Peeling

Em Busca da Estética Perfeita

Cada dia mais as pessoas buscam padrões de beleza mais próximos da perfeição, e a medicina estética acompanha essa evolução e oferece inúmeras técnicas modernas e tratamentos para embelezar as mulheres e também os homens, tanto para o tratamento facial quanto para o tratamento corporal, inclusive com cirurgias plásticas cada dia menos invasivas e mais eficientes. Entre os tratamentos faciais desenvolvidos pela medicina estética para a face estão a aplicação da toxina botulínica tipo A, os peelings, preenchimento e bioplastia, lifting e fio russo, entre outras. Neste artigo vamos tratar mais profundamente sobre o peeling.

O Que é o Peeling?

O peeling é o tratamento facial que promove a remoção das camadas de pele mais superficiais que são aquelas que apresentam os sinais do tempo e as agressões do meio ambiente como manchas do sol, pequenas rugas, marcas e cicatrizes, ou seja, são as camadas de pele danificadas pela ação externa ou interna. A princípio o peeling deverá retirar a primeira camada de pele que é regenerada pelo organismo, voltando a apresentar um aspecto saudável. O peeling é realizado em diversos níveis de profundidade, que variam de acordo com as condições da pele, existindo diversos níveis de peeling, além do peeling mecânico e o peeling químico. A seguir vamos saber um pouco mais sobre cada uma dessas formas.

Níveis do Peeling

O que determina é nível do peeling é a profundidade das lesões na pele do paciente, pois o princípio geral é de que o peeling deve remover todas as camadas de pele até chegar a camada lesionada, para então ser eficiente na remoção da marca. A profundidade do peeling é determinada pela escolha da substância e da técnica de aplicação, que associada a outros fatores vai determinar uma escama;cão das camadas mais superficiais da pele até as camadas mais profundas, classificando o peeling como superficial, médio e profundo. A princípio quanto mais profundo for o peeling melhores seus resultados, no entanto os riscos e os cuidados a serem tomados após também são maiores. Confira a seguir os níveis do peeling:

Peeling Superficial

São realizados normalmente com a aplicação de acido retinóico ou glicólico, que removem as lesões superficiais da epiderme através de uma leve descamação. É o método menos agressivo e a paciente não precisa de repouso, podendo retornar as atividades normais imediatamente.

Peeling Médio

Nesse caso é aplicado normalmente o ácido tricloroacético que propicia uma descamação mais intensa das camadas de pele, e a paciente necessita de um período de 7 a 14 dias para recuperação. É um tratamento mais agressivo, no entanto os resultados são satisfatórios para eliminar rugas e manchas de profundidade média.

Peeling Profundo

Os peeling profundos utilizam fenol ou laser de CO2 para remover camadas mais profundas da pele. O tratamento necessita de anestesia local, e depois das aplicações se formam crostas no local que levam até 3 semanas para caírem completamente. Este método remove marcas de expressões, rugas e manchas mais profundas, mas por serem mais agressivos necessitam de cuidados e atenção, especialmente no período posterior a aplicação, para evitar complicações, pois a pele fica muito sensível e vulnerável a qualquer agente externo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.