O Que São Varizes?
As veias dilatadas, alongadas e com um aspecto tortuoso são chamadas de varizes ou veias varicosas. O problema causado pelas varizes não diz respeito somente a questão estética, mas também a saúde e bem estar de quem sofre com a má circulação. As varizes além de serem negativas para a autoestima também podem causar dor, sensação de cansaço e peso nas pernas.
Apesar de grande parte dos casos se varizes se restringir as pernas essas veias dilatadas podem aparecer em outras partes do corpo. Para entender o que são as varizes é necessário saber que as veias são vasos sanguíneos que levam o sangue dos tecidos do corpo para o coração.
As veias têm válvulas que atuam ajudando o sangue a fluir para chegar a direção do coração. Se essas válvulas não funcionam da forma como deveriam o sangue acaba voltando e formando poças nas veias. Devido a isso as veias incham e acabam formando as varizes.
Em alguns casos as varizes demandam tratamento médico para remediar a dor, coágulos sanguíneos, problemas de pele entre outras complicações. Grande parte das pessoas que fazem tratamento para corrigir varizes o fazem por razões estéticas que também são muito válidas. Conheça um pouco mais sobre esses tratamentos.
Tratamentos Estéticos Para Corrigir Varizes
Somente após detectar algum tipo de degeneração das veias é que se deve consultar um médico que seja especialista nesse tipo de problema. O tratamento das varizes deve ser feito de forma adequada ao seu tipo de complicação.
Esclerose
O tratamento estético conhecido como Esclerose é mais indicado para as varizes de pequeno porte, ou seja, que não são palpáveis e que ainda não produzem os nódulos que são chamados de vasinhos. O problema é resolvido com o uso de uma agulha bem pequena que é injetada dentro da veia. O objetivo é tratar o problema com uma mistura de medicamento e anestésico local.
Essa mistura atua inflamando as paredes do pequeno vaso sanguíneo que estava obstruído de forma que ajuda na passagem do sangue para que elas não fiquem mais visíveis. É possível perceber bons resultados já na primeira sessão, porém, a maior parte das áreas precisarão de 4 a 5 aplicações para que os resultados sejam realmente efetivos.
Depois de fazer o tratamento é importante que o paciente repouse por algumas semanas e não tome sol.
Crioesclerosis
O tratamento conhecido como Crioesclerosis é feito a partir de um dispositivo que tem dois compartimentos. Num dos compartimentos é colocada uma seringa com esclerosante especial e no outro fica contido o frio que é utilizado para que o esclerosante atinja e permaneça na temperatura de -40°C durante o período da sessão.
O objetivo desse tratamento é que as paredes do vaso comprometido se unam de forma que eliminem a circulação que está emperrada. A área comprometida voltará a ter a circulação normal. Para que os resultados sejam efetivos e resolvam o problema são necessárias várias sessões. A quantia de sessões dependerá das veias dilatadas que o paciente possui, a gravidade da situação.
Microespuma
Uma das principais vantagens do tratamento conhecido como Microespuma é que são necessárias menos sessões para que ele faça efeito. Um tratamento que é bem eficaz e que consiste no uso de uma medicação que é chamada de Polidocanol. A medicação deve ser injetada na veia que está comprometida sob a forma farmacêutica de microespuma.
Essa forma atua deslocando o sangue tornando mais fácil tratar a veia comprometida especificamente. Após o tratamento é necessário usar uma meia de lycra de descanso e evitar tomar sol.
Laser
O tratamento feito com laser é bem menos invasivo e mais fácil de se recuperar do que um procedimento cirúrgico. Quando o caso não é grave pode ser feito como um tratamento ambulatorial e não precisa de internação. É feita uma anestesia local e os resultados obtidos são mais estéticos do que propriamente ligados a saúde.
Existem alguns tipos de laser, o de uso superficial que pode ser usado como solução para os casos de varizes que são muito pequenas e o endovascular que age cauterizando a veia que está comprometida no nível do joelho através do uso de uma agulha é guiada com a ajuda de um ultra-som Doppler.
Um cateter pequenino é usado com uma fibra de laser para que adentre a veia. O resultado é que as paredes da veia ficam confinadas e dessa forma acabam sendo fechadas. O sangue passa a circular através das veias que são saudáveis e mais profundas de forma que eliminem a causa principal do problema.
Micropuntura Cromática
Esse tratamento é realizado por meio de punções que tem como função implantar colágeno na região para que seja possível corrigir as manchas que aparecem devido as varizes.
Porque Tratar as Varizes
Obviamente o tratamento das varizes tem um forte motivador estético, porém, esse não é o único fator a ser considerado, pois trata-se antes de qualquer coisa de um problema de saúde. O tratamento das varizes deve ser feito para melhorar o aspecto estético e também de má circulação que as varizes causam.
As técnicas e procedimentos de tratamento evoluíram com o tempo, antes o tratamento básico para eliminar varizes era a safectomía. Esse tratamento consiste em extrair a veia que está comprometida, porém, isso acabava eliminando a possibilidade de tratar outros novos trajetos varicosos e inevitavelmente as varizes voltavam a aparecer.
Outro problema é que esse tipo de procedimento cirúrgico acabava deixando cicatrizes. Os especialistas ressaltam que é muito bom fazer tratamentos que ajudem a eliminar as varizes tanto pela estética como para evitar que o problema evolua. Não deixe de priorizar a beleza das suas pernas.
Como Evitar o Aparecimento de Varizes
Um dos principais agravantes para o surgimento de varizes é o sobrepeso, sendo assim é interessante que você fique em paz com a balança. A manutenção do peso ideal ajuda e muito a resolver o problema. Além disso, é possível usar meias elásticas para corrigir o começo do problema, consulte um médico para isso.
A realização de atividades físicas também é importante para manter o seu corpo saudável e as suas pernas sem varizes. Durante a gravidez é importante ter cuidado redobrado, tire suas dúvidas com seu médico.