Cuidados com Pés Rachados: Dicas e Tratamentos

Algumas pessoas sofrem de um probleminha que afeta diretamente o visual os pés. São as rachaduras, nada agradáveis e que afetam diretamente a saúde e o visual dos pés. As mulheres são quem mais sofrem com o problema, pois os pés rachados ficam bem transparentes no visual com qualquer sandália ou sapatos mais abertos. Contudo, os homens podem apresentar também e não é bonito ver pés masculinos com rachaduras com sandálias, não é mesmo?

Pés Saudáveis

Pés Saudáveis

Por Que os Pés Racham?

Ossos, ligamentos e músculos dos pés são todos interligados por tecidos conjuntivos, vasos, nervos e tudo isso é revestido por pele. A pele do pé, assim como de todo o corpo, possui diversas funções como proteção, regular a temperatura do corpo e agir como primeira defesa para não atingir os órgãos internos.

A pele humana é formada por três camas: epiderme, derme e hipoderme, nesta ordem, de fora para dentro. A camada superior é a mais fina e a inferior é a mais profunda, mais extensa e que possui uma maior proteção. A nomenclatura médica usada para determinar as queimaduras se deve às camadas da pele. Quando atinge apenas a primeira dizemos ser uma queimadura de primeiro grau e assim por diante.

As rachaduras nos pés acontecem na camada mais externa da pele, a epiderme. É esta que fica em contato com o chão e em atrito com o sapato. Por mais que não percebamos, esta camada é bastante agredida por diversos fatores no dia a dia e por isso pode ficar com um aspecto nada agradável. Um dos sinais de agressão é o surgimento das rachaduras, mas podem surgir também calosidades, manchas e feridas.

Os Principais Motivos Para o Surgimento de Rachaduras

Um deles é bem conhecido das mulheres: usar sapatos com abertura no calcanhar. Esta parte do pé não fica desprotegida e por isso as rachaduras podem surgir. O mesmo pode acontecer para quem anda bastante descalço e isso vale tanto para homens como para mulheres.

Agressões químicas também podem causar as rachaduras. O uso de produtos vencidos, entrar em contato com os pés constantemente com desinfetantes e produtos de limpeza para quem possui alergia também pode ser uma causa. O próprio contato constante com produtos desinfetantes pode ser uma causa, pois os itens químicos em sua fórmula podem ser bem agressivos. É comum este tipo de problema em pessoas atuantes na área de serviços gerais.

Cuide dos Seus Pés

Cuide dos Seus Pés

Defeitos ortopédicos também podem ser uma causa. A estrutura óssea pode proporcionar o contato constante da pele no piso, causando as rachaduras. Um defeito que pode ser corrigido cirurgicamente ou com fisioterapia, mas em ambos os casos precisa de um pouco mais de cuidado.

A pele da região pode ser mais sensível e rachar com mais facilidade. É comum em pessoas idosas e acima dos 40 anos. A pele vai ficando mais fina e mais sensível com o passar dos anos e isso pode deixar a região mais sensível. É possível notar a quase ausência de rachaduras em pés de crianças, mesmo estas andando descalças por muito tempo. Logo, o problema é bem mais voltado para o público mais velho.

Os portadores de diabetes são mais propensos a ter rachaduras nos pés. Neste grupo de pessoas a desidratação é comum e problemas podem surgir não apenas nos pés, como em outras partes do corpo. Pessoas comuns, sem a diabetes, que não costumam beber água de forma adequada também podem sofrer com o problema.

Como Evitar Rachaduras nos Pés

Beber água sempre é a melhor pedida – Hidratar o corpo traz diversos benefícios para a saúde. O recomendado por ordem médica é dois litros de água por dia, mas você pode tomar mais. Menos é que é o problema. O corpo precisa de água para se hidratar e quando esta esta em falta pode causar problemas não apenas na pele mas no funcionamento dos órgãos também. Um dos mais conhecidos é o surgimento de pedras nos rins.

A falta de água no organismo deixa a pele com quebras e ressecada em todo o corpo. Você pode não sentir falta agora, mas o problema irá surgir muito em breve. O melhor é cuidar preventivamente e não quando as rachaduras surgirem. Beba bastante água, tanto nos dias frios como nos dias quentes.

Use bons produtos para hidratar a região – Existem ótimos hidratantes para ajudar nesta região do corpo. Você pode usar hidratantes a base de água e outros com maior poder de proteger o local. Os produtos noturnos são ótimos porque vão agir por um longo período. Se você costuma dormir oito horas por dia, são oito horas de um proteção e ajudando a renovar sua pele.

Usar hidratante todos os dias sempre é bacana para manter a pele mais limpa e renovada. O cuidado deve ser constante, mas com pequenos mimos como uma massagem antes de aplicar o produto. Isso ajuda a abrir os póros e assim o hidratante penetrar com mais facilidade na pele. É uma ótima dica para quem possui a pele extra e extra seca.

http://www.youtube.com/watch?v=xv6gei3nfVs

Cuidados ao lixar os pés – Todo homem e toda mulher que encontra os primeiros sinais de rachaduras nos pés costuma partir para o lixamento. É simples, de fato remove as rachaduras mas lembre que você está removendo a camada protetora da pele. Logo, todo cuidado é pouco com este ato. Tente manter o mínimo de proteção na região. Diminua um pouco o período entre um lixamento e outro e não rale muito, deixe a pele ainda grossa. Faça o suficiente para retirar a pele rachada. Mais que isso você estará deixando a pele do pé sem proteção, muito fina, e pode trazer mais rachaduras em breve.

Evite andar em terrenos arenosos descalço – Para se proteger seu pé vai tentar criar uma camada mais grossa na pele, e é ai que chegam as rachaduras. Para evitar os problema uma boa pedida é sempre sapatos. E sapatos com meias, pois sem elas o mesmo problema pode surgir.

Para as mulheres, exite usar calçados com o calcanhar aberto. Se for necessário, use um bom hidratante antes e depois e lixe a região para evitar a desagradável presença de rachaduras nos pés aparecendo no seu visual.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.