Distúrbios de Imagem

Os distúrbios de imagem vão bem além da anorexia

Distúrbios de Imagem

Distúrbios de Imagem

Os distúrbios de imagem são mais comuns do que as pessoas imaginam. Mas antigamente, as pessoas imaginavam que somente a anorexia era um distúrbio de imagem real.

Hoje porém os médicos conhecem outros distúrbios de imagem que comprometem a qualidade de vida das pessoas, e estão se preocupando com o assunto.

Um distúrbio de imagem acontece quando uma pessoa não tem consciência de seu estado e começa a se prejudicar devido a isso.

A preocupação com os distúrbios de imagem começou a ser levada a sério depois de várias mortes de modelos que possuíam anorexia, distúrbio de imagem em que a pessoa se vê sempre gorda, embora esteja mais magra do que o limite recomendável.

Conheça alguns distúrbios de imagem

Doenças

Doenças

Anorexia

O distúrbio de imagem mais conhecido pelas pessoas é extremamente perigoso e pode levar à morte quem sofre com a doença.

A pessoa com anorexia se enxerga sempre gorda, mesmo que já esteja extremamente magra. A massa corporal de alguém com este distúrbio muitas vezes é de apenas 85% do peso recomendado – mas a pessoa continua fazendo dietas ou então simplesmente não comendo para emagrecer cada vez mais.

Recentemente o caso de um garoto de apenas 11 anos com a doença chamou a atenção dos médicos para o problema que pode começar ainda na infância.

É mais comum entre mulheres, e até 90% das pessoas acometidas pela doença são do sexo feminino.

Gordorexia

O contrário da anorexia, os portadores desta doença não percebem o quanto estão gordos. Isso pode fazer com que a pessoa adquira obesidade mórbida sem perceber, pois são pessoas que raramente se olham no espelho e se acham gordas.

Junto com a obesidade podem vir outras doenças como diabetes, problemas cardíacos e outros, por isso a doença também é perigosa.

Vigorexia

Corporal

Corporal

A vigorexia é a obsessão por estar com o corpo em forma. Uma pessoa com esse distúrbio começa a malhar e não pára nem quando está com o corpo em forma.

Enquanto a anorexia é mais freqüente em mulheres, a vigorexia é mais freqüente em homens, que comprometem a saúde tomando suplementos indevidos e praticando exercícios intensos sem cuidados.
O problema é que a pessoa nunca acha que conseguiu atingir o objetivo.

Tanorexia

Esse distúrbio faz com que a pessoa acredite que está pálida, e por isso se bronzeia todos os dias, seja se expondo ao sol ou a câmeras de bronzeamento artificial.

Alcoolrexia

A alcoolrexia é a mistura de dois problemas perigosos, a anorexia e o alcoolismo. Neste distúrbio a pessoa bebe descontroladamente e várias vezes chega a substituir refeições completas por bebidas alcoólicas. Normalmente as pessoas que tem esse distúrbio preferem beber bebidas destiladas.

Um comentário

  1. Senti falta de vocês citarem a bulimia como um distúrbio alimentar que é decorrente do distúrbio de imagem. Também faltou falar dos viciados em cirurgias plásticas e. Todos esses distúrbios estão encaixados no que a psiquiatria chama hoje de Síndrome Dismórfica Corpórea (DDC) ou feiura imaginária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>