serve?
A massagem é geralmente lembrada como um remédio para muitas dores nos pés, desde dores de câibras repentinas ou mesmo dores contínuas devido a gravidez por exemplo. Existe um grande segredo para isso, procure massagear os pés mesmo que não esteja dolorido, é uma ótima alternativa para prevenção.
Uma boa razão pois ela é bastante agradável, a massagem também deixa os pés muito mais saudáveis, além de se exercitar os músculos estimulando o fluxo sanguíneo. É um ótimo remédio preventivo, quanto mais fortes e flexíveis forem os músculos dos pés, menores são as chances de que eles fiquem cansados ou mesmo sofram algum tipo de lesão enquanto você estiver caminhando ou mesmo fazendo algum tipo de esporte.
A massagem é uma grande ferramenta aliada na recuperação para aqueles que recentemente fizeram uma cirurgia nos pés por exemplo, levando mais sangue a massagem ajuda a acelerar a regeneração de nervos e tecidos além de curar os músculos lesionados.
Uma Ajuda
Sem dúvida alguma a massagem para os pés fica muito mais agradável quando alguém fizer em você. Porém isso nem sempre é possível, e a seguir daremos algumas dicas de como fazer esta massagem.
Passo a Passo da Massagem
Antes de fazer uma massagem, é interessante se relaxar os músculos os aquecendo. Você ainda poderá fazer isso com uma compressa quente. Ou mesmo se preferir deixar os pés de molho em água morna por 15 minutos.
Uma terceira opção é deixar os pés embaixo da água corrente por dez minutos, aumentando gradualmente a temperatura e a quantidade de água, cuide para não deixar a água muito quente e em seguida procure diminuir a sua temperatura.
Antes de realizar as massagens procure apoiar um pé sobre o joelho da outra perna e vire a sola para você. Procure espalhar creme hidratante nas solas ou nas mãos. Utilize os polegares massageando as solas em movimentos profundos e circulares. Procure começar na região logo atrás dos dedos, a massageie em direção aos calcanhares.
Procure se concentrar nas áreas pequenas, quando finalizar a sola vire o pé e massageie o peito, ainda se utilizando dos polegares procure trabalhar pequenas áreas e massageie todo o pé.
Ao finalizar a massagem vá para os dedos. Procure puxar cada um deles, lentamente, procure os massagear torcendo suas laterais, trabalhando da base do dedo para fora, procure o mexer para trás e para frente. Repita o procedimento no outro pé.
Se por acaso a sua rotina não permite que você realize uma boa massagem, algumas dicas são interessantes para aumentar mais a circulação e dão aos pés uma sensação de formigamento.
Primeiramente procure apertar toda a lateral externa do pé, basta bem suavemente nas solas, com as costas da mão ou mesmo com a mão fechada, procurando fazer isso ao longo de sua sola.
Em seguida utilize as duas mãos para virar o pé em direções contrárias, torcendo o pé como se fosse uma esponja.
Se por acaso algum lugar de seu pé doer e estiver tenso, em vez de o massagear procura apenas o pressionar firmemente no local com os polegares, procure manter alguns segundos e o solte.
Acessórios Que Podem Ajudar
Você ainda poderá utilizar cremes que contenham mentol para dar uma sensação de refrescância durante a sua massagem.
Se por acaso seus pés precisam ser massageados mas você não quer ou não pode fazer devido a atrites ou mesmo qualquer outro problema de saúde, você poderá experimentar um equipamento de redemoinho de água que pode massagear os pés para você. Apesar disso você poderá evitar vibrações fortes, se por acaso tiver algum histórico de coágulos, o dispositivo de redemoinho poderá ser comprado em farmácias e é excelente.
Uma outra dica interessante é utilizar o tamanho certo e o estilo dos sapatos que poderão fazer uma grande diferença em seus pés e como eles irão se sentir.
A maior reclamação de dores nos pés existe quando as pessoas ficam longos períodos em pé fazendo uma mesma atividade, o que gera dores nos pés. Por este motivo é necessário saber como proteger os pés e quando ficar principalmente parado em pé durante horas, principalmente me uma superfície dura.
Se por acaso você não puder simplesmente deixar os pés descansarem por que está no trabalho ou mesmo está em uma situação que exige que você fique em pé e não tenha lugar para sentar, procure fazer tudo o que puder para aliviar de forma temporária a pressão exercita nos pés, mude os pés de lugar, e fique em um pé enquanto tira o outro levemente do chão girando os tornozelos.
Se você por acaso ficar muito tempo em pé no trabalho, procure ter no escritório dois pares de sapatos, um com salto médio e outro baixo, procure os alternar durante o dia. Cada um dos pares de sapatos exige que você utilize um grupo diferenciado de músculos dos pés, desta forma você terá uma exercitação do pé inteiro. É possível ainda se aliviar a pressão que cada par poderá exercer em várias partes dos pés, ajudando principalmente a prevenir calos ou mesmo diminuindo dores de joanete.
Procure ter certeza que os calçados que utiliza são confortáveis, é uma única hora em pé com sapatos desconfortáveis pode ser realmente catastróficos, muito mais doloridos do que um dia inteiro andando com sapatos confortáveis.
Se por acaso você ficar em pé, um lugar durante o dia todo de trabalho, procure levar com você um tapete para ficar em cima, esta técnica ajuda muito a diminuir os esforços nos músculos dos pés e das pernas. De forma periódica, procure tirar os sapatos e fique em pé nas pontas dos dedos voltando a sua posição normal, procure também dobrar cada pé e os mexer devagar.
Equanto você estiver em pé seus pés podem inchar mais de 10%, sempre que puder procure sentar e apoie seus pés em algo.