As mãos são o grande cartão de visita das pessoas, especialmente a da mulheres, por ser uma parte do corpo bastante visada, estando sempre em evidência em todos os trabalhos que executa. Por isso, elas devem estar sempre limpas e bem cuidadas, principalmente as unhas, sempre esmaltadas e com as últimas técnicas e cores da moda. O hábito de cuidar das mãos de forma adequada não visa somente à beleza, mas ainda a saúde, já que pelas mãos e unhas, muitas bactérias podem instalar-se em nosso organismo, como aquelas que trazem infecções.
http://www.youtube.com/watch?v=twBhzqebh5wMuitas pessoas ficam acanhadas ao mostrarem suas mãos, como aquelas que roem unhas, pois a aparência delas é extremamente desagradável. Esse mau hábito pode acarretar problemas, inclusive no emprego. Já pensou um funcionário que fica o tempo todo com a mão na boca roendo unha, é muito feio e estranho, principalmente se ele trabalha com produtos de higiene e alimentação. Por isso, essa prática deve ser tratada desde cedo para que não acarrete problemas maiores para quem a faz.Outras pessoas não têm o problema de roer unhas, mas sofrem de alergias, que também são prejudiciais à saúde das mãos, como as mulheres que têm alergia a esmalte, por exemplo.
Sintomas da Alergia a Esmalte
A alergia a esmalte não é sentida logo na primeira vez que se faz o uso do produto, costumando aparecer depois de algumas aplicações, especialmente se forem frequentes, como aquelas que trocam o esmalte por várias vezes durante a semana. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela não se dá logo nas mãos, há alguns sintomas diferenciados, como vermelhidão ao redor dos olhos, inchaço nas pálpebras e olhos lacrimejando.
Com esses sintomas, muitas mulheres pensam que estão com alergia do xampu, da poeira, principalmente em tempo seco e em muitas outras coisas e nunca se lembram de que pode ser o esmalte. Até porque quem vai supor que os componentes químicos do esmalte possam causar alergia em alguém.Além dos sintomas já citados, a alergia do esmalte ainda pode apresentar inchaço nos dedos, descamação ao redor dos mesmos, muitas vezes seguida de pequenos sulcos abertos do qual saem sangue e ainda inchaço nos lábios. Todos esses problemas podem durar dias, até que a pessoa se dê conta do que realmente está acontecendo com sua saúde.
O Que Causa a Alergia?
Pois é verdade, a composição química do esmalte pode trazer efeitos alérgicos em muitas mulheres e é causada pelo tolueno, que dilui o produto e o formaldeído, que conserva o esmalte por mais tempo, tanto no frasco, quanto nas unhas.Essa alergia não aparece com prévio aviso e pode surgir em qualquer época da vida, mesmo que você já tenha feito uso do esmalte por vários anos. E não são apenas os esmaltes coloridos e de cores fortes que causam a alergia, mas os incolores também apresentam a mesma composição, por isso, são causadores de quadros alérgicos.Para se saber ao certo se a pessoa é ou não portadora de alergia a esmalte, pois está verificando os sintomas em seu dia a dia a primeira coisa a se fazer é buscar tratamento médico. Uma vez indo ao profissional de saúde ele pedirá uma série de exames e fará um teste de alergia o qual deverá constar quais as substâncias passíveis de lhe causar irritação. A notícia ruim para isso tudo é que nunca mais poderá fazer uso de esmaltes com esses componentes, ou seja, os esmaltes tradicionais.Agora, quer saber de uma notícia boa? Você não precisará ficar sem pintar suas unhas, já que grande parcela do mercado de cosméticos se preocupa com pessoas alérgicas, por isso, fabrica produtos sem determinadas composições. Com isso, os produtos hipoalergênicos são a grande salvação das mulheres que sofrem de alergia a esmaltes.
Confira abaixo uma lista de esmaltes hipoalergênicos:
Alergoshop: com média de preço de 11,60 cada frasco:
- Basinca
- Aunus
- Falcon
- Galaxie
Argento: média de preço de 2,80 cada
- Florença
- Vicenza
- Fiore
- Bolonha
Risqué: média de 9,90 cada
- Tititi
- Carmin
- Fetiche
- Desejo
Impala: média de 11,90 cada
- Aleixo
- Nude
- Audrey
- Café café
Alerta aos alérgicos de plantão:
a) Você pode desenvolver um processo alérgico a qualquer hora e a qualquer momento de sua vida, por isso, fique atento e faça sempre um teste. Pois mesmo os esmaltes hipoalergênicos podem causar alergia em pessoas extremamente sensíveis
b) Caso esteja com algum sintoma que indique que tem alergia a esmalte, não se precipite e comece a jogar todos os esmaltes fora. Primeiro, faça uma visita ao médico e veja se o que está sentindo é resultado da alergia ao esmalte e depois tome uma posição centrada quanto a isso.
c) Não pense que porque o produto é caro é hipoalergênico. As pessoas costumam ter o péssimo hábito de achar que produtos caros e importados estão livres de qualquer problema. Verifique antes o rótulo e composição do mesmo para não sofrer os sintomas alérgicos comuns.
d) Sempre que passar esmaltes fique atenta a qualquer sintoma estranho que possa sentir, pois eles podem não se manifestar de maneira tradicional.
Caso próximo a sua residência você encontre dificuldade em comprar produtos hipoalergênicos específicos, pode comprá-los através da internet, em sites especializados somente em produtos para alérgicos. Um dos que oferece maior quantidade de produtos e você pode encontrar tudo o que precisa é o Alergoshop, uma loja virtual completa, que pode ser acessada através do link: www.alergoshop.com.br.
Alergia é coisa séria e como tal deve ser tratada de acordo, com produtos de boa procedência e medicamentos, caso seja necessário. Por isso, não adianta usar produtos caseiros e continuar a passar os mesmos esmaltes por não querer gastar um pouco a mais com os produtos hipoalergênicos. A tendência é que a alergia se torne ainda mais acentuada e você fique impossibilitada inclusive de usar os esmaltes hipoalergênicos.Então, tenha cuidado com sua alergia, busque bons produtos e profissionais especializados no assunto e lembre-se sempre de ler o rótulo dos produtos que vai usar, mesmo que a leitura seja chata ou cansativa. Com esses cuidados básicos suas mãos estarão sempre belas e sua saúde continuará sempre em dia.