Decorar as unhas no estilo francesinha é fazer com que se saia do clássico, mas que permaneça com um estilo tradicional, com a vantagem de poder utilizar duas cores diferentes na mesma unha. Pintar as unhas é algo que os seres humanos fazem desde os anos 3 mil antes de Cristo, com a utilização de cores para definir classes sociais, inclusive, tanto em homens quanto em mulheres.
A rainha do Egito, a Cleópatra, por volta dos anos 30 antes de Cristo, era a única pessoa que podia utilizar as unhas na cor vermelha, sendo que as demais pessoas mergulhavam seus dedos em hena, exceto as mulheres mais pobres, que eram obrigadas a utilizar apenas tons claros de esmalte da época.
Na contemporaneidade, o uso de esmalte pelas mulheres começou a se estender a partir de aproximadamente 1925. Na realidade, as unhas francesinhas surgiram com as prostitutas francesas que pintavam suas unhas apenas na ponta, para que fosse possível esconder a sujeira que ficava por debaixo das unhas, perante seus clientes.
Foi nos anos 70 que um maquiador americano dez com que as unhas francesinhas entrassem na moda e que ganhasse o gosto de várias mulheres ao redor do mundo. Jeff Pink observou as mulheres francesas que utilizavam esse tipo de decoração na unha e voltou para os Estados Unidos da América lançando esse modelo de unhas para as atrizes que trabalhavam em Hollywood. Após isso, a moda pegou em todo o mundo e recebeu o nome de French Manicure.
Até hoje é popularmente conhecida no Brasil apenas como “francesinha” e é um estilo de unha dos mais usados nos dias de hoje. Além disso, é um modelo que proporciona a realização de diversas variantes, uma vez que não necessariamente precisa ser feito um risco branco no fim das unhas com as demais partes pintadas com um esmalte bem claro ou até mesmo com apenas uma base e um esmalte extra brilho por cima. Esse tipo de decoração permite sair do modelo clássico e apostar em diversas cores juntas e até mesmo texturas sobre as unhas.
Muitas manicures têm a praticidade e a habilidade de conseguirem fazer a pintura de maneira simétrica e regular na ponta das unhas à mão livre. Já outras pessoas menos experientes podem lançar mão de técnicas eficazes que produzem praticamente o mesmo efeito quando pintadas à mão livre ou até mesmo de moldes feitos exclusivamente para este fim, o que demonstra a importância desse modelo de unhas para a sociedade atual, uma vez que é capaz de movimentar um mercado só para ela.
Para fazer a técnica da francesinha, será necessário ter esmalte do tipo base e um esmalte branco para pintar as pontas das unhas, caso o objetivo seja fazer a francesinha clássica, além de um palito de unha, óleo secante para as unhas e adesivo próprio para fazer francesinha, caso não tenha muita habilidade para fazer o desenho nas unhas à mão livre. Após fazer as unhas normalmente, cortando, lixando e removendo as cutículas, a base deve ser passada e esperar que ela seque bem. Em seguida, no caso do uso dos adesivos, eles devem ser colados na posição em que se deseja que fique o desenho com o esmalte mais escuro.
É importante se lembrar de apertar bastante os cantos do adesivo, para que não vaze esmalte sobre eles e estrague o desenho. Em seguida, deve-se passar o esmalte escolhido para pintar as pontas das unhas, com a ajuda de um palito para limpar e apertar o adesivo nos cantos dos dedos. Quando esse esmalte estiver bem seco, o adesivo pode ser retirado cuidadosamente, evitando que ele arranque parte do esmalte ou parte da base que se encontra por baixo. Em seguida, é recomendável utilizar um extra brilho e um óleo secante para a finalização. Com um palito coberto de algodão e acetona, os cantos e as rebarbas sujas com esmalte devem ser limpas, como em qualquer outra pintura de unhas.
No caso de uma francesinha que não seja a clássica, outras cores podem ser utilizadas, sendo que ainda há a possibilidade de se usar a unha pintada com a aplicação de strass ou de glitter nas pontas, ou até mesmo pintar a unha de uma cor só e fazer o contraste da francesinha aplicando uma cobertura que dá um aspecto fosco à cor, seja na ponta, fazendo as vezes da francesinha ou ao contrário. O que vai interferir é a imaginação e a criatividade da manicure ou até mesmo da própria pessoa, uma vez que vimos o quanto é fácil e prático fazer unhas francesinha.