A indústria da moda no Brasil e no mundo é um dos segmentos mais movimentados e promissores, seus conceitos evoluem rapidamente, sempre aliando o antigo e o novo, exigindo dos seus profissionais sensibilidade, muito dinamismo, ousadia e capacidade para se adaptar ao novo.
Além desses predicados, devido a acirrada concorrência desse setor, exige-se cada vez mais dos profissionais, que devem possuir conhecimentos sólidos sobre todo o processo de produção de moda, desde a criação dos tecidos e estampas, passando processo tecnológico, criação de modelos e coleções, até a gestão das empresas, ou seja, o bacharel em moda é o profissional que conhece todos os estágios compreendidos na processo de produção da moda, e estão aptos a atuar com competência nesse mercado cada dia mais disputado.
Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre o curso de bacharel em moda, suas características e o mercado de trabalho para estes profissionais.
Competências do Bacharel em Moda
Com noções sólidas de história do vestuário, sociologia, desenho, modulagem, tecnologia têxtil e marketing, o profissional define as tendências e os estilos da moda, através da criação de modelos, estampas, padrões, de roupas e de acessórios, utilizando técnicas e conhecimentos específicos.
Ele tem competência para desenhar, orientar e acompanhar a produção dos tecidos, das roupas e dos acessórios, escolhendo o material que vai ser empregado, optando por cartelas de cores e técnicas para confecção. Também está apto para criar composições gráficas para as estamparias têxteis, além de possuir noções que o habilitam a decorar interiores e vitrines de lojas.
Formação Acadêmica
O curso de Bacharelado em Moda tem duração média de 4 anos, ao longo do qual o aluno estuda sobre as tecnologias têxteis, modelagens, cultura, arte e moda, tecnologias de confecção de design e outras competências específicas ao mesmo tempo em que se prepara para atuar no mercado, estudando administração financeira, marketing, informática aplicada, desenvolvimento de produtos, etc.
Os primeiros semestres são dedicados aos fundamentos técnicos e culturais da moda e a desenvolver a criatividade nos alunos. Na sequência aprende sobre os processos industriais e comerciais da moda, no entanto, a maior parte da carga horária do curso os alunos passam em voltas com desenhos, criação, tecidos, linhas, fios, tesouras e agulhas, exercitando o potencial criativo e a confecção dos modelos.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o bacharel em moda é muito bom, especialmente nos grandes centros e nas regiões onde existem pólos da indústria têxtil e de confecções. O profissional pode trabalhar em tecelagens, confecções, fiações, malharias, magazines, como figurinista para televisão, cinema e teatro, abrindo um ateliê próprio, e em inúmeras outras atividades. No Brasil a indústria da moda está em expansão, passando por uma excelente fase, o que garante boas oportunidades para os profissionais da moda.