Pêlos Encravados: Como Prevenir e Tratar

Os pêlos encravados podem ter uma aparência desagradável e causar dor. Saiba o que você deve fazer para tratar e prevenir esse mal.

No verão, as mulheres desejam estar com o corpo em dia para poderem usar e abusar de biquínis e roupas mais curtas. Entretanto, de nada adianta estar em forma se você exibe carocinhos de pêlos encravados em áreas como virilha, axilas, pernas, etc. Os homens também sofrem com o problema, que costuma aparecer principalmente no rosto, na área onde cresce a barba. Uma pele lisinha é o que todos querem e, para isso, alguns cuidados devem ser tomados.

Fique Atento

Fique Atento

Além da estética, os pêlos encravados podem causar outros problemas, como infecções na pele. Portanto, é fundamental estar sempre de olho para ver se surgiram alterações no corpo, principalmente nas áreas que você costuma depilar, seja com lâmina, cera, aparelho de barbear ou qualquer outro instrumento.

O Que é Pêlo Encravado?

Os pêlos normalmente crescem de um poro na pele chamado folículo. O pêlo encravado acontece quando a ponta do cabelo fica presa dentro do folículo, mas mesmo assim ele continua a crescer. Isto pode causar inflamação, dor, irritação e infecção em alguns casos. Um termo técnico que você pode ouvir do seu médico para designar esse problema é pseudofoliculite, que afeta alguns homens na área da barba.

Os pêlos encravados são comumente ligados às lâminas e aparelhos de depilação e barba. Grande parte das irritações ocorre após o ato de se barbear ou depilar. Entretanto, podem surgir quando se usa outros métodos também. Pessoas com cabelos cacheados e crespos que se barbeiam com frequência, possuem particularmente um risco maior de sofrer com pêlos encravados. Isso porque, assim como os cabelos, os pêlos não são lisos, e sua estrutura pode se enrolar com maior facilidade dentro da pele.

Especialistas estimam que até 60 por cento dos homens negros que se barbeiam passam pelo problema. Entretanto, qualquer um pode ter um pêlo encravado quase que em toda parte do corpo. Queixos, pernas, axilas e virilhas são os lugares onde os pêlos encravados aparecem com maior frequência, tanto em mulheres quanto homens.

Você Sabe O Que É?

Você Sabe O Que É?

Fatos Sobre os Pêlos Encravados

  • É uma doença de pele benigna comumente vista em adolescentes e adultos.
  • Pêlos encravados ocorrem mais frequentemente em homens adultos com pele mais escura e cabelos encaracolados ou crespos.
  • Comumente, os pêlos encravados ocorrem em áreas raspadas com lâminas, como o rosto, pescoço, axilas, pernas e virilhas.
  • Os pêlos encravados são, muitas vezes, causados por descuidos na hora de se barbear ou depilar.
  • Alguns casos de pêlos encravados podem ser resolvidos por conta própria, sem tratamento.
  • Podem causar infecções na pele.
  • Pode ser necessário fazer tratamentos contínuos para tratar o problema.
  • Muitos cremes estão disponíveis para ajudar no controle dos pêlos encravados.
  • Uma combinação de tratamentos pode ser necessária para alcançar o melhor resultado.

Pêlos Encravados: Como Tratar e Prevenir

Tratar pêlos encravados pode ser a única maneira de obter algum alívio da dor associada e do agravamento, pois a maioria dos casos não é resolvida por conta própria. Você pode precisar visitar um dermatologista para ter o pêlo encravado removido. Alguns esteticistas (especialistas de beleza treinados em serviços, incluindo tratamentos faciais e depilação) podem fazer isso também. Se os pêlos encravados infeccionarem, você pode precisar de um antibiótico também, que só poderá ser receitado por um médico.

Remédios prescritos para pêlos encravados incluem cremes de ácido glicólico e cremes de cortisona, mas a depilação a laser é a melhor escolha para tratar e prevenir os pêlos encravados.

Depilação a Laser e Outros Métodos Para Reduzir os Pêlos Encravados

A depilação a laser ajuda a reduzir o número de pêlos que podem vir a encravar. O procedimento não remove permanentemente o pêlo, mas pode proporcionar alívio por meses e, para algumas pessoas, anos. Exatamente por ter uma duração maior, esse tipo de depilação oferece mais tempo sem pêlos e, consequentemente, se eles não crescem, logo não estão sujeito a encravamentos.

A melhor maneira de evitar pêlos encravados é deixá-los crescer, pois se sua ponta está para fora da pele, não corre o risco de ficar presa dentro do poro. No entanto, uma vez que nem todos os homens querem manter a barba e muitas mulheres não gostam de ter pêlos em suas pernas ou axilas, essa pode não ser uma opção muito interessante.

http://www.youtube.com/watch?v=1-0Xr-eJZgs

Dicas Para Amenizar os Pêlos Encravados:

  • Fazer a barba no sentido do crescimento do pêlo (para baixo).
  • Faça a barba ou depile-se durante um banho quente, pois assim fica mais fácil remover os pêlos dos folículos.
  • Evite passar a lâmina muito rente sobre o pêlo encravado. Isso irá ferir a sua pele e tornar o problema ainda pior.
  • Barbeie-se ou depile-se com menos frequência, dê um descanso para a pele, pois dessa forma os pêlos têm a oportunidade de desencravar e diminui-se o risco de ferir a pele.
  • Evite raspar a mesma área várias vezes.
  • Use um gel lubrificante ou uma espuma de barbear.
  • Use um barbeador elétrico, uma vez que estes são mais fáceis de serem passado na pele sem cortar o pêlo tão rente como faz uma lâmina tradicional
  • Tente usar os cremes depilatórios. Certifique-se de testar em uma pequena área da pele para descobrir se você é alérgico ao produto.
  • Um cosmético esfoliante (removedor das camadas superiores de pele morta) é indispensável para reduzir os pêlos encravados. O uso diário de um creme para esfoliação suave no rosto com ácido glicólico e ácido salicílico é bastante eficaz.
  • Levante cuidadosamente a ponta do pêlo encravado com uma pinça, mas não o arranque, pois isso vai fazer com que ele cresça novamente e provavelmente com o mesmo problema.
  • O uso de produtos que contenham alantoína azuleno e hamamélis podem ajudar a reduzir a vermelhidão e o inchaço.

Se depois de seguir todas as dicas você ainda encontrar-se lutando contra os pêlos encravados, reveja o seu método de depilação para ver o que alguns ajustes podem ser feitos para você se sentir mais confortável e não ter mais que sofrer com o problema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.