Ciclo da Moda

O inverno de 2010 ainda nem terminou e já podemos encontrar na internet, nas revistas e editoriais de moda e nas passarelas do Brasil e do mundo inteiro as novas tendências em roupas, calçados e acessórios para o inverno de 2011, nas linhas adulto, juvenil e infantil. A moda tem ciclos bem definidos e os agentes da moda, ou seja, os profissionais responsável pelos diversos processos da construção da moda, precisam ser cada vez mais ágeis para garantir a sustentabilidade desse segmento.

A indústria da moda atual é feita por profissionais altamente capacitados e qualificados que permite que a cada início de estação as roupas vistas nas passarelas internacionais estejam nas vitrines das lojas de todo o país, desde os grandes centros até as mais longínquas cidades do interior. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre esse fascinante mundo da moda e seu funcionamento.

Indústria da Moda

A indústria da moda produz bens de consumo de primeira ordem para a maioria das família, produz roupas, calçados e acessórios. Até algum tempo atrás a moda era só par uma minoria, para a elite, hoje a moda se popularizou, é mais democrática, e assim existe uma maior exigência por qualidade e criatividade. A indústria da moda tem muitos segmentos, contempla uma gama de setores que são imprescindíveis, como peças de uma grande engrenagem.

São empresas de pesquisa de tendências, indústrias têxteis, designers e estilistas, produtores, editores e promotores de moda, eventos, imprensa, revistas, modelos, fotógrafos, agencias, fabricas de roupas, distribuidores e varejistas. Todos esses segmentos tem uma função fundamental na indústria da moda, qual seja na etapa de desenvolvimento e apresentação das novas tendencias, na produção e divulgação das peças, e na distribuição e venda.

O Ciclo

A moda é pela sua natureza sazonal e temporal, tem um tempo de vida pré-determinado, que normalmente é bastante curto. O ciclo da moda começa pelas pesquisas das tendências, pela criação, produção, lançamento, marketing e divulgação, produção em grande escala, distribuição e venda.

No entanto este ciclo é muito curto, pois em poucos meses chega nova estação e novas coleções são lançadas no mercado, e nesse lapso de tempo, todo o ciclo deve ter se repetido, e as roupas que estão nas prateleiras das lojas devem ser rapidamente substituídas, mudam as tendências, os estilos, as cores.

Profissionalização

Para conseguir acompanhar as tendências do mercado e os ciclos da moda com a agilidade necessária, o mercado da moda está exigindo cada vez mais profissionais qualificados. Trabalhar com moda atualmente exige capacitação, empreendedorismo, agilidade, capacidade de se adaptar rapidamente a novas mudanças.

Estamos no inverno de 2010, as coleções da primavera/verão já devem estão sendo produzidas, e as indústrias já preparam seus estoques de tecidos e materiais para produzirem as coleções do inverno de 2011, que devem ser produzidas no próximo verão. Como vemos, o ciclo da moda é rápido, anda sempre a frente do seu tempo, exigindo profissionalismo, competência, criatividade e muita agilidade para acompanhar essa demanda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Moda

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito bom Beto. Sem vocea jamais teroamis estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

    Lidia 10 de setembro de 2014 15:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.