Cuidados Para Proteger a Pele Sensível

Problemas de pele todo mundo pode ter, mas algumas pessoas estão sujeitas a sofrer um pouco mais, aquelas com um tipo de pele mais sensível. Muitas vezes, uma coceira, que pode parecer boba, é um sinal de algum tipo de alergia, que pode ter sido desencadeada por uma série de fatores, que vão de produtos a alimentação. Qualquer tipo de coceira que persista por muitos dias deve ser avaliada por um médico, neste caso, o dermatologista.

Quando falamos de pele sensível, consideramos acima de tudo, aquelas claras, que são as mais propensas a sofrer com as alergias. Basta um produto com uma substância química um pouco mais forte para iniciar a irritação ou até mesmo, produtos de beleza, como cremes depilatórios ou hidratantes.

Imagem de Amostra do You Tube

Quem tem pele sensível, em alguns tipos de irritação, pode evitar, como por exemplo, no caso de uma alergia provocada pelo creme depilatório, basta trocá-lo pelo uso da lâmina oou da cera.

O importante é que qualquer pessoa, e principalmente, aquelas com a pele sensível, faça o teste antes de aplicar qualquer produto. Até mesmo com as tinturas de cabelos, que podem provocar sérias alergias.

Como Saber se a Pele é Sensível

Não é simples identificar sozinho se a pele é sensível ou não, obviamente, um dermatologista dá o diagnóstico com total certeza, mas alguns fatores servem como indícios. Veja as principais características de uma pele sensível!

  • A pele sensível possui pouca oleosidade, é opaca, mais seca que uma pele normal.
  • A pele sensível demonstra irritação a qualquer tipo de mudança, de clima, do uso de algum produto novo, de contato com determinados tipos de objetos.
  • A pele sensível apresenta facilmente, às vezes, parecendo sem motivo, manchas, coceiras, vermelhidão e descamação.
  • A pele sensível se torna áspera e apresenta rugas com maior rapidez.

Veja os Cuidados Necessários Para Quem tem Pele Sensível

Sendo sensível, esse tipo de pele fica mais exposta a problemas, alergias, irritações e etc, por isso, é necessário dedicar a ela um tratamento especial. Para começar, qualquer cosmético deverá ser escolhido em consideração ao tipo, para pele sensível. Eles são elaborados para agredir menos essa tipologia de pele. Além disso, o sabonete deverá ser especial ou pelo menos, neutro. Outro detalhe importante é nunca esfregar a pele nem na hora de lavá-la e nem quando está secando.

Segundo os dermatologistas, as pessoas com esse tipo de pele devem evitar o uso de esfoliantes pela manhã ou se usá-los, que seja em pouca quantidade, sem álcool e suave. Enquanto, os hidratantes, os melhores, são aqueles à base de chá verde ou branco.

O filtro solar, que não pode faltar nunca, também deve ser especial, assim como as maquiagens, de preferência, aquelas do tipo mineral, dificilmente irritam a pele.

Para a limpeza noturna é aconselhável usar fluido de limpeza ou uma loção, mas nunca, o adstringente, que facilmente pode causar alergia a quem tem pele sensível. Outro produto indicado pelos dermatologistas é o hidratante à base d’água.

Para os produtos de beleza em geral, principalmente as maquiagens, evitar qualquer um deles que seja resistente à água. O grande problema dessa linha é que somente produtos específicos podem ser usados para removê-los completamente, tais que são fortes e retiram também a oleosidade natural da pele. Uma pessoa com pele sensível já tem pouca oleosidade, por isso é necessário evitá-los. Falando em oleosidade, a água muito quente também deverá ser abolida, pois também rouba o óleo natural da pele.

Descobrindo a Diferença entre Pele Sensível e Seca

Enquanto a pele seca é consequência do mal funcionamento das glândulas sebáceas, que geram a não lubrificação suficiente, gerando o desequilíbrio do manto hidrolipídico (camada superficial da pele), a pele sensível sofre um outro tipo de problema. Isto é, cada vez que a superfície entra em contato com um produto com substâncias mais forte, se transforma em uma irritação, que muitas vezes chega a virar uma alergia.

A pele seca também pode ser sensível.

Porque a Pele Sensível Apresenta Vermelhidão?

A vermelhidão na pele não tem a ver com o tipo que ela é, mas sim, indica que apresenta uma certa sensibilidade. Também pode se tratar de uma doença com o nome de rosácea.

Quando a pele apresenta a tonalidade vermelha, uma das coisas que podem serem feitas é usar água termal e suspender qualquer tipo de creme que contenha ácido, assim como, evitar a água quente. Se mesmo depois desses cuidados, a vermelhidão não desaparecer é o caso de procurar um dermatologista.

Cuidados Com a Pele Sensível no Verão

Se diariamente, para evitar problemas com a pele sensível, o primeiro passo é sempre fazer o teste de irritação e procurar comprar somente produtos feitos para quem tem esse tipo de problema, no verão, outros cuidados devem ser tomados.

Lembrando que para se ter certeza que um produto não provoca nenhuma reação alérgica na sua pele é necessário aplicá-lo atrás da orelha e deixar agir por pelo menos 1 ou 2 horas. Passado 3 dias, o teste deve ser feito novamente, mas dessa vez na parte interna do braço. Se em ambos os casos, a pele não mostrou nenhum tipo de irritação, o produto poderá ser usado sem problema.

Falando no verão, a primeira recomendação e a mais importante, serve para quem tem qualquer tipo de pele, o uso do filtro solar. O que muda neste caso, para quem tem pele sensível, é a escolha por um produto que use filtros antialérgicos e tenham água termal na composição. Caso, a pele seja seca e sensível, é bom que o filtro tenha um pouco de hidratante. Já naquela oleosa, deverá ser um protetor solar sem óleo.

Além da proteção solar é necessário respeitar os horários de exposição ao sol, assim como, proteger a cabeça com chapéu, usar óculos de sol. Para uma pessoa que tem a pele sensível, ficar muito tempo sob o sol pode representar uma alergia.

Depois de tomar sol, e isso serve para todos os tipos de pele, é necessário aplicar um creme hidratante, sempre respeitando o tipo de pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>