Causas do Excesso de Pelos em Mulheres

Pode variar a chamada quantidade normal de pelos nas mulheres, em geral os pelos delas são finos (quase uma penugem), podem aparecer acima dos lábios (o buço), no queixo, nas costas, no abdômen e no tórax. Quando os pelos que aparecem nessas áreas do corpo feminino são escuros e grossos a condição recebe o nome de hirsutismo. O crescimento de pelos com essas característica é mais comum em homens.

Causas do Hirsutismo

As mulheres em geral apresentam pelos mais discretos que os homens pelo fato de produzirem uma quantidade baixa de hormônios andrógenos que são os hormônios masculinos. No caso de o organismo de uma mulher produzir uma grande quantidade desse hormônio pode acontecer o crescimento indesejado de pelos.

Não é possível determinar a causa exata do problema em grande parte dos casos, pode ser que seja um problema hereditário. Apesar de ser bastante incômodo o hirsutismo costuma ser uma condição inofensiva do ponto de vista da saúde. Essa condição é causada comumente pela síndrome do ovário policístico (SOP).

Outros problemas que podem aparecer devido a SOP é a acne, dificuldade em perder peso, ciclos menstruais desregulados e até mesmo diabetes. Se esses sintomas aparecem de repente é importante ficar atenta, pois podem ser um sinal de que existe um tumor no corpo que está liberando hormônios masculinos.

Outras Causas Possíveis Para o Crescimento Excessivo de Pelos

Dentre as outras causas possíveis para explicar o crescimento de pelos em excesso estão: Tumor ou câncer da glândula suprarrenal, Síndrome de Cushing, Tumor ou câncer no ovário, Hiperplasia adrenal congênita e Hipertecose (quando os ovários produzem hormônios masculinos em excesso).

Também é possível que a causa do crescimento excessivo de pelos seja o resultado do uso de alguns tipos de medicamentos que contenham substâncias como esteroides anabólicos, fenitoína, testosterona, danazol, ciclosporina, glicocorticóides e minoxidil.

Cuidados em Casa Com Hirsutismo

Uma principais dificuldades em relação ao hirsutismo é que se trata de um problema a longo prazo. Existem algumas formas de remover ou mesmo tratar os pelos indesejados, alguns tratamentos podem durar mais do que outros. A seguir vamos dar algumas dicas de como lidar com os pelos em excesso:

  • Perda de Peso – Nos casos em que a paciente está obesa a perda de peso pode contribuir para diminuir o crescimentos dos pelos.
  • Procedimentos Estéticos – Para que os pelos se tornem menos evidentes é possível descolorir ou clarear os mesmos.

Removendo Temporariamente os Pelos

  • Lâmina – Uma opção rápida e prática para o dia a dia a lâmina não faz aumentar a quantidade de pelos que vão crescer, porém, os torna mais grossos a longo prazo.
  • Pinça ou Depilação – Métodos que são baratos e que podem ajudar a remover os pelos excessivos, porém, podem causar bastante dor. É importante tomar cuidados com esses métodos para que não sejam criadas cicatrizes, edemas ou mesmo o escurecimento da pele.
  • Ceras Depilatórias – Outro método temporário que pode ser feito em casa e que é relativamente barato. Faça esfoliação na sua pele uma ou duas vezes por semana para evitar que os pelos encravem.

Removendo Permanentemente os Pelos

  • Eletrólise – Trata-se de um método que utiliza corrente elétrica para fazer a remoção dos pelos. Esse procedimento consiste em utilizar a corrente elétrica para causar danos nos folículos capilares individuais fazendo com que os pelos não cresçam mais. O problema desse método é que ele é caro e pode ser necessário fazer várias sessões. Ainda é necessário ter cuidado para que não fique nenhum cicatriz ou vermelhidão na pele.
  • Laser – Outro método de remoção definitiva dos pelos é através do uso do laser. O mecanismo consiste em usar laser para atingir a melanina do pelo. Um método que oferece melhores resultados em áreas grandes a serem tratadas e nos casos de os pelos serem escuros, os pelos ruivos ou loiros não são eliminados.

Além disso, o laser não funciona bem na pele morena ou negra porque não consegue diferenciar a melanina da pele da melanina do pelo o que pode causar manchas e muita dor.

Ajuda Médica

Quando uma mulher percebe que está com pelos em excesso no corpo deve se preocupar em procurar um médico que possa fazer exames e o diagnóstico do problema. Numa consulta motivada pelo crescimento excessivo de pelos é normal que o médico pergunte acerca do histórico familiar com problemas com pelos, medicamentos que são usados, sobre a regularidade do ciclo menstrual, se houve ganho de peso, surgimento de acne ou mesmo se as mamas foram reduzidas de tamanho entre outras questões.

Dentre os exames que podem ser feitos para identificar o problema está o exame de sangue, nesse exame podem ser avaliados os níveis de Sulfato de dehidroepiandrosterona (DHEA-S), Testosterona, Prolactina, Hormônio luteinizante (LH), 17-hidroxiprogesterona e Hormônio folículo estimulante (FSH).

Nos casos em que existe a suspeita de que pode se tratar de um tumor é necessário realizar exames de raio-X como TC ou ultrassom.

Medicamentos e Tratamentos

Dependendo do problema que o médico identifique é possível que ele recomende medicamentos ou tratamentos como os listamos abaixo:

  • Pílulas anticoncepcionais – Para fazer o controle dos hormônios, porém, é importante dizer que pode demorar alguns meses para que os efeitos comecem a aparecer. Somente um médico para aconselhar qual o melhor tipo de anticoncepcional tomar, pois cada caso é um caso.
  • Medicamentos antiandrógenos – Quando as pílulas anticoncepcionais não conseguem regularizar os hormônios pode ser necessário recorrer a medicamentos antiandrógenos. No caso de usar esse tipo de medicamento é necessário ter cuidado, pois no caso de uma gestação nesse período o bebê corre o risco de má formação congênita.
  • Depilação por laser ou eletrólise – Poder ser uma recomendação para eliminar os pelos definitivamente, em geral isso é o suficiente quando o problema é somente estético.

Autoestima

Uma mulher que tem pelos grossos e em excesso tem a sua autoestima abalada, pois se trata de uma característica bastante masculina. O mais importante é se manter bem consigo mesma e saber que não são os pelos do seu corpo que te definem como uma mulher. Saber olhar para si e gostar do que vê é fundamental para ser feliz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.