O Que É a Vinoterapia?
Já foi comprovado os benefícios que o vinho traz a saúde e agora está sendo comprovado os seus benefícios em tratamentos de beleza. Para a saúde, o vinho serve para a ajudar a combater as doenças cardíacas, auxilia na prevenção de alguns tipos de canceres, melhora o humor e a disposição, auxilia também nas funções neurológicas e os médicos afirmam que ele faz com que a pessoa tenha uma expectativa de vida mais longa. Em meio a tantos benefícios que ele traz a saúde, não é de se espantar que ele ajude também na beleza da pele das pessoas, não é mesmo? No meio estético é possível aproveitar da vitamina A, vitamina C e a vitamina E, que agem diretamente na elasticidade da pele e ajudando no envelhecimento e, também é considerado um antioxidante.
Na vinoterapia o tratamento todo é feito por meio de cremes de géis, de máscaras faciais e corporais, os sabonetes na hora do banho também não pode faltar, juntamente com o tratamento capilar feito por meio dos shampoos e condicionadores. E nas bases desses produtos é possível encontrar que o que o principal composto de cada um é o vinho ou a uva. A principal função desses tratamentos à base de vinho é favorecer um efeito relaxante, antioxidante, nutritivo, clareador, tonifica e revitaliza as células da pele ou cabelos para que melhore os aspectos deles. Mas esse procedimento com vinho não é novidade no mercado dos cosméticos, desde a antiguidade as pessoas, principalmente as mulheres que sempre foram vaidosas, usavam a uva e o vinho em mascaras para que o envelhecimento fosse tardio. A partir daí que que foram testados e usados em cosméticos a poupa da uva e o vinho.
O Início Da Vinoterapia
Teve início as pesquisas para o uso da uva e do vinho por volta dos anos de mil novecentos e noventa na França, onde é conhecido como um dos locais onde se mais estuda a uva e o vinho. Fizeram diversos testes até chegarem à conclusão que as terapias onde as uvas e os vinhos estavam presentes, melhoravam a pele e as nutria intensamente. E hoje em dia, são feitos até banhos onde estão presentes os sabonetes a base de uva para reduzir e evitar o aparecimento de celulites (espécie de “furinhos” na pele devido a gorduras e água que soa visíveis na pele, onde ocorre geralmente na nádega e nas coxas). E também na hidratação geral da pele.
Como Funciona O Método Terapêutico
Geralmente, são encontrados no mercado os produtos para cabelos e para a pele, são muitas as marcas de cosméticos que disponibilizam esse componente em suas formulas. Mas antes de qualquer tratamento capilar e na derme, devemos higienizá-los corretamente. Devemos fazer o uso de demaquilantes, caso a pele esteja coberta por algum tipo de maquiagem e também lavar os cabelos normalmente, com os produtos já a base de uva ou vinho. Devemos usar os sais de banho primeiramente, juntamente com os sabonetes, em seguida, após a pele já seca, aplicamos a máscara a base de uva de vinho. Após retirar a máscara, fazer o uso dos cremes corporais, cremes para pês e pernas e para as mãos. E assim por diante, cada produto tem a sua função e o passo a passo é descrito na embalagem, principalmente quando são comprados kits.
Indicações À Vinoterapia
É indicado para todos os tipos de pele e para todos os tipos de cabelo no geral. Uma das principais causas desse procedimento ser viável a qualquer tipo de pele e cabelo é que os competentes compostos nos produtos não contem óleo, onde não os prejudicam. São feitos sequencialmente os tratamentos para as pessoas que necessitam que apliquem todos os produtos e que tenham todas as necessidades, mas para as pessoas que necessitam apenas nas mãos ou nos cabelos, ou até mesmo só na pele, podem ser feitos separadamente sem problema algum e sem nenhum dano ao tratamento. Na pele são extremamente indicadas caso a pele seja constantemente exposta as luzes solares, que danificam profundamente a pele quando expostas a tempos longos. Quem faz uso de maquiagens diariamente também podem usufruir dos tratamentos, assim como os que tem vícios, como o tabaco. Mas também para os cuidadosos que sempre mantem a pele hidratada e limpa.
As aplicações capilares são feitas com shampoos e condicionadores, mas também é indicado o uso de creme após lavagem. Podem ser feitos também o uso em barbas, onde no mercado oferece uma linha de cremes para barbas que ajudam os fios a ter toda a hidratação das uvas. Os cremes de hidratação são indicados para os banhos de creme onde é indispensável o uso de uma touca quente para que se obtenha o resultado desejado (caso não tenha a touca térmica, pode fazer o uso de toalhas quentes enroladas nas madeixas). Após quinze dias já pode ser visto o começo do efeito das uvas.
Na pele o tratamento é mais extenso, onde pode se achar no mercado inúmeros cremes que servem para as mãos, para as pernas, para os pés, para a face e para o calcanhar. Os usos dos sabonetes também são feitos no banho, se tiver banheira, pode se iniciar o tratamento para a pele antigo, que hoje é mais indicado fazer nas hidromassagens, onde os sais de banhos são colocados na água junto com os sabonetes e faça o banho de meia hora em água morna. Pode se também fazer o uso de toalhas encharcadas de vinho quente, aplicando-as no corpo em forma de faixa e deixando agir por cerca de vinte minutos. Em dias é possível notar o resultado. Sendo assim, acaba com as peles mortas, o que ajuda muito no rejuvenescimento e também a a clarear a pele.
Os procedimentos, assim como são indicados para qualquer tipo de cabelo e pele, também é indicado para ambos os sexos, uma vez que, não é somente o sexo feminino que tem suas preocupações com a fisionomia, saúde e auto estima. É indicado também que é permitido fazer esses tipos de procedimentos assim que perceber que esta precisando, mas que seja maior de dezoito anos.