A Importância do Colágeno

Atualmente, somos bombardeados com inúmeras propagandas de produtos que prometem reduzir 10 anos de idade da sua pele com um elemento mágico chamado colágeno. Todos já ouvimos falar em colágeno, mas será que realmente todo mundo sabe o que é e para que serve essa aliado da juventude eterna? Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do colágeno e quais são as suas funções aproveite para se inteirar melhor do assunto. Saiba que essa proteína pode sim fazer toda a diferença na firmeza da sua cútis.

O Que é Colágeno?

O colágeno é uma proteína que é fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo (a pele). Para se ter uma ideia essa proteína é a grande responsável por grande parte das propriedades físicas do tecido conjuntivo. Trata-se da proteína mais abundante do corpo do ser humano. No total cerca de 30% do total de proteínas do corpo de uma pessoa é constituída de colágeno. Essa proteína é formada por inúmeros tipos de aminoácidos que geralmente são adquiridos através da ingestão de carne bovina, gelatina ou mesmo de suplementos alimentares.

Qual a Função do Colágeno?

Essa importante proteína tem inúmeras funções no corpo, dentre elas estão a sustentação das células e também a formação dos órgãos como a cartilagem, a pele, os ossos, os tendões e também os ligamentos. Dessa forma quando existe a deficiência de colágeno no organismo podem surgir inflamações nas juntas, má formação dos ossos, doenças de pele e também problemas de rigidez muscular.

O organismo do ser humano é capaz de produzir bastante colágeno durante a vida, porém, com o passar do tempo essa produção vai sendo reduzida consideravelmente. Algumas pesquisas demonstram que a partir dos 30 anos perdemos cerca de 1% do colágeno ao ano e quando chegamos aos 50 anos passamos a produzir apenas 35% da quantidade de colágeno que necessitamos.

A Flacidez da Pele

A partir do momento que o nosso organismo produz menos colágeno do que precisamos começamos a perceber a flacidez da pele e músculos além da fragilidade dos ossos e a diminuição da elasticidade da pele bem como rugas. Por isso é que quando começamos a envelhecer a nossa pele vai se tornando flácida. Além disso, essa deficiência da proteína ainda pode acarretar numa diminuição da espessura dos fios de cabelo e também no aparecimento de estrias. Confira abaixo dicas para evitar a deficiência em colágeno, pois como já pudemos perceber até aqui é uma proteína bem importante. 

Evitando a Deficiência de Colágeno

Para começar é necessário se alimentar bem e de fontes ricas em aminoácidos, os formadores do colágeno. As melhores opções são carnes e saladas e sempre que puder acrescente a gelatina como sobremesa. Os suplementos alimentares a base de colágeno também pode ajudar principalmente aquelas pessoas que não tem tempo de preparar uma alimentação mais saudável.

Outra dica importante em relação a alimentação é enriquecê-la com as vitaminas E, C e A. A Vitamina E, por exemplo, ajuda a lubrificar as fibras de colágeno nos tecidos, já a Vitamina C contribui para aumentar consideravelmente a produção desse proteína e a Vitamina A recupera os tecidos que são fracos e danificados da pele. Vale lembrar que substituir os refrigerantes por sucos de frutas também ajuda e muito. Além de uma alimentação saudável e rica em fontes de colágeno é importante tomar cuidado com a exposição exagerada ao sol.

Os raios de sol ultravioletas enfraquecem e danificam as fibras do colágeno. Para evitar esse problema use um bom protetor solar, o uso diário de um protetor é bom para ter uma pele sempre bonita. Saiba que com a essa atitude simples você evita não somente a perda de colágeno, mas também o envelhecimento precoce da sua pele. 

Ingestão de Colágeno

Você já está por dentro da grande importância do colágeno para a sua saúde e também para manter a beleza da sua pele. Quando se tem deficiência de colágeno além de desconforto você pode ter problemas de saúde. Por isso mesmo a ingestão constante dessa proteína é importante. Saiba que quem conta com o colágeno no seu dia a dia ajuda a prevenir a celulite e também o acúmulo de gordura no corpo.

Os seus cabelos e unhas são fortalecidos, quem está fazendo alguma dieta de emagrecimento também deve incluir o colágeno na lista de prioridades para evitar a flacidez que pode aparecer no processo de redução de peso. Colágeno nunca é demais, ter essa proteína de menos no organismo que é o grande problema. Você pode contar com inúmeros produtos que tem essa proteína para ajudar a sua pele a ficar lisinha e firme por muito mais tempo. 

Conhecendo a Fundo o Colágeno

O colágeno é uma proteína muito especial e fundamental para a produção e qualidade de vários tecidos incluindo a pele. Para se ter uma ideia existem 12 tipos diferentes de colágenos e estima-se que mais de 30% de todas as proteínas encontradas no corpo humano sejam constituídas por esse elemento. Essa proteína é formada naturalmente no corpo, porém, a passagem dos anos se mostra implacável e a sua produção vai sendo reduzida. Porém, a idade não é o único fator que pode comprometer a produção de colágeno.

Quem fuma, toma muito sol sem proteção e sofre com tensões físicas e emocionais pode ter uma redução considerável de colágeno. Se você se encaixa em algum desses casos saiba que é importante fazer uma reposição urgente dessa proteína para evitar a perda da elasticidade e firmeza da sua pele devido ao enfraquecimento de tendões e ligamentos. Algumas pessoas tem recorrido ao colágeno em pó para combater o envelhecimento e ajudar a melhorar a aparência da pele e dos cabelos.

A suplementação do colágeno é mais indicada para pessoas a partir dos 50 anos, pois é nesse período que acontece a redução mais drástica da produção, cai pela metade. Manter o organismo sempre com uma quantidade de colágeno é essencial para que a pele fique sempre jovem e com um visual com mais viço e juventude. Tente ter hábitos mais saudáveis no seu dia a dia e ficar de olho na presença de colágeno na sua dieta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá pessoal, o Colágeno Líquido é super prático, pois vem pronto em garrafinhas para consumo diário! O produto tem alta concentração (8 gramas de colágeno hidrolisado por unidade), melhorando a firmeza the pele, fortalecendo unhas, cabelos e articulações! Conheçam em: http://www.qualinova.com.br/produtos/colageno-liquido.

    Qualinova 6 de Maio de 2013 15:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.