Como Remover Calos do Pé

Calos e calosidades são irritantes e às vezes dolorosos espessamentos que se formam na pele em áreas de pressão, em especial nos pés. Mas a boa notícia é que podem ser prevenidos pela redução ou eliminação das circunstâncias que conduzem a um aumento da pressão em pontos específicos dos pés. Eles podem ser tratadas com vários tipos de produtos medicamentosos para quimicamente fazer a pele morta engrossar.

Pessoas com pele frágil ou má circulação nos pés (incluindo muitas pessoas com diabetes ou doença arterial periférica ) deverão consultar o seu profissional de saúde assim que calos ou calosidades se desenvolverem.

O Que São Calos?

O termo médico para o espessamento da pele que forma os calos é hiperqueratose. Um calo é uma área achatada mais difusa da espessura da pele, com uma forma cônica ou circular. Calos, também conhecido como helomas, às vezes tem uma cera. Podem ser translúcidos e com uma aparência seca.

Os locais mais comuns para surgirem calos são na sola, ao longo do arco metatársico (a “bola” do pé), do lado de fora do quinto dedo (pequeno ou “mindinho”), em que se esfrega de encontro ao sapato e entre o quarto e quinto dedos. Ao contrário de outros grãos que são firmes e cor de carne.

Por Que Você tem Calos? Entenda Para Combater Melhor o Problema

A hiperqueratose significa simplesmente o espessamento da pele. Este espessamento ocorre como um mecanismo de defesa natural que fortalece a pele em áreas de atrito ou uma pressão excessiva. Uma anatomia anormal dos pés, tais como dedo em martelo ou outras deformidades dos pés, pode levar à formação de calos como pode proeminências ósseas nos pés.

Um sapato demasiado apertado ou que exerce a fricção em pontos específicos também pode causar espessamento da pele que leva a calos e calosidades. Anormalidades no andar ou movimentos que resultam no aumento da pressão para áreas específicas também podem ser a causa de calos.

Pode ser difícil saber por que os calos dos dedos se desenvolvem, uma vez que muitas vezes não aparecem nos locais de pressão óbvia. Calos dos dedos podem se desenvolver em resposta ao uso de ferramentas, como tocar instrumentos musicais, ou utilizar os equipamentos de trabalho que exercem  pressão em locais específicos.

Como Tratar Calos nos Pés

Calos podem ser tratados com vários tipos de produtos e medicamentosos para a pele morta engrossar. Esses produtos todos compartilham o mesmo ativo como ingrediente. que pode ser o ácido salicílico, usado para remover verrugas.

O ácido salicílico é um queratolítico, o que significa que se dissolve a proteína (queratina , que constitui a maior parte do calo e como da espessa camada de pele morta, que muitas vezes cobre-o. Usados como indicado nas instruções da embalagem, produtos com base neste ácido são suaves e seguros para a maioria das pessoas e podem ser usados em casa mesmo, mas sempre com acompanhamento de um médico. Tratamentos-ácido salicílico estão disponíveis em diferentes formas, incluindo pomadas e cremes, gotas, almofadas e emplastros.

Todos esses tratamentos vai virar a parte superior da pele branca e permite que você cortar ou descascar tecido morto, fazendo com que o milho se projetar e doer menos.

Recomenda-se geralmente que o ácido salicílico não deva ser utilizado por pessoas com diabetes ou quando tenham uma pele frágil ou com má circulação por causa da preocupação com a forma de como a pele pode curar. Nestas situações, a aplicação de ácido salicílico pode potencialmente levar a formação de úlceras na pele. O médico pode ajudar a determinar se os produtos à base de ácido salicílico são seguros para uso em sua pele.

Você não deve tentar cortar ou raspar os calos em casa, mesmo que seja uma tentação e um costume muito comum. Isto pode levar a uma infecção potencialmente perigosa dos tecidos circundantes. A retirada do calo deve ser realizada por um podólogo ou outro profissional de saúde. O seu profissional de saúde pode também prescrever antibióticos para qualquer calos ou calosidades que inflamarem.

Se o calo e não responde ao ácido salicílico e uma limpeza de pele, você pode considerar visitar um médico ou podólogo para remover com bisturis. Podólogos também podem medir seu peso enquanto anda com aparelhos ortopédicos para te ajudar a redistribuir o peso em seus pés enquanto você anda de modo que a pressão dos ossos do pé não se concentre e forme calos.

Quando um Simples Calo Pode Ser um Problema Sério

Pessoas com pele frágil ou má circulação nos pés (incluindo muitas pessoas com diabetes ou doença arterial periférica ) deverão consultar um médico assim que calos ou calosidades se desenvolverem. Além disso, você deve procurar atendimento médico imediatamente se calos ou calosidades mostrarem sinais de infecção (como o aumento da dor, a presença de pus, com inchaço e vermelhidão).

Cirurgia para calos raramente é necessária. Quando o calo é removido cirurgicamente, a pressão que causou o calo vai apenas tornar a voltar se esta pressão não é removida ou reduzida. Quando necessário, a cirurgia para raspar calos envolve o osso subjacente ou corrigir qualquer deformidade que está causando pressão ou fricção indevida na pele.

 

Como Evitar Calos 

Em muitas situações, calos podem ser evitados com a redução ou eliminação das circunstâncias que conduzem a um aumento da pressão em pontos específicos das mãos e dos pés. Portanto, as medidas preventivas possíveis incluem:

  • O uso de sapatos bem ajustadas e confortáveis. A ideia é a de evitar pressão do lado de fora do quinto dedo ou algo pressionando os quarto e quinto dedos juntos para evitar calos nestas áreas.
  • O uso de palminhas pode ajudar se há uma deformidade no pé, comum em diversas pessoas. As palmilhas ajudam a distribuir melhor o peso e evitam que certos sapatos façam contato constante com a região que se forma o calo.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de dizer que em uma das fotos que vocês postaram como calos, na verdade são verrugas plantares…causados por HPV

    daniela molina 24 de abril de 2014 0:28 Responder
  • Não consigo tratar os calos dos dedos dos meus pés sera q tem cura sofro com isso desde os meus quinze anos tenho muita vergonha disso Mr ajudem por favor não sei a quem mais recorrer!!

    josi 16 de setembro de 2014 1:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.