Produtos Capilares Que Podem Causar Alergia

Procedimentos comuns feitos durante nosso dia a dia podem ser sérios causadores de alergias, especialmente se usarmos os produtos errados na hora de tomar banho, e ainda lavar e pintar os cabelos, ou proteger e hidratar a pele.

Todos os produtos e cosméticos são livremente vendidos em farmácias, supermercados e lojas de cosméticos espalhadas por todos os cantos do mundo, fazendo parte, portanto, de toda a nossa vida. 

Mas imaginem se um desses produtos, especialmente os capilares, em vez de cumprir com a propaganda do rótulo e fazer bem à pele, acaba tendo um efeito contrário, e como  resultado trazer ao corpo vermelhidão, ardor, inchaço, coceira e até mesmo bolhas d’água e queimaduras.

É como se agisse de acordo com a outra face da beleza, aquela que é responsável por mostrar quem nem sempre o que é bom para um, é bom também para o outro, convertendo beleza em sérios riscos à saúde.

As Alergias Causadas pelo Consumo de Produtos Cosméticos

Em contato direto com a pele, geralmente esses produtos usados diretamente no couro cabeludo e durante longos períodos, são muito capazes de produzir em determinadas pessoas fenômenos chamados de irritações e alergias cutâneas.

A irritação cutânea ou da pele, como é popularmente chamada, é aquela que pode acontecer desde o primeiro contato com o agente causador da alergia, sem o envolvimento direto do sistema imunológico, ou seja, sem a formação de anticorpos defensores para determinada substância. De acordo com especialistas, na alergia, ao contrário do que acontece com a irritação, o sistema imunológico consegue reagir à substância, que considera a substância estranha ao organismo.

Entretanto, para que o corpo desenvolva a reação de defesa é necessário que a pessoa se exponha diversas vezes a um determinado produto, por isso que a alergia nunca aparece a partir de um primeiro contato, mas sim depois de várias exposições à substância. As reações alérgicas, em raras situações, podem ocorrer logo após o primeiro contato ou após a exposição continuada a uma determinada substância do cosmético, como aqueles que estão contidos na tintura do cabelo, por exemplo.

Especialistas qualificam a alergia da seguinte forma: uma reação imunológica do sistema de sensibilização frente a determinada substância, enquanto a sensibilização pode ser uma reação de efeito imediato logo após contato ou tardio, chamado de hipersensibilidade. As reações alérgicas têm a característica de surgirem outras áreas do corpo além daquela na qual foi aplicado o produto, de forma que um produto aplicado na cabeça pode acarretar alergias em outras partes, podendo se tornar grave e persistente se o uso do produto for continuado.

As chamadas dermatites de contato, causadas pelo uso de cosméticos, são as reações alérgicas mais comuns provocadas pelos produtos. É causada por agentes externos que, em contato com o organismo, desencadeiam uma reação severa e inflamatória, sendo que tais inflamações podem ocorrer por alergia, irritação, ainda por fotos sensibilização.

Tipos de Reações Alérgicas

Reação por Irritação: Corresponde aproximadamente a 80% dos casos, e os sintomas mais comuns são queimação, sensação de pinicação, e coceira, sendo que os sintomas se restringem à área de contato com o produto. Caso a substância irritante seja muito forte, as reações surgem logo após o contato ou em até algumas horas depois, mas se for mais fraca, os sintomas podem aparecer vários dias depois.

Dermatite de Contato Alérgica: É a forma mais comum de reação alérgica causada pelos cosméticos, especialmente os capilares e aqueles aplicados no rosto. Os sintomas mais costumeiros envolvem a formação de eritemas, edemas, secreções e crostas, inclusive em outras áreas além daquelas em que o produto foi aplicado anteriormente.

A fase de sensibilização dos produtos causadores de alergia dura ao em média de 10 a 15 dias, e o indivíduo uma vez sensibilizado, caso utilize novamente o produto, terá uma dermatite de contato alérgica de 24 a 48 horas.

Dermatite Por Foto Sensibilização: É aquela causada pela exposição direta a algumas substâncias, especialmente em contato com a luz ou a pele.

Reações Alérgicas Causadas Por Produtos Capilares

Quando submetemos nosso cabelo aos procedimentos químicos, especialmente os alisamentos e colorações, é que descobrimos as possíveis alergias causadas por esses produtos. Então, o perigo está instalado e as reações mais frequentes são: o couro cabeludo fica avermelhado, irritado; os fios caem e quebram com grande facilidade, para piorar ainda mais o problema, podem aparecer feridas no couro cabeludo com a ocorrência de líquido viscoso, e, se houver o uso do formol como substância dos produtos, pode, inclusive, provocar dificuldade de respiração e outras consequências mais graves. 

Cuidados Que Devem Ser Tomados Quando Se Usa Produtos Químicos nos Cabelos

  • Antes de utilizar o produto escolhido, leia atentamente as informações contidas na embalagem do mesmo e, caso já saiba que tem alergia a algum dos componentes, não utilize.
  • Caso precise muito fazer uso do produto, a sugestão é procurar um médico alergista para que seja realizado um teste completo.
  • Antes de qualquer aplicação, o cabeleireiro ele deve sempre fazer um teste de mecha, que consiste na aplicação do produto em apenas uma determinada parte do cabelo. Ele vai apontar se a pessoa tem ou não alergia do produto e ainda se pode continuar a usá-lo sem problemas.
  • Se por acaso nenhum teste for realizado, alguns sintomas podem indicar uma possível alergia, como, por exemplo, o couro cabeludo vai ficar vermelho e irritado, poderá haver quebra do cabelo ou ele poderá começar a cair, em outras pessoas pode causar dificuldade de respiração, e produtos mais forte com o uso do formol podem causar irritações sérias nas mucosas.

  • Ao primeiro sinal de alergia o procedimento correto a ser seguido é a total remoção do produto na hora e ainda enxaguar bem os cabelos com bastante água e, em casos mais sérios, procurar um médico.
  • Se o produto que for usar tiver alguma substância que lhe cause alergia, suspenda seu uso e o substitua por outro mais adequado, pois mesmo não tocando no couro cabeludo ele é passível de causar irritação.
  • Como a moda atual pede cabelos alisados, os produtos mais indicados são aqueles à base de tioglicolato de amônia, que apesar conter uma química forte, é um dos mais seguros para os cabelos. Já para o uso das tinturas, aposte naquelas que não usam amônia em sua formulação.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • fui enganada pedi uma definitiva e a senhora do salão fez uma escova de formol to com grandes feridas por todo o coro cabeludo e passando para o corpo ela não me falou q estava usando formol na minha cabeça to com outros vario problemas por causa deste produto eu ñ tinha conhecimento do formol em uso de salão de beleza o que eu devo fazer? pois ja a procurei mais ela inguinora totalmente sua responsabilidade pelos danos e vai continua causando isso nas pessoas

    ELCI MEDEIROS 17 de setembro de 2014 10:15 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.