Os Carboidratos e Suas Funções Orgânicas

Os carboidratos são velhos conhecidos de todos nós e por mais que muitos digam a ingestão dos mesmos não nos faz bem, sem eles a simples existência, ou melhor a sobrevivência,  se torna praticamente impossível, já que são os maiores responsáveis por nos dar a energia necessária.para as atividades rotineiras e mais ainda aquelas diretamente relacionadas aos exercícios físicos, inclusive aqueles que exigem mais dos músculos.

O Que São os Carboidratos

Os carboidratos são os compostos orgânicos que se constituem de carbono, hidrogênio e oxigênio. Quimicamente podem ser representados da seguinte forma: Cn H2n On. Além disso, podem variar de açúcares simples e por isso contém de 3 a 7 carbonos e ainda até polímeros muito complexos.       Eles também são conhecidos com diversos outros nomes, como: hidratos de carbono, glucídeos, glicídios, glúcidos, glúcides, açúcares ou sacarídeos, e são as Biomoléculas   mais abundantes na natureza, sendo formadas principalmente por carbono , oxigênio e  hidrogênio  e oxigênio , podendo ainda apresentar fósforo, nitrogênio  ou enxofre  em sua composição. Todas as substâncias mencionadas anteriormente são sintetizadas pelos organismos vivos. Por isso, são os chamados energéticos, pois a grande maioria da energia consumida pelo organismo humano, para realizar as tarefas do dia a dia como conversar, andar, brincar, vem dos carboidratos. No entanto, num exercício físico de longa duração e bem mais puxado, o nutriente mais utilizado passa a ser a gordura.     Eles também fornecem aproximadamente quatro calorias para o organismo por cada grama consumida de carboidrato. As fontes da alimentação que mais contém a substância são: arroz, macarrão, batata, biscoitos e pães, além de outras. Os carboidratos  são classificados de acordo com seu tamanho em três categorias distintas, que são os monossacarídeos, os oligossacarídeos e  por último os polissacarídeos.

Monossacarídeos

Os monossacarídeos são os primeiros na escala dos carboidratos e possuem um número reduzido de átomos de carbono em cada uma de suas moléculas. O “n” na representação da fórmula geral dos carboidratos, que é CnH2nOn, pode variar entre três e sete, ou seja: trioses, tetroses, hexoses, pentoses e heptoses, sendo que os mais importantes são as pentoses  e também as hexoses . Esses carboidratos são relativamente pequenos, e ainda solúveis em água e não sofrem o processo de hidrólise

Oligossacarídeos 

Os carboidratos oligossacarídeos são aqueles resultantes da união de duas até  dez moléculas de monossacarídeos. Sendo que a ligação entre os monossacarídeos acontece por intermédio de ligação glicosídica , formada especialmente pela perda de uma molécula de água. O grupo mais respeitável dos oligossacarídeos são os chamados dissacarídeos, formados pela junção de apenas dois monossacarídeos. Quando esses são constituídos por até três moléculas de monossacarídeos, recebem o nome específico de trissacarídeos. Os oligossacarídeos também são solúveis em água, no entanto, como não são carboidratos simples precisam ser quebrados durante o processo de digestão   para que sejam aproveitados totalmente pelo organismo como fonte de energia.

Polissacarídeos

Os polissacarídeos são chamados de carboidratos grandes, e às vezes são ramificados, sendo formados pela união de mais de dez monossacarídeos agregados em cadeia, constituindo desta forma, um polímero  de monossacarídeos, quase sempre formados de hexoses. Ao contrário dos demais, são insolúveis em água e, por isso, não modificam o equilíbrio osmótico das células. Os polissacarídeos têm duas funções biológicas principais, uma que atua como forma armazenadora de combustível e outra que trabalha como elementos estruturais.

Oligossacarídeos  e  Polissacarídeos

Oligossacarídeos e Polissacarídeos

As Principais Funções dos Carboidratos

Dentre as mais diversas funções designadas aos carboidratos, a principal delas, sem dúvida, como já dissemos, é a energética . Além disso, eles também atuam como elementos estruturais e ainda de proteção na parede celular  das bactérias, vegetais e fungos , bem como executando as mesmas funções em tecidos conjuntivos  e envoltório celular de  animais. Os carboidratos agem como lubrificantes naturais das articulações esqueléticas e fornecem uma melhor coesão entre as células , e podem funcionar como sinalizadores celulares. Há alguns carboidratos, como a ribose  e a desoxirribose , por exemplo, que fazem parte da estrutura de nucleotídeos  e dos ácidos nucleicos .

Seu Uso na Saúde

Os carboidratos, como já vimos anteriormente, representam a principal fonte de energia, sendo considerado o principal combustível do homem. Em circunstâncias gerais, é a única fonte de energia para que nosso cérebro possa funcionar bem, ou seja, de forma saudável. Eles fornecem a energia para o desenvolvimento do organismo durante seu trabalho interno, como a respiração, batimento cardíaco, circulação sanguínea, entre outros. Além disso, atua no trabalho externo, como no andar, fazer esforço, e nas demais atividades, sendo um dos responsáveis pela manutenção de nosso calor corporal.  Durante nossa alimentação eles devem compor até 60% do total diário de calorias que consumimos diariamente.  Apesar de serem extremamente benéficos, há aqueles que devem ser evitados ou consumidos com moderação, como no caso dos açúcares, já que são ricos em calorias, e não podem ser consumidos especialmente pelos diabéticos, pois são quase totalmente destituídos de nutrientes. Enquanto isso, os vegetais, grãos, frutas e cereais são ricos em carboidratos e podem ser consumidos em maior quantidade, pois também possuem grande quantidade de fibras em sua composição, auxiliando no bom funcionamento do intestino.   Os carboidratos, considerados nutrientes energéticos, podem ter ainda outra classificação, colocados como:

Seu Uso na Saúde

Seu Uso na Saúde

 

Carboidratos Simples: são aqueles que possuem uma absorção mais rápida,  fornecendo ao organismo uma forma de energia quase imediata, a glicose;

Carboidratos Complexos: não são absorvidos ligeiramente e, para isso, devem ser quebrados em carboidratos simples para depois liberarem a energia. Os representantes mais fieis desta classe de nutrientes são os pães, as massas, os cereais, os grãos e os tubérculos. Como forma de alerta devemos dizer que o carboidrato, seja qual for, quando  ingerido em excesso, ou seja, acima da necessidade do organismo, tem que ser consumido também pelo corpo, principalmente através de exercícios físicos. Senão, se transformará facilmente em uma reserva de gordura, acumulando-se nas regiões mais desnecessárias do corpo. Essa gordura ruim se deposita embaixo da pele, nos órgãos e também nos vasos sanguíneos.  Os derivados dos carboidratos são: Ácido Glicônico , amidalina, Ácido glicurônico, Sorbitol, Ácido Sacárico, Piroxilina, Trinitrato de Celulose  e  Acetato de Celulose.

Funções Energética: é a primeira e principal substância a ser transformada em energia calóricas nas células, sob a forma de ATP.

Estrutural: certos carboidratos proporcionam consistência, rigidez, e elasticidade a algumas células. Entram na constituição de determinadas estruturas das células atuando como reforço ou ainda como elemento de revestimento das mesmas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.